Mordidas de gato: Consequências e tratamento

Sofrer de uma mordedidela de gato não costuma ser levada tão a sério, comparativamente a uma mordida de cão. Estas últimas costumam ter um aspeto de maior perigo, no entanto as mordidas de gato têm deixado mais pessoas hospitalizadas durante alguns dias. 

Apesar das feridas serem menores, são igualmente perigosas, independentemente se o gato está ou não vacinado, sobretudo quando se trata de um gato perdido na rua. Neste sentido, não é demais aprender a distinguir os sintomas de uma infeção devido a mordidelas de gato e conhecer os tratamentos mais adequados.  

Mordidas de gato 

Um erro comum é considerar as mordidelas de gato como algo de pouca importância, pelo simples facto de os termos bem cuidados. E é que, depois de tudo, inclusive com todas as suas vacinas e revisões médicas rotineiras, os gatos têm nas suas bocas múltiplas bactérias potencialmente perigosas para a saúde humana. 

O meu gato mordeu-me e não está vacinado 

A raiva não é uma doença exclusiva dos cães. Outros animais de estimação também podem contrair e os gatos não são uma exceção.

Neste sentido, se o seu gato o mordeu e não está vacinado, terá que ir imediatamente ao médico e expor o seu caso. Poderá precisar de uma vacina profilaxia pós exposição (PEP) contra a raiva

A raiva é uma doença mortal para os humanos, e mais vale prevenir que remediar. Em qualquer caso, isto é apenas um exemplo de muitas afeções que pode sofrer devido à mordida de um gato, independentemente se o felino foi vacinado e se tem ótimos cuidados de saúde em geral. 

Consequências da mordida de um gato 

As mordidas de gatos e as suas consequências podem variar de acordo com diversas variáveis que devem ser tidas em conta.  

O exemplo mais claro são as mordidelas de gatos sem vacina, pois trazem consigo a possibilidade de riscos mais perigosos (como uma infeção através de tétanos ou outras doenças) devido às bactérias presentes nestes animais. 

Contudo, a consequência mais comum de uma mordidela de gato é a infeção da própria ferida, que na maioria dos casos é resultado da combinação entre o descuido e a proliferação das bactérias na ferida. 

Mordida de gato infecionada

Uma mordidela de gato infecionada é potencialmente mortal se não forem aplicados os cuidados médicos necessários o mais rápido possível. De facto, é relativamente normal que este tipo de infeções requeira uma hospitalização de aproximadamente três dias, dependendo da gravidade de cada caso.  

A supervisão médica é crucial porque algumas vezes os antibióticos não fazem efeito ante as infeções devido às mordidelas de gato. De facto, existem casos que necessitam de procedimentos especializados para a extração do tecido infetado e inclusive cirurgias reconstrutivas. 

Sintomas de infeção devido às mordidelas de gato 

Dependendo do tipo de infeção que se produza, o que por sua vez depende das bactérias que o gato em questão traz com ele, os sintomas de infeção por mordidas de gato podem variar entre: 

  • Inflamação e vermelhidão em torno da zona mordida. 
  • Sensação de calor na zona em questão.  
  • Dor latejante. 
  • Mobilidade reduzida das articulações perto da zona em questão.  
  • Expulsão do pus. 
  • Dor de cabeça. 
  • Confusão, fadiga e vertigem.  
  • Febre e mal-estar geral.  

Os três últimos sintomas são os mais comuns entre os pacientes que foram infetados com raiva pelo animal. Por isso há que prestar especial atenção, e no caso de apresentar qualquer um destes sinais, ir urgentemente a um centro médico. 

Tratamento devido a mordidas de gatos 

Tratar mordidas de gatos com tratamentos caseiros nem sempre é a melhor ideia. De modo geral, as feridas resultantes das mordidas parecem muito mais inofensivas relativamente às dos cães, o que faz com que algumas pessoas não deem a importância que merecem. 

Na realidade, os dentes caninos dos gatos são mais afiados e finos, pelo que podem chegar mais fundo, até ao ponto de poderem injetar bactérias nas zonas mais adequadas para a proliferação das mesmas. Isto é, é mais difícil limpar a ferida com água, sabão e/ou álcool para desinfetar imediatamente. 

A recomendação é recorrer sempre ao médico assim que observar algum dos sintomas apresentados acima. Sobretudo quando se apresentam vários deles simultaneamente. Educar o seu gato corretamente ajudará a corrigir e evitar que o morda. 

Nas lojas Kiwoko e em www.kiwoko.pt encontrará tudo o que precisa para o seu  gato. Pode descobrir mais conselhos acerca dos cuidados a ter com o seu felino no nosso blog! 
loading
Etiquetas: