Como escolher o melhor arranhador para o seu gato

Já alguma vez se perguntou como é importante para um gato afiar as suas unhas? Para os nossos amigos felinos, esta ação é uma necessidade essencial. Mas porque é que o arranhar é tão importante para eles?

Continue a ler para descobrir!

Motivos pelos quais um gato necessita de um arranhador

  1. É uma necessidade física: as unhas dos gatos são compostas por várias camadas que crescem, e o arranhar remove a camada em excesso. Enquanto os gatos andam, as suas unhas estão escondidas e, por esta razão, não as podem desgastar. As unhas das patas traseiras são removidas com a boca, mas precisam de ser arranhadas para remover as da frente ou que sejam cortadas por si.
  2. Para marcar território: Os gatos são animais muito territoriais e precisam de marcar a sua área. Fazem-no tanto arranhando como impregnando o seu cheiro através das glândulas interdigitais localizadas nas almofadas das suas patas.
  3. Alongamento: Para além de tudo isto, o arranhar das unhas também serve para tonificar os músculos do seu corpo através do alongamento que têm de fazer para arranhar. Esta é uma boa fórmula para os gatos, porque enquanto cuidam das unhas, estão também a ficar em forma.

É melhor facilitar esta operação se não quisermos que o nosso mobiliário seja danificado. É também importante que as suas unhas sejam regularmente cortadas, mas mesmo assim, o seu instinto vai ser continuar a arranhar se não tiverem um lugar para o fazer, por isso as vantagens de ter um arranhador é oferecer-lhes um objeto adequado para isso.

Por isso, o mais recomendável é procurar um arranhador à sua medida. Quando terminar este artigo, será um perito em arranhadores!

Que arranhador devo escolher para a minha casa?

Existem muitos tipos diferentes de arranhadores no mercado. São geralmente feitos de corda de sisal, mas estão disponíveis em muitos outros materiais e numa vasta gama de texturas: pelúcia, felpo, vime, etc.

Idealmente, o arranhador deve ter uma posição vertical, alto mas estável, com uma superfície rugosa, e deve escolhê-lo em função do espaço e das características do animal que tem em casa:

Para casas pequenas

Se não tiver muito espaço, procure um arranhador básico tipo poste. Este é o arranhador mais comum, consistindo num poste alto com uma base para o estabilizar. Com estes arranhadores, o seu gato poderá esticar-se completamente, ficando de pé nas patas traseiras.

loading

Para casas grandes e lares com mais do que um gato

Se o espaço não for um problema e quiser dar ao seu gato não só um lugar para afiar as unhas, mas também um mini parque de diversões, escolha um arranhador com acessórios. Este tipo de arranhador é também ideal para partilhar entre vários gatos.

loading

Para gatos curiosos e intrépidos

Estes arranhadores têm uma característica especial que os gatos adoram: um buraco para entrar e sair ou para se esconderem. É muito divertido para eles, por isso se o seu gato for aventureiro e explorador, ele vai adorar um arranhador com uma caverna.

loading

Para gatinhos e gatos seniores

Se o seu gato for um pouco mais velho, pode preferir um arranhador plano por uma questão de conforto. Estas tábuas de arranhar do tipo tapete são também mais adequadas para gatinhos, uma vez que as suas pequenas garras são normalmente mais macias e não exercem tanta pressão ao arranhar. Com este tipo de arranhador, as hipóteses de lesões são reduzidas.

loading

Já decidiu qual é o melhor arranhador para si? Então, tudo o que tem de fazer é
encontrar o local perfeito para o colocar, de preferência num sítio onde:

  • O gato tenha uma vida social.
  • Tenha o arranhador à disposição quando precisar dele.
  • Fique perto da zona onde gosta de passar mais tempo

Vantagens de ter um arranhador em casa

Por fim, um breve lembrete sobre os benefícios de investir num arranhador para gatos:

  • Estímulo
  • Exercício e alongamentos
  • Liberte a tensão e relaxar
  • Limar e cuidar das unhas

Na Kiwoko pode agora encontrar uma vasta gama de arranhadores:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,