Diferentes tipos de areias para gatos

Tanto se é a primeira vez que tem um gato, como se toda a vida partilhou a casa com felinos, provavelmente ainda não sabe ao certo que tipo de areia para gatos é a melhor.

Como escolher a areia para gatos?

Pois bem, já que são vários os fatores que pesam na hora de escolher um tipo de areia, teremos de os contemplar todos antes de comprar:

Fatores importantes antes de escolher um tipo de leito para gatos

  • Número de gatos com que convive: não é o mesmo ter um só gato ou conviver com cinco, este fator terá influência na hora de escolher a areia. As areias mais convenientes neste caso são as de sílica ou as ecológicas, porque retêm melhor o odor, são as mais duradouras e absorventes.
  • Estilo de vida: o tempo que pode dedicar à manutenção da caixa de areia é fundamental para a sua escolha. Se, no seu caso, dispuser de muito tempo livre, pode escolher uma areia económica absorvente, se não, terá de escolher uma areia que lhe ofereça uma margem de tempo adequada às suas circunstâncias.
  • As características do seu lar: somado ao número de gatos e ao tempo que pode dedicar aos mesmos, o espaço também é importante. Dependendo do tamanho da sua casa, a fim de evitar odores fortes, pode destinar uma zona para a caixa de areia separada onde não incomode o odor até que a possa limpar. Se não tiver espaço para tal, terá de optar por uma areia inodora e mais duradoura.

Após ter avaliado estas três questões, pode passar à fase seguinte, que é escolher o tipo de areia para gatos que mais lhe convém com base nas suas circunstâncias.

Quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de areias para gatos?

Tendo em conta os prós e os contras de cada tipo de areia, vejamos o que nos oferece cada uma delas:

Qual é a areia para gatos mais barata?

A areia absorbente é a que encontrará com os preços mais baixos. Provavelmente conhece-a, pois é a areia mais popular e a mais utilizada. Esta areia é composta por sepiolita (um mineral poroso muito absorvente) e é a mais económica. Ao ser uma areia absorvente não aglomerante, terá de a mudar com frequência para a manter seca e limpa. Lembre-se de a inspecionar para retirar os excrementos sólidos.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ok.jpg

Vantagens da areia absorvente A maior vantagem deste tipo de areia para gatos é o seu baixo preço e que não terá dificuldade em encontrá-la.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ko.jpg

Iconvenientes da areia absorvente A desvantagem é a necessidade de a repor com muita frequência. Se não a mudarmos com regularidade, o odor será muito intenso e o seu gato não quererá fazer as necessidades dentro da caixa de areia.

Ideal para:

  • Um só gato.
  • Casas grandes onde possa ter uma zona especial para colocar a caixa de areia.
  • Casas pequenas e pessoas com tempo suficiente para trocar a areia muitas vezes.
  • Emergências e para remediar.



Qual é a areia para gatos mais fácil de limpar?

A areia aglomerante é parecida à anterior, com a vantagem acrescida de, além de absorver, ter a capacidade de, ao entrar em contacto com o líquido, formar aglomerados sólidos muito fáceis de limpar. Isto deve-se à bentonita, uma argila com um extraordinário poder de absorção. Com este tipo de areia para gatos, podemos recolher com uma pá tanto os excrementos sólidos como os líquidos.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ok.jpg

Vantagens da areia aglomerante O melhor das areias aglomerantes é que a limpeza e a remoção de resíduos é muito cómoda. Só é preciso retirar os depósitos e adicionar mais areia de novo.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ko.jpg

Inconvenientes da areia aglomerante Ao ser tão fina levanta muito pó, e pode ficar agarrada às patas do gato. Além disso, teremos de limpar a caixa de areia com consciência quando a esvaziamos, caso contrário acabará por libertar cheiros.

Ideal para:

  • Um só gato.
  • Gatos que são cuidadosos.
  • Casas grandes com espaço próprio para a caixa de areia.



Que areia para gatos é a mais duradoura?

Se o que o preocupa é o tempo, as areias absorventes sintéticas são as que duram mais. Encontra-as como areia de sílica, gel de sílica ou pérolas de sílica. Este tipo de leito para gatos tem excelentes capacidades de absorção e retém de forma rápida e eficaz o odor da urina, garantindo um ambiente higiénico e mais saudável.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ok.jpg

Vantagens da areia de sílica É inodora, não gera pó e é muito duradoura. Além disso, ao encher-se de urina, a sua cor branca passa a amarela, pelo que será mais fácil limpar a caixa de areia.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ko.jpg

Inconvenientes da areia de sílica Ao ser tão artificial, nem todos os gatos a toleram.

Ideal para:

  • Vários gatos.
  • Donos com pouco tempo.
  • Casas pequenas.



Que areia para gatos é a mais ecológica?

Se o seu gato e você forem ativistas ambientais, nenhuma das anteriores lhe servirá, a areia ecológica é a opção certa. A areia ecológica é composta por restos de serrim ou fibras de madeira recicladas de outras atividades. Funcionam tão bem como as areias aglomerantes, com a vantagem de que são mais rápidas e absorvem o odor. É mais cara do que as anteriores, mas também dura mais e, ao ser ecológica, estamos a contribuir para cuidar do planeta Terra.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ok.jpg

Vantagens da areia ecológica Com este tipo de areia, cuidamos do meio ambiente sem delegar para segundo plano a higiene do nosso gatinho. Ao ser biodegradável, pode descartá-la pelo W.C.

https://kiwoko.com/media/wysiwyg/ico-ko.jpg

Inconvenientes da areia ecológica Os gatos têm tendência a espalhá-la mais do que o normal e é preciso estar atento ao varrer em redor da caixa de areia.

Ideal para:

  • Pessoas preocupadas com o meio ambiente.
  • Vários gatos.
  • Pessoas com tempo suficiente para manter limpa a zona da caixa de areia.

Tipos de areia para gatos

O objetivo de tomar uma decisão correta com o tipo de areia não é mais que o bem-estar do seu gato. Esperamos ter-lhe facilitado um pouco mais a escolha e, se tiver alguma dúvida, pode dirigir-se a alguma das nossas lojas, a nossa equipa terá todo o prazer em atendê-lo sem compromissos. E agora, desfrute de uma longa vida felina, limpa e sem maus odores!

Etiquetas:
,