Tudo o que precisa de saber sobre a raça Schnauzer


  • Nome: Schnauzer.
  • Origem: Alemanha.
  • Esperança de vida: Entre os 13-14 anos.
  • Cores: Preto, cinzento.
  • Pelo: Duro.
  • Tamanho:
    • Altura mini: Entre 30 e 36 cm.
    • Altura médio: Entre 47 e 50 cm.
    • Altura gigante: Entre 65 e 70 cm.
  • Peso:
    • Peso mini: Entre 5 e 7 kg.
    • Peso médio: Entre 15 e 20 kg. 
    • Peso gigante: Entre 35 e 47 kg.
  • Temperamento: Calmo, fiel.
  • Necessidades: Escovagem semanal, exercício físico.

Descrição geral

Os Schnauzer são uma raça de cão originária da Alemanha e muito conhecida pela sua personalidade enérgica e pelos seus "bigodes" característicos. Originalmente, eram utilizados como cães de quinta para proteger os animais e como caçadores de roedores. Com o tempo, foram seletivamente criados como cães de guarda e cães de companhia.

São conhecidos pela sua inteligência, energia e aparência única, com uma testa larga e sobrancelhas proeminentes, realçadas por orelhas retas triangulares.

Tipos de Schnauzer

Dentro da raça, existem três variedades, cada uma com as suas características próprias:

Schnauzer miniatura

Esta é a variedade mais pequena. Medem entre 30 e 36 cm e pesam entre 5 e 9 kg. Têm um pelo áspero e uma barba proeminente.

Schnauzer padrão

São os mais populares. O seu tamanho é médio, variando entre 45 e 50 centímetros, e pesa normalmente entre 15 e 20 quilos. Tal como os miniatura, o seu pelo é também áspero e tem também a barba caraterística.

Schnauzer grande

Como o nome indica, é a maior variedade, atingindo mais de 60 centímetros de comprimento e 47 quilos de peso. São frequentemente utilizados como cães de guarda e de trabalho devido ao seu tamanho e força impressionantes.

Fase de cachorro dos Schnauzer

Tal como acontece com qualquer cachorro, é importante dar ao seu Schnauzer uma boa alimentação, exercício regular e socialização nos primeiros meses de vida para garantir o seu bem-estar.

São cães enérgicos, pelo que o treino de obediência precoce é importante para estabelecer limites e evitar problemas de comportamento no futuro.

Carácter e personalidade

Como mencionado acima, os Schnauzers são conhecidos pela sua natureza energética, corajosa e leal. São cães atléticos, conhecidos pela sua inteligência e vontade de interagir com os donos. Na verdade, tendem a ser muito protetores das suas famílias, o que os torna excelentes cães de guarda.

São também brincalhões e gostam da companhia dos seus entes queridos, embora possam por vezes ser um pouco teimosos, pelo que é importante treiná-los desde tenra idade.

Não se deixe enganar pela sua aparência robusta e determinada, o Schnauzer é um cão muito afetuoso que está sempre pronto para acariciar e brincar com o seu dono.

Alimentação

A alimentação dos Schnauzers é uma parte fundamental dos seus cuidados e deve ser adaptada à fase de vida do cão, quer seja um cachorro, um adulto ou um sénior. É importante fornecer-lhe uma dieta rica em proteínas de alta qualidade, uma vez que se trata de uma raça ativa e enérgica que necessita de manter a sua massa muscular.

Além disso, certifique-se de que escolhe alimentos feitos para cães e, se tiver um cachorro schnauzer, procure alimentos concebidos para a sua fase de crescimento.

Tal como acontece com qualquer outra raça de cão, deve sempre controlar as porções para evitar a obesidade,pois os Schnauzers tendem a engordar se forem alimentados em excesso. 

Se tiver dúvidas sobre como alimentar o seu Schnauzer, contacte o seu veterinário para saber o que ele precisa e para obter recomendações sobre a quantidade e o tipo de comida para cães que lhe deve dar.

loading

Saúde geral

Embora os Schnauzers sejam geralmente uma raça saudável, é verdade que podem ter tendência a desenvolver os seguintes problemas de saúde:

  • Pancreatite: Os Schnauzers podem ser propensos a desenvolver pancreatite porque estes cães são mais sensíveis a dietas ricas em gordura, e comer alimentos ricos em gordura pode aumentar o risco de inflamação pancreática.
  • Problemas dentários: Tal como muitas outras raças de cães pequenos, o Schnauzer pode ser propenso a problemas dentários, como a acumulação de tártaro. Não se esqueça de escovar os dentes regularmente e de lhe oferecer brinquedos ou snacks para cães para manter a sua saúde dentária sob controlo.
  • Dermatite: Os Schnauzers têm um pelo áspero que requer manutenção regular, uma vez que tende a emaranhar-se e a irritar a pele se a sujidade e os detritos que apanham durante os passeios não forem removidos.

Cuidados dos Schnauzer

Aqui estão alguns dos requisitos específicos de cuidados para Schnauzers:

Cuidados com o pelo

Como mencionado acima, o pelo do Schnauzer é áspero e seco e requer cuidados regulares. A escovagem regular ajuda a remover os emaranhados e a remover a sujidade e os detritos presos no pelo. 

Além disso, é necessário cortes de pelo regulares em salões de beleza caninos, especialmente na zona do queixo e das patas, para manter a aparência caraterística. 

loading

Exercício

Os Schnauzers são cães ativos e enérgicos que necessitam de exercício diário para se manterem em forma e evitarem o tédio. Pode dar passeios regulares e passar algum tempo a brincar com o seu cão para o manter feliz e saudável.

Socialização

Lembre-se que a socialização com outros animais e pessoas é importante para todos os cães. Os Schnauzers são cães inteligentes, e pô-los em contacto com mais pessoas ajudará a evitar problemas de comportamento e a torná-los mais confiantes e amigáveis.

Perguntas mais frequentes

De quanto exercício necessita um Schnauzer por dia?

Os Schnauzers são cães ativos e precisam de, pelo menos, 30 a 60 minutos de exercício diário, que pode incluir passeios e brincadeiras.

É um bom companheiro para crianças e outros animais de estimação?

Sim, os Schnauzers podem ser companheiros perfeitos para crianças e outros animais de estimação se forem devidamente socializados desde a infância. No entanto, lembre-se de que é sempre importante supervisionar a interação.

Que ambiente é melhor para um Schnauzer, um apartamento ou uma casa com jardim?

Os Schnauzers podem adaptar-se à vida num apartamento sem qualquer problema, desde que tenham movimento e estímulos suficientes fora de casa.

Más información

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: