Malamute-do-Alasca: Conselhos, cuidados e características

Nome: Malamute-do-Alasca
Origem: Ártico
Esperança média de vida: 10 - 12 anos
Colores: Branco, castanho, preto, vermelho
Pelo: Comprido
Tamanho: Grande
Altura: 56-61 cm
Peso: Até 43 kg
Temperamento: Leal, nobre, sociável, dócil, carinhoso
Necessidades: Cuidar dos seus olhos, orelhas e unhas, escovar
Perfeito para: Todo o tipo de pessoas

Malamute-do-Alasca provém do ártico e está ligado aos cães de trenó.... Assemelha-se fisicamente a um lobo e, por esta razão chama a atenção quase instantaneamente. Costuma ser confundido com o Husky siberiano e caracteriza-se por ser leal, muito nobre, resistente e muito trabalhador.  

Origem do Alaskan Malamute 

Alaskan Malamute teve origem no Ártico. Entre os seus ancestrais encontram-se o lobo-do-ártico. 

Normalmente eram usados para levar os trenós. Desta forma, colaboravam nas atividades de caça. Tendo em conta que com o passar do tempo, os meios de transporte foram alterando, estes cães foram cada vez menos usados para este tipo de atividades.  Contudo, hoje em dia, as pessoas continuam apaixonadas por esta raça em imensos países do mundo. 

Carácter do Malamute-do-alaska 

Malamute-do-alaska é um cão que se caracteriza por ser sociável, dócil e carinhoso, não apenas com os seus donos, mas também com desconhecidos. 

Para se comportar de forma correta requer disciplina, por isso precisa de uma pessoa responsável que saiba educá-lo.  

É muito inteligente, cauteloso e tranquilo. Adora brincar e proteger os pequenos da casa. Com o treino adequado costuma ser um cão muito equilibrado.  

Saúde e cuidados 

raça Malamute-do-Alasca precisa fazer exercício de modo contínuo. Não precisa de ser extremo, mas sim moderado.  

loading

No caso de viver num clima quente, é importante ter cuidado com as insolações.  

Um apartamento pequeno é ideal para este tipo de cães. O mais recomendável para eles é um pátio ou um jardim.  Deste modo, tem a possibilidade de libertar energia de maneira constante. Evidentemente, não é para o isolar, mas para que sinta que pode mover-se de modo confortável, sem se sentir confinado em qualquer momento.  

De igual modo, é importante cuidar tanto das suas orelhas, como das suas unhas e dos seus olhos, assim como faríamos com outro tipo de raças. 

Alimentação de um Malamute-do-Alasca de acordo com a sua idade 

Não podemos alimentar um Malamute-do-Alasca cachorro da mesma forma que alimentamos um Malamute-do-Alasca adulto. Há que ter em conta vários fatores para o fazer de modo adequado em cada caso.  

Malamute-do-Alasca cachorro 

Pelas oito semanas de idade, um Malamute-do-Alasca cachorro fica sem leite materno. A partir daí necessita de três a quatro refeições diárias se o animal tiver entre dois e 6 meses de idade. Uma ração especial para a sua idade será perfeita.  

Quando tiver mais de seis meses e menos de um ano, as refeições irão ser reduzidas a duas por dia, tendo sempre em conta a sua atividade e tolerância do estômago. 

loading

Malamute-do-Alasca adulto 

Se escolher uma ração de qualidade, o Malamute-do-Alasca adulto não irá mais precisar deste alimento para se sentir saudável e enérgico. No caso de preferir dar-lhe comida caseira, recorde-se que um terço das quantidades ingeridas devem ser de carne, outro terço de vegetais e outro terço de arroz. 

Uma boa alternativa é dar-lhe uma ração rica em proteínas, vitaminas e minerais, que além de o nutrir como é suposto, dar-lhe-á a quantidade de energia que precisa no seu dia-a-dia. E por outro lado, um alimento que ajude a manter saudável a sua pele e pelo seria adequado para esta raça de cão que utiliza o seu manto para se resguardar das dificuldades climáticas.  

loading

Tipos de Malamute-do-Alasca

As cores do Malamute-do-Alasca vão desde o branco até o preto, passando também pelo vermelho e pelo castanho.  

Malamute-do-Alasca branco 

Mesmo que não nasçam completamente brancos, os Malamute-do-Alasca desta cor vão clareando à medida que passa o tempo. 

Malamute-do-Alasca castanho 

Neste caso, o Malamute-do-Alasca tem um tom castanho naquelas partes do pelo que são mais coloridas. Não se trata da imagem mais comum desta raça, por isso chama a atenção pelo seu aspeto.  

Malamute-do-Alasca preto

Estes cães costumam ter na sua base uma faixa branca. Além do mais, têm uma máscara bem definida com umas sobrancelhas brancas. O resto do pelo é de cor preta. 

Malamute-do-Alasca vermelho 

O seu corpo apresenta um tom avermelhado (exceto nas patas) na zona inferior, nos lábios, no nariz e na borda dos olhos. 

Tipo de pelo 

Malamute-do-Alasca costuma ter um pelo comprido, por vezes uns exemplares mais do que outros. Deste modo, contam com a possibilidade de se refugiarem do frio. A sua capa é muito áspera, pelo que necessita de escovagens frequentes, mas os seus banhos não devem ser tão frequentes.

Assim, dependendo do clima, o Malamute-do-Alasca pode perder mais ou menos pelo. Com uma escova é importante ir retirando todo o pelo que vai caindo com o fim de evitar os nós e o mal-estar que este pode chegar a provocar.  Uma escova suave com dentes longos seria o mais recomendável.  

loading

Malamute-do-Alasca para adoção 

Sabemos que se trata de um animal irresistível e que em bebé, é um autêntico peluche. Sem dúvida, antes de escolher uma raça com estas características é essencial analisar se é ou não capaz de cumprir com todas as necessidades que o Malamute-do-Alasca tem.

Nas lojas Kiwoko e em www.kiwoko.pt encontrará tudo o que o Malamute-do-Alasca precisa para ser feliz. Veja mais conselhos sobre esta e outras raças na nossa secção de raças de cão
Etiquetas: