Schnauzer Mini: Conselhos, cuidados e características

Nome: Schnauzer Mini, Schnauzer toy, Schnauzer anão
Origem: Alemanha
Esperança média de vida: 12-15 anos
Pelo: Médio
Altura:  Macho: 30 cm / Fêmea: 57-64 cm
Peso:  5-10 kg
Temperamento: Leal e carinhoso
Necessidades: Escovagem
Aptidão: Famílias com crianças

Schnauzer mini é a versão pequena do Schnauzer tradicional. Surgiu na Alemanha na segunda metade do século XIX e distingue-se por ter um temperamento muito alegre e por ser muito fiel e protetor com os seus donos. 

Origem do cão Schnauzer Mini 

Schnauzer mini provém da Alemanha. Acredita-se que teve origem nos campos deste país no século XIX, ao cruzar-se o Schnauzer standard com cães pequenos como os caniches. Estes animais de estimação foram pensados para serem utilizados na caça de roedores e para serem cães de companhia das famílias e dos animais do campo. 

Tipos de Schnauzer Mini 

Cor 

Pela sua cor, é possível encontrar o Schnauzer mini branco, Schnauzer mini preto, assim como o Schnauzer Mini na cor sal e pimenta. O Schnauzer branco mini deve ter umas características especiais: cor branco puro e com uma pelagem interior branca; isto ocorre da mesma forma nas espécies de cor preta.  

Por sua a vez, os que são sal e pimenta devem ter uma pelagem externa grisalha, e a pelagem interior deve ser preta e pode ter manchas na garganta, bochechas, olhos e barba de cor branca. Também deve ter dois triângulos simétricos na zona do peitoral. 

Tipo de pelo 

O Schnauzer Mini terá sempre um pelo médio-longo; não existe uma variedade de pelo curto. Contudo, os donos podem cortar o pelo do animal de estimação, tendo em conta que ao estar curto, o pelo do animal será liso. Se o deixar crescer, o pelo tende a ficar encaracolado. Costuma deixar-se o pelo longo na zona das patas, na barba e nas pálpebras, mas o pelo não deve ficar desconfortável para o animal de estimação.  

Schnauzer Mini Cachorro 

Schnauzer cachorro tem um carácter muito temperamental; é teimoso por natureza e por isso requer treino numa idade precoce. Apesar disto, o Schnauzer é um cão muito carinhoso e doce, sobretudo quando é novo. Nesta idade, os cachorros de Schnauzer Mini brincam com tudo e são muito irrequietos. Os Schnauzer são ideais para as crianças, pois dão-se muito bem com elas e podem aprender a conviver com outros animais de estimação, inclusive de uma espécie diferente. 

Carácter do Schnauzer Mini 

O Schnauzer é um cão muito inteligente e leal com os seus donos. Em determinadas ocasiões treinam-se como cães de alerta. O seu caráter é dócil e a sua personalidade muito carinhosa, apesar de serem teimosos. Requerem uma adequada educação para poderem conviver com outros animais e também com as visitas, já que são dominantes e territoriais.  

Além do mais, estes cães têm tendência a ladrar muito e ficam nervosos quando ouvem barulhos muito fortes. Isto faz com que fiquem inseguros e irrequietos, pelo que necessitam de muito carinho e paciência da parte dos seus donos.  

Como alimentar um Schnauzer Mini de acordo com a sua idade? 

Schnauzer Mini cachorro 

Desde que é um cachorro, o Schnauzer Mini requer uma alimentação muito completa. Nesta idade o cão necessita de obter os nutrientes necessários para conseguir a energia que irá consumir no seu dia-a-dia. Recorde-se que quando são cachorros, os cães costumam ser muito ativos e irrequietos. Quando é cachorro, o Schnauzer Mini deve comer entre três e quatro vezes por dia.

Schnauzer Mini adulto 

Quando é adulto, deve alimentá-lo uma ou duas vezes por dia e com uma ração especial para raças de tamanho miniatura. Se o animal de estimação estiver castrado, então deve dar-lhe uma alimentação especial para cães esterilizados. Além do mais, como esta raça é propensa ao sobrepeso, deve vigiar a sua dieta (sem snacks nem guloseimas para cães); e com isso irá evitar a do seu animal de estimação. 

Schnauzer Mini Sénior 

Ao cumprir os sete anos, o Schnauzer pode começar a comer uma ração especial para cães sénior miniatura. A ração para cães sénior é mais fácil de digerir; também pode optar pela comida húmida, no caso do animal de estimação ter problemas nos dentes.  

loading

Saúde de um cão Schnauzer Mini 

Esta raça de cães conta com uma boa saúde em geral, apesar da sua tendência para sofrer certas patologias, sobretudo associadas à pele; pode aparecer borbulhas de acne e espinhas nas zonas do corpo que guardam mais calor. Além do mais, são propensos a sofrer de pancreatite, a ter o colesterol alto e a certos problemas renais.  Por último, como muitos cães, os Schnauzer Mini podem sofrer de problemas dentais e secura nos olhos.  

Como prevenir as patologias anteriores 

Para poder prevenir as doenças comuns dos Schnauzer Mini, é indispensável que o animal de estimação receba atenção veterinária regular, assim como uma alimentação equilibrada e que se adapte às suas necessidades.  

Cuidados da raça Schnauzer Mini 

Pelo 

O pelo destes animais de estimação requer ser escovado duas vezes por semana.  Além do mais, deve ser cortado duas a quatro vezes por ano. 

Pele

Os Schnauzer Mini podem apresentar espinhas e borbulhas na pele, sobretudo nas partes do corpo que são mais quentes. Para evitar isto, o cão deverá receber uma alimentação adequada e  banhos, uma vez por semana, utilizando produtos especiais que permitam que a pele fique muito bem hidratada.  

Outros 

É importante limpar bem as orelhas do animal de estimação e cortar o pelo que costuma aparecer na zona, pois o Schnauzer mini costuma acumular cera. No que diz respeito à secura dos olhos, pode ser utilizado algum produto recomendado pelo veterinário, que ajude a que que os olhos do animal de estimação não sequem. 

loading

Adoção de um Schnauzer Mini 

Nas protetoras e associações de animais é possível encontrar exemplares de Schnauzer mini abandonados. Se está à procura de um novo animal de estimação, pode contactar alguma associação. Lembre-se que os Schnauzer Mini requerem, como todos os cães, de uns cuidados básicos, além dos específicos da raça. Se acredita que a sua personalidade encaixa consigo, não duvide mais e adote! 

Na Kiwoko poderá conseguir todos os produtos que necessita para o seu peludo ao melhor preço e da mão de especialistas que o irão aconselhar e ajudar em tudo o que precisa. Traga o seu animal de estimação à sua loja Kiwoko, iremos adorar recebê-los!  
loading
Etiquetas: