O peixe Ancistrus

Dentro dos aquários o Ancistrus é um dos peixes que se situa no fundo dos mesmos, onde compartilha espaço com os coridoras. Isto deve-se às suas características morfológicas já que, além de ser um peixe de água doce, o Ancistrus pertence à familia Loricariidae da classe dos siluriformes. 

De seguida detalhamos-lhe as suas características principais, os tipos que existem deste peixe, a sua manutenção dentro de um aquário, o tipo de alimentação que segue e como se reproduz. 

Características

O corpo de peixe Ancistrus está coberto por placas ósseas exceto na zona do ventre. Característica que, por sua vez, o torna diferente de qualquer outro peixe. 

Por outro lado, tem uma ventosa, capaz de se aderir a distintos elementos do aquário, que utiliza para succionar o alimento.

Tipos de Ancistrus

A nomenclatura SP do Ancistrus SP faz referência a que dentro deste género existem diferentes tipos:

  • Ancistrus L144: costuma destacar-se pela sua cor amarela (Ancistrus Gold). Também existe a possibilidade de que essa mesma cor seja de um tom rosado ou mesmo esbranquiçado (Ancistrus Albino). Por sua vez, existe uma variedade chamada Ancistrus véu, reconhecida porque as suas barbatanas são longas, produzindo a aparência de véu.
  • Ancistrus Super red: esta variedade é de cor alaranjada a puxar para o vermelho. 
  • Ancistrus LDA 16: também chamada Ancistrus conhecida pelo seu característico tom avermelhado. 
  • Ancistrus Starlight L183: o seu corpo é completamente preto, salvo por umas manchas brancas. Daí que o Ancistrus preto recebe o nome de “Starlight”, luz das estrelas. 
  • Ancistrus Hoplogenys L059: esta variante possui um corpo repleto de pontos de cor branca ou azulada. Também possui uma linha do mesmo tom na borda das suas barbatanas. Por isso, costuma chamar-se Ancistrus Snow White.
  • Ancistrus Triradiatus: a sua cor pode ir de preto a castanho, passando também pela cor cinza e inclui manchas que por sua vez podem ser de tom ocre, amarelo ou branco. 
  • Ancistrus Cirrhosus: a cor desta variante pode variar de claridade e também de padrão de manchas.
  • Ancistrus Hypancistrus L046: também chamado Ancistrus pelo seu característico padrão de linhas.
  • Ancistrus Hypancistrus L333: conhecido igualmente como Ancistrus tigre pelas suas franjas que rodeiam o seu corpo. 

Diferença entre machos e fêmeas

A diferença entre um macho e uma fêmea de Ancistrus está no seu tamanho, tendo em conta que o macho alcança os 15 centímetros enquanto que a fêmea ronda os 10 centímetros. 

De igual modo, o macho também se destaca por ter barbilho ou tentáculos acima do focinho como um bigode. 

O peixe Ancistrus no aquário

O aquário onde vive o Ancistrus deve ter correntes contínuas e uma boa oxigenação, além de um tipo de filtro capaz de suportar o nível de resíduos que este peixe gera. Assim, recria-se corretamente o habitat natural deste peixe, onde também se caracteriza por ser territorial. Daí que seja benéfico que o aquário tenha bem definidas as zonas destinadas aos diferentes tipos de peixes. Assim, estes poderão colonizar uma área ou outra em função das suas necessidades. Por exemplo, o peixe Ancistrus tende a ocupar zonas sombreadas.

Outro detalhe a ter em conta é que os substratos que formam a base do aquário devem ser finos para evitar possíveis feridas, tendo em conta que este tipo de peixe se move pelo fundo do aquário. 

loading

Alimentação do Ancistrus

O Ancistrus é um peixe omnívoro. De facto, ele gosta de se alimentar da celulose da madeira que se encontra por onde passa. 

De igual forma, pode ser alimentado com pastilhas de fundo pelo que se deve ter em conta que quanto mais equilibrada e natural for a sua dieta, com frutas e vegetais, melhor estado de saúde terá. Até a sua cor será mais vistosa. 

loading

E no caso de ter crias, podem ser dados alimentos congelados e inclusive vivos para que assim tenham um conteúdo extra de proteínas, benéfico para o seu crescimento e desenvolvimento. 

Reprodução

A reprodução do peixe Ancistrus dentro do aquário é simples tendo em conta que se baseia em pôr ovos que realizam as fêmeas. Para que esta seja mais numerosa e de melhor qualidade, aconselha-se colocar o casal de Ancistrus num aquário separado que conte com madeira e um refúgio onde se sintam tranquilos.

Depois de pôr os ovos são os machos que se encarregam de cuidar das crias. E quando as crias saem do saco vitelino e, portanto, se alimentam por si sós, o macho deixa de se responsabilizar por elas. 

loading
Depois de conhecer o peixe Ancistrus, não se esqueça que nas nossas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt encontrará tudo o que este peixe necessita para se manter saudável dentro do seu aquário. 
Etiquetas: