Cães de pelo encaracolado: como cuidar da sua pelagem?

Manter a pelagem dos cães bem cuidado é um dever que precisa de ser rotineiro, mas se também tivermos cães com pelo encaracolado, esta tarefa torna-se ainda mais conscienciosa.

Antes de mais, é importante lembrar que dependendo do tipo de pelo que o cão tem, deve ser usado um tipo diferente de escova. Além disso, é importante ter em conta a época de muda, em que o cão guarda mais pelo para adaptar-se às condições térmicas das diferentes estações do ano. Neste momento, o cão deve ser escovado com mais regularidade para remover o pelo morto que se acumula.

Quando soubermos qual é a escova por utilizar, devemos ter em conta o fato de que a escovagem nem sempre é agradável para o cão. As razões para isto são variadas: demasiada pressão é exercida ao escovar, e esta é associada a uma experiência negativa... Em qualquer caso, é importante habituar os cães de pelo encaracolado, sem esquecer que a escovagem não deve causar qualquer dano ao pelo ou à pele. Isto poderia ser feito escovando um pouco antes duma atividade satisfatória, tal como dar um passeio, bem como recompensando-os com um snack enquanto estão a ser escovados ou uma vez terminada a escovagem.

Raças de cães de pelo encaracolado

Algumas das raças de cães de pelo encaracolado mais representativas são o Poodle, o Bichon Havanese, o cão d´água espanhol juntamente com o seu homólogo francês, Barbet, e o cão d´água irlandês entre outros nomes pertencentes a raça de cão d´água; o Pudi, o Mudi, o Bedlington Terrier, o Kerry Blue Terrier e o Curly Coated Retriever, entre outros. Em muitos casos, é um cão de pelo encaracolado castanho, independentemente do seu tamanho.

Em ambos casos é um cão de pelo encaracolado com uma pelagem longa e ondulada, que geralmente nasce encaracolada. Além disso, cresce constantemente, pelo que necessita de cortes de pelo constantes. Por esta razão, este tipo de revestimento deve ser escovado regularmente para evitar nós, utilizando uma carda e depois um pente metálico.

Cuidados específicos para o pelo encaracolado dos cães

As características deste tipo de pelame tornam um desafio mantê-lo limpo, brilhante e, acima de tudo, sem nós. Para consegui-lo, os cães de pelo encaracolado devem ser escovados diariamente com uma escova especial para o seu tipo de pelagem. É importante prevenir a formação de nós, pois estes podem tornar-se ninhos para parasitas externos e, assim, causar vários problemas de saúde para o animal. Além disso, se o pelo não for desenrolado, pode não haver outra escolha senão cortar.

Para desembaraçar o pelo encaracolado dum cão, deve usar os dedos e depois usar um pente específico para este tipo de pelo, o que facilitará a separação da pelagem e o desembaraçamento dos nós. Depois disso, deve ser utilizada uma escova específica para remover pelos mortos de todo o corpo e, assim, retardar o aparecimento de novos emaranhados.

loading

No entanto, é aconselhável dar banho ao pequeno cão de pelo encaracolado a cada três a quatro semanas, utilizando um champô específico para este tipo de pelo. Este tipo de champô contém normalmente óleo de abacate, que nutre e repara este tipo de pelame, definindo mesmo os cachos e prevenindo o frizz.

loading

Ao lavar um cão grande de pelo encaracolado, é recomendado massajar o pelo do cão da raiz à ponta, sempre na direção em que o pelo cresce. É também aconselhável evitar fazer este processo em movimento circular ou nós vão formar-se facilmente.

Outro aspecto a considerar é que os cães de pelo encaracolado têm um pelo em constante crescimento. É portanto necessário cortá-lo frequentemente, sem raspar o pelo do animal.

Sempre bonito! Traga o seu amigo peludo aos nossos salões de beleza para tratamento de cabelo encaracolado e aparar quando for necessário. Veja como os nossos amigos peludos estão bonitos!