Mastim Napolitano: Conselhos, cuidados e características

Nome: Mastin Napolitano
Origem: Itália
Esperança média de vida: 8-10 anos
Pelo: Curto e duro
Peso: 60-70 kg
Temperamento: Inteligente, nobre, leal
Necessidades: Escovagem regular
Aptidão: Guardião

Origem do Mastim Napolitano.

A procedência do Mastim Napolitano se encontra nos antigos molossos utilizados pelos romanos para combaterem do seu lado. Com a expansão do Império Romano estes cães se disseminaram por toda a Europa. Desde então surgiram numerosas e diferentes raças de Mastim, como é o caso do Napolitano.

Durante séculos o Mastim Napolitano serviu como cão de guarda na hora de proteger o campo. Até que em torno de 1946 um grupo de cinófilos reconheceu esta raça de cães e decidiu fomentá-la através da cria. Desde então, outras funções começaram a ser reconhecidas, inclusive a de companhia nos lares.

Tipos de Mastim Napolitano

Dentro desta raça de cão podem ser apreciadas diferentes linhagens de sangue, a se destacar o Mastim “di Ponzano”, “del Gheno”, “di Fossombrone”, “del Vittoriale”, “del Castellaccio”, “Dello Stradone” e “Del Sole”, entre muitos outros. Todas estas linhagens de sangue foram resultado da cria que se realizou a partir de 1946.

Tipo de pelo

A sua pelagem caracteriza-se por ser curta, dura e grossa, além de ser igual em todas as partes do seu corpo.

Cores 

No que diz respeito à cor do seu manto, este pode ser cinza, preto, pardo ou castanho, avermelhado e cor de avelã.

Mastim Napolitano Gris Cachorro
Mastim Napolitano Castanho
Mastim Napolitano Preto

Caráter e comportamento do Mastim Napolitano

Apesar do seu grande tamanho, o Mastim Napolitano caracteriza-se por ser carinhoso com os membros da família, principalmente com as crianças.

Da mesma forma, é um cão relativamente tranquilo que não rejeita uma sessão de jogos, principalmente se forem estimulantes. No entanto, se mantém alerta dado o seu instinto protetor. Além disso, o cão Mastim Napolitano é capaz de se adaptar a mudanças de entornos.

loading

Conselhos, adestramento e educação

Outra característica a se destacar sobre o Mastim Napolitano é o seu potencial na hora de aprender ordens. Para isso, é importante levarem em conta que pode chegar a ser um cão teimoso e que é conveniente estabelecer limites desde que é cachorro.

Um adestramento positivo é a opção ideal para educar o Mastim Napolitano, sem esquecer que também é importante que socialize de forma correta, para evitar que use o seu instinto protetor.

O cachorro do Mastim Napolitano

O Mastim Napolitano bebê é mais ativo e brincalhão do que quando vira adulto. De facto, se fica entediado é possível que destrua algo na casa. Por isso é fundamental educá-lo adequadamente, inclusive desde pequeno.

Da mesma maneira é recomendável vigiar o que come, pois tende a ser comilão. Algo que não é estranho dada a sua corpulência e, portanto, as necessidades nutricionais e o apetite que resultam desta.

Como alimentar um Mastim Napolitano de acordo com a sua idade? 

Assim como ocorre com outras raças de cães, as necessidades nutricionais desta raça de cão são diferentes em função da etapa vital que está a atravessar.

Cachorro

O Mastim Napolitano bebê precisa de uma ração formulada para cachorros de tamanho grande ou gigante que, além de contar com os principais grupos de nutrientes, garante que o seu crescimento e posterior desenvolvimento sejam ótimos.

Adulto

Quando adulto, o cão Mastim Napolitano deve seguir uma dieta rica em proteínas e baixa em gordura com a qual também possa controlar o seu peso. Pois um excesso deste pode não só ocasionar obesidade, mas deteriorar as articulações e cartilagens.

Sénior

Por último, o Mastim Napolitano sénior precisa de uma ração ou de uma comida húmida que conte com uma proporção equilibrada de vitaminas e minerais. Além disso, é aconselhável que as suas comidas sejam mais reduzidas e frequentes para evitar os problemas estomacais.

loading

Saúde da raça de cão Mastim Napolitano

Aparentemente, o Mastim Napolitano pode gozar de um bom estado de saúde. No entanto, esta raça de cão é propensa a ter diferentes doenças. 

Patologias de saúde típicas do Mastim Napolitano

Desta maneira, o Mastim Napolitano pode sofrer diversos transtornos oculares hereditários como o entrópio, no qual a pálpebra se inverte até que as pestanas esfregam no globo ocular.

Da mesma forma, esta raça de cão tende a sofrer com displasias, como de cotovelo e quadril, uma falta de ajuste em tais articulações que reduzem a mobilidade do animal.

Com tudo, a pele do cão Mastim Napolitano também pode ser ameaçada por doenças, como a dermatite, que pode causar todo tipo de incômodo.

Em qualquer um destes casos, é recomendado ir ao veterinário com o objetivo de prevenir tais patologias através da realização de uma série de testes, ou encontrar o tratamento específico para combatê-las. Cabe mencionar também que uma alimentação equilibrada é muito útil para combater tanto a pressão que os ossos sentem, quanto os sintomas que podem aparecer na pele.

Cuidados do Mastim Napolitano

Estes são os principais cuidados que requer esta raça de cães para se manter saudável. Dado ao seu comprimento, uma escovação por semana é mais do que suficiente.

É importante acompanhar as pregas da sua pele, já que são um local de cultivo para as doenças dermatológicas. Por isso, é conveniente limpar essas pregas diariamente com um pano húmido, deve também secá-las adequadamente. 

Outros

Entre os aspetos que também devem ser acompanhados para manter o cão Mastim Napolitano encontra-se o cuidado dos olhos e ouvidos, que devem ser revisados e limpados de forma regular; os seus dentes, para evitar que acumule sarro; e as suas unhas que devem ser cortadas de forma apropriada. 

loading

Adoção de um Mastim Napolitano

Depois de conhecer em profundidade as impressionantes características do Mastim Napolitano, não é de se estranhar que considere adotar um.

No entanto é importante levar em conta que não é uma raça aconselhável para quem está a adotar pela primeira vez e nem para aquelas pessoas que sejam realmente sedentárias. Se for capaz de adestrá-lo e de fazê-lo socializar corretamente, além de mantê-lo devidamente estimulado, terá um peludo ideal que vai enriquecer o seu dia-a-dia.

Não se esqueça que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt pode encontrar uma grande variedade de produtos para manter o seu Mastim Napolitano saudável e feliz.
Etiquetas: