Lhasa Apso: Conselhos, cuidados e características

Nome: Lhasa Apso
Origem: Tibete
Esperança média de vida: Entre 12 e 14 anos
Pelo: Pelo longo, liso e muito abundante
Peso: 4-7 quilos
Temperamento: Leal, alegre e brincalhão
Necessidades: Raça hipoalergénica. Escovado 3-4 vezes por semana
Perfeito para:  Aptidões: Famílias com crianças e outros cães

Origem do Lhasa Apso

A origem da raça Lhasa Apso vem do Tibete, e recebe o seu nome da cidade sagrada de Lhasa. Durante anos, o cão Lhasa Apso foi criado exclusivamente pela nobreza e monges em mosteiros e foi considerado como um guardião e protetor interno. Durante a dinastia Manchu, o Dalai Lama enviou esta raça de cão como um presente sagrado para o imperador da China. Como o budismo proíbe o comércio de seres vivos, o Lhasa Apso foi sempre dado como presente, mas apenas os machos, por isso a raça era controlada pelo povo do Tibete. 

Tipos de Lhasa Apso

Embora nunca haja dois cães iguais, existe apenas um tipo de cão, o Lhasa Apso, mas pode haver diferentes tipos de cores de pelo.

Cores 

Os cães Lhasa Apso podem ter as seguintes cores de pelo: branco, café, areia (amarelado), cinzento, dourado e mel. Não é raro que ocorram combinações de duas ou três cores no pelo.

Tipo de pelo

O tipo de pelo desta raça de cão é longo, liso e abundante. Além disso, os cães Lhasa Apso têm um manto interior e um manto exterior. Este último é denso e moderadamente áspero.

Carácter e comportamento do Lhasa Apso

O Lhasa Apso, devido à sua história como cão de guarda, tem um instinto natural de proteção, mas normalmente desconfia daqueles que acabou de conhecer, por isso, neste caso, recomenda-se que o cão se aproxime gradualmente do desconhecido até se habituar à sua presença. Em geral, tende a ser uma raça muito brincalhona e é ideal para famílias. Como é um cão sociável, não se recomenda que seja deixado sozinho por longos períodos de tempo.

Conselhos, treino e educação

Uma das características mais comuns desta raça de cão é a teimosia. Compreender isto pode ajudar-te a usares um tratamento como reforço positivo no teu método de aprendizagem. É um cão que tem um carácter forte e por isso é importante que aprenda a socializar desde cachorro.

Lhasa Apso cachorro

Como já mencionámos anteriormente, a socialização a partir da idade de cachorro é muito importante para conhecer não só as pessoas, mas também os diferentes animais para evitar que sofra de fobias no futuro. Além disso, é geralmente uma raça que leva mais tempo do que a média para amadurecer, por isso estes cães serão brincalhões por um período de tempo mais longo. 

Como alimentar um Lhasa Apso de acordo com a sua idade?

A alimentação de um cão Lhasa Apso dependerá da sua fase de vida, tendo sempre em conta o valor nutricional de cada alimento e a sua predisposição para sofrer de problemas renais e alergias.

Cachorro

Os cachorros Lhasa Apso podem ser desmamados aos dois meses de idade. Uma vez transcorrido este tempo, pode ser gradualmente introduzida uma ração para cachorros.

Adulto

Como esta é uma raça que não é muito ativa fisicamente, não necessita de uma ração específica. No entanto, devemos assegurar-nos de que o nosso cão Lhasa Apso não tem qualquer tipo de alergia, uma vez que é uma raça propensa a alergias. Se for este o caso, deve ser alimentado com ração hipoalergénica.

Sénior

Como é habitual com cães que atingem a fase sénior, eles estão em risco de obesidade devido à falta de mobilidade e atividade física, por isso devem comer uma ração concebida para cães seniores.

loading

Saúde da raça de cão Lhasa Apso

Como mencionado acima, os cães Lhasa Apso normalmente não têm doenças hereditárias e estão de boa saúde; no entanto, podem ser propensos a algumas doenças. Vamos ver quais são elas. 

Condições de saúde típicas do Lhasa Apso

As doenças mais comuns que a raça Lhasa Apso pode sofrer são: queratoconjuntivite seca (isto é, baixa produção de lágrimas), doenças renais como pedras nos rins e outras doenças como atopia e síndrome braquiocefálica. Também deves ficar de olho no teu cão caso ele desenvolva qualquer alergia.

Como evitar as condições acima

A prevenção destas doenças dependerá de uma série de fatores. Por exemplo, as condições que são de origem hereditária devem ser investigadas e conhecidas a partir da história médica dos pais. No entanto, a melhor prevenção é visitar o veterinário de vez em quando para fazer check-ups e para manter o calendário de vacinação atualizado.

Cuidados do Lhasa Apso

Os cuidados do Lhasa Apso não são normalmente muito exigentes, mas há algumas coisas que precisam de atenção.

Pelo

Os cuidados mais demorados são sem dúvida o pelo do Lhasa Apso. O pelo do Lhasa Apso deve ser escovado regularmente, entre três a quatro vezes por semana para remover pelos mortos e evitar a formação de nós, que é frequente nesta raça.

loading

Pele

Como mencionado acima, é importante prestares especial atenção à pele desta raça de cão, pois ela pode sofrer de Atopia, uma doença de pele que causa queda de pelo e muita comichão. 

Olhos e ouvidos

Os seus olhos são delicados e é recomendado que sejam limpos regularmente com toalhetes especiais para cães. Por outro lado, a saúde dos seus ouvidos é de importância vital, uma vez que têm orelhas flexíveis e, portanto, são mais suscetíveis a infeções dos ouvidos, pelo que precisam de ser limpos e controlados com mais frequência.

loading

Adoção de um Lhasa Apso

Se te apaixonaste por esta raça e estás a pensar em adotar, na Kiwoko serás aconselhado pelos melhores profissionais. Recomendamos que visites o site Kiwoko Adopta, onde certamente podes encontrar o Lhasa Apso que está à espera de ser adotado. 

loading
Não te esqueças de que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.com também encontrarás os produtos de que necessitas para manter o teu cão da raça Lhasa Apso saudável e bem cuidado.
Etiquetas: