Queda de pelo em gatos: todo o necessário para saber

O ritual de acicalar dos gatos é bem conhecido. Desta forma, eles mantêm-se bem tratados. No entanto, os gatos podem sofrer uma queda de pelo pouco comum que nada tem a ver com a muda de pelo na primavera, quando soltam o excesso de pelame para manter-se mais frescos no verão, e no outono, quando desenvolvem uma pelagem mais grossa para proteger-se das temperaturas mais frescas.

A perda de pelo em gatos está frequentemente associada a uma causa metabólica ou emocional. Em qualquer dos casos, é aconselhável visitar um veterinário para que o possam aconselhar sobre a melhor forma de remediar. 

Aqui estão as principais causas da queda de pelo em gatos e as diferentes soluções disponíveis para evitá-la.

Causas da queda de pelo em gatos

Se a origem é patológica, a queda de pelo em gatos tem causas diferentes.

Stress

De acordo com alguns estudos, um gato que perde demasiada pelagem pode sofrer do que os especialistas chamam alopecia psicogénica, um distúrbio comportamental em que o gato trata excessivamente certas partes do seu pelo, arranca o pelame com os dentes ou perde o pelo esfregando-se excessivamente contra certas superfícies.

A razão para esta anomalia pode ser que o gato tenha sofrido uma série de mudanças no seu ambiente, tais como a chegada de outro animal à casa, um recém-nascido ou mudança de casa, entre outros. Como o gato é sensível as mudanças na sua rotina, pode desenvolver um episódio de stress. Da mesma forma, um ambiente sem estímulos pode causar stress no felino, especialmente se for deixado sozinho em casa durante várias horas por dia. Estão disponíveis no mercado produtos anti-stress para gatos que ajudam a reduzir a ansiedade e os comportamentos agressivos gerados por uma situação stressante para os gatos.

loading

Todos estes fatores podem levar a uma depilação compulsiva, o que provoca a perda localizada do pelo ao longo do pelame do gato.

Alergias

Outra causa possível de queda de pelo em gatos é a alergia. Assim, a dermatite por hipersensibilidade felina ao pólen ou aos ácaros pode causar queda do pelame.

Dieta inadequada

Se um gato for alimentado com uma dieta que não satisfaça as suas necessidades, pode experimentar graves deficiências nutricionais a longo prazo, tais como falta de proteínas, que se manifestarão na sua pele e pelagem. 

Além disso, os gatos podem também apresentar reações adversas a certos alimentos, o que pode resultar numa série de perturbações, desde problemas gastrointestinais até à perda de pelo em gatos.

loading

Lembre-se que durante o tempo quente, como no verão, a suplementação com comida húmida é essencial, uma vez que fornecerá níveis mais elevados de fluidos, evitando assim a desidratação do seu gato.

Infecções ou parasitas

Contudo, a mordida de parasitas externas como as pulgas causa frequentemente prurido, cuja comichão motiva o gato a arranhar ou a lamber-se insistentemente numa tentativa de aliviar o desconforto. Estes atos provocam a queda localizada do pelo do gato. 

Para além desta reação física, as suas mordidas também podem transmitir várias doenças como a sarna e o verme do anel. É portanto essencial seguir o calendário de desparasitação para manter o seu gato protegido contra estas parasitas externas. Além disso, é também muito importante utilizar desparasitantes para garantir o bem-estar do seu felino.

loading

Outras doenças

Por último, mas não menos importante, a perda de pelo em gatos pode ser devida a circunstâncias específicas, como a febre ou a gravidez da fêmea. Os problemas de circulação também têm influência na perda do pelo, assim como se o gato sofrer dum desequilíbrio hormonal

No entanto, doenças que afetam a tiroide, doenças autoimunes, anemia crónica, insuficiência renal e hepática, doença inflamatória intestinal e alguns cancros podem também causar a perda de pelo dum gato.

Como prevenir a queda de pelo em gatos?

Para lidar com a queda de pelo em gatos, podem ser utilizados diferentes produtos para prevenir a queda da pelagem, tais como pipetas, que também servem como complemento ao tratamento dermatológico, bem como os suplementos prebióticos para gatos, ricos em vitaminas, e as multivitaminas para felinos, que compensam as deficiências nutricionais.

loading

Uma outra recomendação é oferecer ao seu gato óleo de salmão rico em Ómega 3 e snacks para o cuidado da pele e do pelo.

loading

Em qualquer dos casos acima, é essencial consultar um especialista, tal como os profissionais das clínicas veterinárias Kivet, que o aconselhará sobre a melhor estratégia para lidar com a queda de pelo em gatos.

É também aconselhável manter o pelo do seu gato bem cuidado escovando-o, especialmente durante o período de muda. Para tal, é também importante escolher o equipamento certo, sempre em função do tipo de pelagem do seu gato.

loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt