Shiba Inu: Conselhos, Cuidados e Características

Nome: Shiba Inu
Origem: Japão
Esperança média de vida: 12-15 anos
Pelo: Curto
Altura:  33-43 cm
Peso:  6-10 kg
Temperamento: Independente, brincalhão
Necessidades:  Necessidades: Dieta equilibrada, escovagem dental
Aptidão: Famílias com crianças

Origem do Shiba Inu

Esta é uma raça muito antiga de cão que é proveniente de uma zona montanhosa situada no centro do Japão do ano III A.C onde era utilizado para caçar. 

Cabe destacar que o seu nome significa “cão pequeno” e desde 1936 converteu-se numa raça de cão protegida no seu país ao ser declarada como “tesouro nacional”.

A sua raça quase desapareceu devido aos ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial em combinação com uma epidemia de cinomose que estes cães experimentaram.

Tipos de Shiba Inu

Existem diferentes variedades do Shiba Inu em função da cor que apresenta o a sua pelagem. 

Cores

Esta é a gama de cores que podem ser encontradas no manto do Shiba Inu:

  • Shiba Inu vermelho: esta é a cor mais reconhecida da sua pelagem e a qual se costuma associar a esta raça de cão.  
  • Shiba Inu preto e fogo: esta variedade do Shiba Inu é muito popular. A sua pelagem combina com as cores de preto e vermelho fogo. 
  • Shiba Inu creme: é similar ao Shiba Inu vermelho, mas a intensidade da cor vermelha é reduzida até conseguir um tom pastel. 
  • Shiba Inu sésamo: o seu pelo é uma mistura proporcional das cores branco e preto. Além do mais, podem ser encontradas variedades nas quais a cor preta ou inclusive a vermelha impera sobre a branca. 
  • Shiba Inu branco: existe esta variedade, mas a Federação Cinológica Internacional (FCI) não aceita que seja apresentada em exposições canina ou em competições de beleza. 

E além destas variedades de cor, também há que destacar a chamada “urajiro”, em que o tom branco aparece em determinadas zonas da pelagem desta raça de cão, concretamente na lateral do focinho, pescoço, peito, barriga e interior das patas e também da cauda. 

Carácter e comportamento do Shiba Inu 

O temperamento do Shiba Inu caracteriza-se por ser atento e carinhoso, mas independente. Por essa razão é importante que socialize adequadamente desde novo. Assim, poderá relacionar-se com outros cães sem experimentar nenhum tipo de inconveniência. 

Também se destaca por ser traquina e brincalhão, o que faz com que seja perfeito para conviver com crianças.  Do mesmo modo, está sempre alerta a tudo que acontece à sua volta.

E outra das suas características mais diferenciadoras é o chamado “grito Shiba”, vocalização muito aguda que produz ao estar excitado, e a sua conscienciosa rotina de higiene, já que se trata de um cão tremendamente limpo.

Conselhos de treino e educação 

O treino de um Shiba Inu passa por ter paciência já que o Shiba Inu pode ser um bocado teimoso no momento de obedecer às ordens dadas. Apesar disso, o seu marcado carácter pode ser controlado através de brinquedos e do contacto social, entre outros fatores.  

loading

O cachorro de Shiba Inu

Desde novo, o Shiba Inu destaca-se por ser apegado e protetor com o seu dono. De fato, apesar do seu caráter independente, o Shiba Inu bebé irá sempre estar disposto a brincar se a proposta for interessante. 

Por outro lado, há que recordar que esta raça de cão é inteligente, astuta e com grandes capacidades de aprendizagem. Apenas necessita de uma estimulação adequada. Apesar disso, o Shiba Inu possui um instinto explorador que pode motivá-lo a escapar e inclusive não responder à chamada do seu dono, pelo que é importante educar este aspeto desde que o cão é novinho.  

Igualmente necessita de uma rotina diária de exercício através de passeios. E outro fator a destacar é que, na medida em que vai convivendo com outros animais de estimação, o Shiba Inu não terá problema em relacionar-se tanto com gatos como com outros cães.  

loading

Como alimentar um Shiba Inu de acordo com a sua idade? 

A alimentação do Shiba Inu varia em função da etapa de vida em que se encontre.  Algo que acontece com qualquer raça de cão já que as necessidades nutricionais são diferentes do cachorro, adulto e sénior. 

Cachorro

O Shiba Inu bebé deve ser alimentado por uma ração formulada especificamente para cachorros, com a qual irá garantir que cresce e se desenvolve bem, algo que também é crucial para a saúde a longo prazo.  

Adulto

Já em adulto, o Shiba Inu deve contar com um alimento equilibrado que inclua os principais grupos de nutrientes, fator que também irá influenciar no brilho da sua pelagem. Em qualquer caso há que controlar a ingestão de calorias para retardar a sua tendência ao sobrepeso tendo em conta o seu apetite voraz.

Sénior

Durante esta etapa o Shiba Inu irá experimentar uma redução da sua atividade física, pelo que a sua necessidade de energia também irá ser alterada. Por essa razão, o aconselhável é proporcionar-lhe um alimento específico para cães sénior, que o mantenha devidamente nutrido e também no seu peso ideal.  

loading

Saúde do Shiba Inu

Apesar de ser uma raça que costuma ter uma boa saúde, o Shiba Inu pode sofrer de uma série de patologias próprias desta raça.  

Patologias de saúde típicas da raça

Além do risco de ter problemas oculares, se for um cão de criação, o Shiba Inu pode ter mau hálito pois acumula placa bacteriana e tártaro facilmente. 

Por isso, o mais recomendável é acostumá-lo desde pequeno a uma escovagem de dentes, hábito que deve ser posto em prática diariamente.  

loading

Cuidados

Os cuidados mais básicos que o Shiba Inu requer andam principalmente à volta da sua pelagem. 

Pelo

É importante recordar que o Shiba Inu é uma raça de cão extremamente limpa e que é igual aos gatos, esta raça de cão limpa-se regularmente. Apesar disso, é aconselhável escová-lo uma vez por semana , além de quando muda o pelo.

loading

Adoção de um Shiba Inu

Uma vez que descobriu uma raça de cão enérgica, carinhosa, mas independente e com um caráter marcadamente explorador, é possível que esteja a planear uma adoção. 

Antes de tomar essa decisão, tenha em conta que o Shiba Inu é um excelente animal de companhia para casas com crianças e outros animais de estimação. Contudo, requer treino e socialização que, além do mais, irá precisar de paciência. Desta forma, irá conseguir um Shiba Inu equilibrado com o qual irá desfrutar de muitas atividades.  

Por tudo isso, na Kiwoko encorajámo-lo a visitar a página web de diferentes protetoras de animais onde poderá encontrar um Shiba Inu à espera para ser adotado. 

Recorde-se que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt encontrará todos os produtos que o seu Shiba Inu necessita.
loading
Etiquetas: