Conhece os diferentes tipos de antiparasitários que existem para gatos?

Já tem no blog informações sobre os tipos de antiparasitários que existem para cães. Mas e no caso dos gatos? O controlo dos parasitas é uma parte essencial para garantir o bem-estar do seu gato.

O cuidado de prevenção durante todo o ano é fundamental, uma vez que os parasitas não só afetam a saúde do gato como alguns, como os parasitas zoonóticos, também podem contagiar as pessoas.

Tipos de parasitas

  • Parasitas internos: são os que vivem nos órgãos do gato, como os intestinos e os pulmões. A maior parte são lombrigas e ténias que atacam o seu gato por dentro.
  • Parasitas externos: são os que se encontram no pelo e na pele do gato. Picam e chupam o sangue do felino como as pulgas e carraças e outros como os ácaros da sarna que não chupam o sangue, mas são muito incómodos.

Que tipo de antiparasitários para gatos existem?

Felizmente para si e o seu gato, existe uma variedade de produtos seguros e eficazes no mercado que são fáceis de aplicar e muitos eliminarão mais do que um tipo de parasita. A maior parte dos produtos de tratamento e prevenção de parasitas externos aplicam-se por via tópica através de:

Pipetas antiparasitárias

As pipetas antiparasitárias para gatos são um dos métodos antiparasitários mais completos, uma vez que exercem uma proteção global tanto externa como interna e duradoura. Embora se aplique em um ou dois pontos da pele do seu gato, a sua fórmula expande-se por todo o corpo e pelo através do sebo e armazena-se nas glândulas sebáceas, proporcionando várias semanas de defesa ao seu felino.

loading

Coleiras antiparasitárias

As coleiras antiparasitárias para gatos são a aplicação tópica mais conhecida. Isto deve ao facto de, além de estarem há mais anos no mercado, são resistentes e eficazes durante vários meses (dependendo do fabricante). Mantêm as pulgas e carraças afastadas do seu amigo.

loading

Sprays antiparasitários para gatos

Os sprays antiparasitários para gatos aplica-se quando o seu gato já está infestado por pulgas ou quando tem de proteger um gatinho. É uma fórmula eficaz para acabar tanto com as pulgas como com os piolhos e com as carraças. Pulverize no seu gato em estações de risco e siga as instruções da etiqueta do fabricante.

loading

Champôs ou loções

Um champô pode ser uma grande solução para manter o seu gato limpo e protegido dos parasitas. Cumpre duas funções numa só: a limpeza e a prevenção.

loading

Para proteger o seu gato dos parasitas internos, além das pipetas antiparasitárias, pode optar por:

Pastilhas antiparasitárias

As pastilhas antiparasitárias para gatos atuam contra as lombrigas e ténias intestinais. Precisará de prescrição do seu veterinário para determinar a frequência com que deve administrá-las, em função do peso do seu gato.

Se o seu gato fica muito relutante em ingerir a pastilha, pode pedir ao seu veterinário que lhe recomende alguma pasta oral que desempenhe a mesma função antiparasitária ou, como referimos acima, optar pelas pipetas que desempenham também a função de desparasitação interna, mas são um remédio muito mais prático para os gatos mais problemáticos ou agressivos.

Por tudo isto, é importante que não deixe passar ao lado o tema dos parasitas e evite que o seu gato sofra danos. Como? Muito simples: desparasitando-o e tomando todas as medidas possíveis de prevenção.

É preciso ter em conta que mesmo os gatos que vivem no interior do lar necessitam de prevenção contra os parasitas, já que há muitas maneiras através das quais estes bichinhos podem entrar em sua casa, como por exemplo, através dos insetos.

Como tal, é necessário que inspecione com regularidade a pelagem do seu gato e que o desparasite a cada 3 meses. Passe por qualquer clínica veterinária Kivet, onde uma equipa de especialistas profissionais o ajudarão a determinar o melhor tratamento para o seu gato, em função do estilo de vida e de fatores geográficos. Em muitas áreas, um plano durante todo o ano é o mais adequado para gatos de todas as idades.

Convença-se! Um plano de controlo anual para combater os parasitas externos e internos não só protege o seu gato, como também a si e aos membros da sua família. Os nossos especialistas das lojas Kiwoko poderão ajudá-lo a escolher e, além disso, tem todos disponíveis em www.kiwoko.pt Cá o esperamos!


Etiquetas: