Como posso cuidar da higiene oral do meu gato?

Os "amantes de gatos" são conhecidos por mimar e dar todo o seu carinho aos seus queridos animais de estimação. Mas a doença dentária felina é uma ameaça frequentemente negligenciada. Se está preocupado em saber se o seu gato precisa de trabalhar mais a sua saúde oral, neste artigo vamos dizer-lhe como é importante manter os dentes do seu gato limpos. Vai ficar surpreendido!

Que problemas dentários pode ter o seu gato?

Os problemas mais comuns encontrados pelos veterinários em consulta são os problemas de higiene oral nos gatos.

A maioria dos gatos com doença dentária significativa, como infeções perigosas ou dentes doridos, continua a comer normalmente. Por isso, terá de estar muito atento a estes sintomas que o seu gato pode ter e que lhe darão uma pista sobre se o seu felino tem uma doença dentária:

  • Mau hálito.
  • Dentes amarelos, castanhos ou com descoloração.
  • Dentes soltos, dentes partidos ou dentes em posições anormais.
  • Gengivas vermelhas e inchadas.
  • Inchaço da face, boca, maxilares ou gengivas.
  • Baba ou secreção da boca.
  • Não brinca com os brinquedos com tanta frequência.
  • Dores ao comer (raro).

É importante que o seu gato seja examinado por um especialista para detetar anomalias na cavidade oral, uma vez que estas condições podem mais tarde ter um grande impacto nos outros órgãos do seu felino, incluindo o coração, o fígado e os rins.

Por estas razões, a sua despensa deve ser abastecida snacks dentários:

loading

Como evitar problemas dentários nos gatos?

Uma vez que os dentes do seu gato estarão desenvolvidos aos seis meses de idade, recomendamos uma visita ao seu veterinário para uma aplicação de flúor nessa altura. O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e esta visita também lhe permite avaliar se o seu gato tem algum dente de leite retido que possa causar problemas mais tarde na vida - alguns gatinhos até têm alguma placa bacteriana ou tártaro nesta idade! Se for esse o caso, o seu veterinário limpará o tártaro e fará um acompanhamento personalizado.

Como as doenças dentárias nos gatos podem ter poucos sinais aparentes, é melhor levar o seu gato à sua clínica veterinária para um check-up, após o qual o seu veterinário recomendará um tratamento especial baseado nas necessidades específicas do seu gato.

O que é que posso dar ao meu gato para reduzir ou prevenir a formação de tártaro?

Existem produtos especializados para combater o tártaro, por exemplo:

loading

Além disso, não se esqueça de alimentar o seu gato com a ração correta para ajudar a promover uma boa saúde oral.

loading

Finalmente, outra opção para prevenir os problemas dentários é adicionar um suplemento à água do seu animal de estimação para ajudar a limpar os dentes do seu gato sempre que ele beber.

loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt