O que é a sarna em cães?

A sarna em cães é uma infecção na pele do animal. Trata-se de uma doença que é provocada por parasitas externos. Entre estes últimos encontram-se os ácaros, que são aracnídeos que não podem ser vistos a olho nu, já que são seres microscópicos, mas que se instalam na pele do cão com o intuito de se alimentar com os dejetos que se encontram na mesma, como o sebo ou a pele morta. O principal problema ocorre quando este processo cria graves consequências, como a sarna.

Sem dúvida, podemos afirmar que a sarna é uma doença grave. Por isso, caso não seja tratada a tempo, as consequências podem ser muito sérias para o animal afetado. De acordo com o tipo de ácaro que provoque a doença, existem diversos tipos de sarna. E da mesma forma, identificar o tipo de parasita também modifica o tipo de tratamento. Quantas menos variantes o cão tiver contraído, mais simples será. Isso sim, deve levar em consideração que apesar de ser uma doença que pode se tratar, o animal se sente muito incomodado durante todo o processo. Por isso, deve ser freada o quanto antes.

Qual é a causa de um cão com sarna? 

A causa da sarna é um ácaro que se caracteriza por ter oito patas e por ser invisível ao olho humano. Somente pode ser observado através de um microscópio. No caso do ácaro fêmea, esconde-se debaixo da pele e cria um túnel onde mais à frente são depositados os ovos. Quando estes se abrem, as larvas alcançam a camada externa da pele e, ao amadurecer, começam a se propagar por outras zonas do corpo. O facto de a sarna causar tanta coceira é pela reação da derme à composição dos ácaros. Também aos seus ovos e, por mais desagradável que soe, às suas fezes. 

Tipos de sarna em cães 

O tratamento da sarna, tal e como foi explicado nos parágrafos anteriores, depende do tipo de ácaro que a estiver provocando. Assim, chegamos à conclusão de que existem diferentes tipos de sarna. Estas são:

  • Sarna demodécica: é uma das sarnas mais comuns em cães. É conhecida normalmente como sarna vermelha e é provocada pelo ácaro Demodex Canis. Este inseto é muito comum de ser encontrado no corpo do cão. Se o sistema imunológico estiver debilitado, o parasita se reproduz em grande velocidade. Por esta razão a sarna cresce. Existem três tipos de sarna demodécica:
    • Localizada: costuma ser encontrada na cabeça e é mais comum em filhotes;
    • Generalizada: uma versão mais estendida da sarna anterior; 
    • Pododermatite demodécica: aparece nas patas e é muito difícil de tratar já que vem acompanhada de infecções.
  • Sarna sarcóptica: trata-se da sarna mais frequente de todas. É conhecida, por isso, como sarna canina. É produzida pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É a que mais coceira provoca e pode ser contagiada a humanos.
  • Outros tipos de sarna: outros tipos de sarna que são muito pouco frequentes em cães são as seguintes: cheytiella, otodécica, notoédrica e pneumonyssoides.

Sintomas na sarna em cães e sinais de alerta

Deve ser levado em consideração que os ácaros que se instalam na pele do animal não vão deixar de se multiplicar em nenhum momento. Por esta razão, o cão sofrerá com horríveis comichão enquanto a doença não for tratada e vai se coçar de maneira contínua. Isso, além de não o aliviar, provocará queda de pelo. Da mesma maneira, também serão formadas grandes feridas na pele, nas quais serão criadas outras infeções. Caso não seja tratada adequadamente, o cão pode morrer por causa da sarna.

Tratamento e cura da sarna em cães

O tratamento da sarna em cães baseia-se em acaricidas. Estes podem ser administrados via tópica, oral ou, inclusive, mediante injeções. Também podem ser empregados champôs antiácaros e loções. Por outro lado, os veterinários também costumam receitar analgésicos e anti-inflamatórios para combater a comichão com a qual o animal sofre. Ao apostar por este tipo de medicamento conseguirá que o seu cão não magoe tanto a pele.

O tratamento deve ser seguido até o final. Não importa se acredita que o seu amigo de quatro patas já está recuperado, deve ser concluído. Os ácaros são muito difíceis de eliminar e é possível que, se não acabar com eles da maneira correta, que voltem a se reproduzir em grande velocidade.

loading

Cães e sarna, o contágio a humanos é possível? 

A sarna é muito contagiosa. Normalmente, o contágio acontece por contato direto com o animal infectado. Caso o seu cão tenha sarna, deve afastá-lo imediatamente de outros cães e de qualquer outro animal até que se recupere ao todo. Alguns tipos de sarna podem ser contagiadas a humanos, concretamente a sarcóptica. Por isso, se o seu cão sofre com esta doença, terá que tratá-lo com luvas e com cuidado.

Lembre-se que a prevenção é a melhor forma de evitar que o seu cão se exponha a diferentes doenças, como é o caso da sarna. Por isso, recomendamos que siga um estrito plano de desparasitação para protegê-lo dos parasitas.

loading
Em Kiwoko.pt encontrará as melhores marcas de replentes de parasitas para cães, como Menforsan e yes!pH. Também na loja mais próxima!
Etiquetas: