Boston Terrier: Conselhos, cuidados e características

Nome: Boston Terrier
Origem: Inglaterra
Esperança média de vida: 11-13 anos
Pelo: Curto
Peso: Até 11 kg
Temperamento: Carinhoso, brincalhão
Necessidades: Escovagem regular, corte de unhas
Aptidão:  Aptidões: Guardião, famílias com crianças e outros animais de estimação

Origem do Boston Terrier

A popularidade das competições sangrentas na Inglaterra do século XIX levou a que cruzassem um Bulldog Inglês e um já extinto Terrier branco inglês, para assim conseguirem uma raça forte que serviu para as brigas de cães, além dos concursos de caça de ratos. 

O primeiro exemplar desta raça foi vendido a um americano que o levou até Boston. A partir de então a criação seletiva desta raça o transformou num cão de companhia menor e doce. 

Foi reconhecida como raça de cão pelo Boston Terrier Club of America em 1891 e pelo American Kennel Club dois anos depois. De facto, a sua popularidade foi tal que esta raça foi o animal de estimação oficial da Universidade de Boston durante quase 100 anos.

Tipos de Boston Terrier

Note-se que dependendo da criação, existe a possibilidade de surgir uma variante desta raça de cão como é o caso do Boston Terrier Mini, que possui um tamanho mais reduzido que o original.

E apesar do pelo desta raça se caracterizar por ser curto, liso e brilhante, este também pode ter diferentes cores, tonalidades e padrões. 

Cores

Entre as cores mais destacadas que pode ter o seu pelo estão o preto com manchas brancas ou com um tom avermelhado. Além do Boston Terrier preto, também se pode encontrar o Boston Terrier marrom e o Boston Terrier Blue ou de tom azulado.

Carácter do Boston Terrier e comportamento

Se esta raça se destaca por algo, é pelo seu carácter afetuoso, o qual compartilha com toda a família, especialmente com as crianças, com quem gosta de estar no momento de brincar.

No que diz respeito à brincadeira, esta raça é um mestre, tendo em conta que o seu nível de energia faz com que esteja sempre pronto para a ação. Agora, uma vez satisfeito, é um cão que sabe manter-se tranquilo. 

Conselhos de treino e educação 

De igual modo que acontece com as crianças, o Boston Terrier costuma dar-se bem com outros cães, sobretudo se foi educado corretamente. 

Este processo de treino é importante para evitar diferentes tipos de comportamento, como que fique demasiado apegado ao seu dono ou não tolere as suas ausências temporais em casa. Cabe mencionar também que é um cão teimoso. 

Contudo, algo que joga a favor desta raça é que é atenta e que se adapta com relativa facilidade a ambientes de mudança, pelo que é capaz de absorver rapidamente as ordens.

O cachorro de Boston Terrier

O Boston Terrier cachorro destaca-se pelo carácter alegre e amigável, atitude que lhe permite interagir com crianças, pessoas mais velhas e também com outros animais de estimação, apesar de ser fundamental que socialize precocemente para evitar qualquer tipo de incidente. 

É importante que esta raça de cão tenha uma rotina de exercício físico para se manter em forma, além de equilibrado. 

Como alimentar um Boston Terrier de acordo com a sua idade? 

Todos sabem que as necessidades nutricionais de um cão variam em função da etapa vital em que se encontram e passa-se o mesmo com a raça Boston Terrier.

Cachorro

O Boston Terrier cachorro deverá seguir uma dieta formulada a partir dos principais nutrientes para garantir que cresce e se desenvolve corretamente. Para isso, uma ração para cachorros é a opção ideal. 

Adulto

Por sua vez, o Boston Terrier adulto terá que ser alimento através de uma ração ou comida húmida rica em ingredientes, como os mirtilos ou a abóbora, que sejam bons para a visão. A razão é que esta raça de cão é propensa a sofrer de afeções oculares. 

Sénior

Por último, mas não menos importante, será recomendável que o Boston Terrier sénior disponha de um alimento equilibrado que se adapte ao seu nível de energia e atividade física. Desta forma, manterá cuidadas as suas articulações contra o sedentarismo que possivelmente vai experimentado com o avançar da idade. 

loading

Saúde da raça Boston Terrier

Esta raça de cão é suscetível de contrair diferentes infeções às quais se deve prestar atenção. 

Patologias de saúde típicas do Boston Terrier

Em primeiro lugar, se o seu rosto está extremamente esmagado poderá ter dificuldade para respirar

De igual modo, a forma dos seus olhos faz com que seja propenso à vermelhidão e à irritação, além de cataratas, úlceras corneais e glaucoma.  

Outra patologia comum é a luxação da rótula e em qualquer um dos casos é imprescindível recorrer a um veterinário para conseguir um tratamento eficaz. 

Cuidados

A raça Boston Terrier não exige grandes cuidados, apenas basta dar atenção à manutenção do seu pelo e das suas unhas. 

Pelo

Uma escovagem semanal ajudará a eliminar o pelo solto, além de promover o crescimento do pelo novo e distribuir os óleos da pele por todo o pelo de modo a mantê-lo saudável. 

loading

Outros 

Um detalhe a dar atenção é o corte das suas unhas, algo que deve ser feito com regularidade tendo em conta que se crescerem demasiado pode causar-lhes dor, além de problemas no momento de andar. 

Adoção de um Boston Terrier

Se procura um cão carinhoso e brincalhão que possa ser treinado, que conviva tanto com crianças como com outros animais de estimação e se adapte facilmente às mudanças de ambientes, então precisa de adotar um Boston Terrier. 

Por isso, se está a pensar adotar um, recomendamos-lhe visitar protetoras de animais onde poderá procurar um exemplar desta raça que espera por uma família.

Não se esqueça que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt encontrará um grande variedade de produtos para cuidar e mimar o seu Boston Terrier.
Etiquetas: