Quando é, e quanto tempo dura a muda de pelo dos cães?

A muda é um desses aspetos inevitáveis com os quais tem de lidar quando tem um cão. No entanto, pode tomar algumas medidas para controlar a situação.

Por que motivo e quantas vezes se produz a muda do pelo nos cães?

A muda é um processo natural do seu cão através da qual se vê livre dos pelos mortos para dar lugar a outros novos ou para ficar mais leve quando as temperaturas sobem. Alguns cães têm ciclos de crescimento do pelo mais longos, o que faz com que pareça que não soltam pelo. Outros cães, como os collies ou os golden retrievers entre outros mais, têm grossas pelagens duplas que podem ir soltando durante todo o ano. Há outros cães que se despem da sua pelagem dupla duas vezes ao ano, em ondas massivas de bolas de pelo por toda a parte.

Em que estação mudam o pelo os cães?

Primavera é quando muitas pessoas com cães começam a notar uma grande quantidade de bolas de pelo a flutuar pela casa. Este fenómeno, como lhe dizíamos, é totalmente natural, pois o corpo do cão está a preparar-se para desfrutar dos dias mais quentes. Muitos cães estão protegidos com um grosso manto de pelo durante o Inverno, que os ajuda a isolarem o frio. Quando chega à Primavera, começam a libertar este pelo para dar lugar a uma pelagem mais fresca. O Outono é outra estação comum para a muda em massa de muitas raças. Neste caso produz-se o processo inverso, os nossos cães preparam-se para suportar melhor a descida das temperaturas.

Quanto dura a muda de pelo nos cães?

Sabemos que lidar com a queda do pelo do seu cão às vezes pode ser incómodo, em especial se for a primeira vez que assiste a uma troca completa do pelo do seu animal de estimação! Por isso, uma das perguntas mais frequentes é quanto tempo dura a muda de pelo nos cães? E a resposta não é simples. A duração da troca de pelagem varia muito de umas raças para as outras e consoante o seu cão passar muito tempo em interiores ou não. Mas na maioria dos cães a muda dá-se normalmente durante um ou dois meses e outros soltam pelo (ainda que em menor quantidade) ao longo dos doze meses do ano.

O nosso conselho é que recorra ao escova de pelo para cães para reduzir essas bolas de pelo e com um rolo removedor dos pelos para os sofás. E muita paciência! Conte-nos a sua experiência nos comentários.

loading

Por último, recomendamos a leitura dos seguintes artigos para obter mais informações sobre o cuidado do pelo do seu cão:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: