Porque o meu gato arranca o pelo?

Para a maioria dos gatos, o higiene é a primeira tarefa da sua lista diária de coisas a fazer. No entanto, alguns felinos podem levar o tema da limpeza pessoal ao extremo, ao ponto de arrancarem tufos inteiros de pelo ou de se lamberem até deixarem algumas zonas calvas! Nesta publicação vamos saber porque o fazem.

Razões pelas quais o seu gato arranca o pelo

É possível que nem sequer consiga apanhar o seu felino em flagrante (pois alguns fazem-no às escondidas). No entanto, esteja atento aos seguintes sinais:

  • Tufos de pelo no chão.
  • Princípios de alopecia.
  • Ou, um aumento de bolas de pelo.

loading

Qualquer uma destas provas pode ser um sinal de alarme. Vejamos quais podem ser os motivos para o seu gato arrancar o pelo.

Prurido

O seu gato pode reagir à comichão arrancando tufos de pelo ou lambendo-se em excesso. Não obstante, identificar a causa do prurido pode ser um desafio.

  • Prurido causado de parasitas. A maior parte dos veterinários começa por realizar um exame físico que inclui a busca de parasitas externos como pulgas, carraças, ácaros ou piolhos. Nos gatos alérgicos às pulgas, a exposição à saliva mesmo que de uma só picada de pulga, pode provocar uma comichão insuportável. É relativamente comum que ao se lamberem-se ingiram pulgas e os excrementos das pulgas. Assim, mesmo se não conseguir encontrar nenhuma evidência de infestação, o seu veterinário pode recomendar-lhe algum produto para o controlo de parasitas. Se os sinais desaparecerem, é provável que os parasitas sejam os culpados.
  • Prurido causado de uma alergia. As alergias aos elementos ambientais, como os ácaros do pó, o pólen e o bolor ou, noutros casos, as alergias aos alimentos também podem provocar comichão. Questione o seu veterinário se será conveniente realizar um teste de alergias.
  • Prurido causado de uma infeção. As infeções bacterianas ou micóticas subjacentes na pele também podem causar comichão. O seu veterinário poderá realizar um estudo da pele e culturas, e tratá-las, sempre que necessário.

Dor

Alguns gatos podem lamber em demasia alguma zona porque sentem dor. Por exemplo, um gato com cistite (uma inflamação da bexiga) pode concentrar a sua higiene na barriga. Um gato com uma infeção da glândula anal pode concentrar-se excessivamente nessa área (debaixo da cauda). Ou, um gato com artroses pode lamber o pelo das áreas em volta das articulações dolorosas. E assim sucessivamente. Convém sempre é dirigir-se ao veterinário e informá-lo daquilo que observou.

Comportamento compulsivo

Com menos frequência, os gatos com uma afeção chamada alopecia psicogénica felina podem arrancar o pelo e lamber-se em excesso devido a um problema de comportamento. Com frequência, o problema é desencadeado pelo stress ou a ansiedade provocados por mudanças no ambiente do gato, por exemplo, o nascimento de um novo bebé ou até por sentir-se entediado-. É essencial criar um ambiente propício ao bem-estar dos gatos, com caixas de areia limpas e em zonas tranquilas, arranhadores estáveis e atrativos onde possam arranhar e deixar os seus odores, e zonas separadas para o descanso, a alimentação, a brincadeira e a caixa de areia.

Para estes gatos, o higiene pode ser uma maneira reconfortante de aliviar o stress. Uma vez que se tenham identificados e resolvidos os problemas médicos ou comportamentais, é de esperar que o gato passe menos tempo a limpar-se e tenha mais tempo para outro passatempo favorito dos felinos: dormir a sesta.

Já sabe que nas nossas clínicas veterinárias Kivet trataremos do seu gato com todo o mimo e carinho do mundo.