Conselhos de treino: evitar que o seu cão urine dentro de casa

Tem um cão e sente-se transtornado porque já não sabe o que fazer para que não urine dentro de casa? Antes de mais, não há motivo para entrar em pânico! Sabemos que é um problema que afeta muitos animal lovers e, como tal, hoje vamos tentar dar-lhe uma solução para que isso não volte a acontecer e o seu cão não volte a urinar dentro de casa, mas primeiro deveríamos compreender porque o fazem, não lhe parece?  

Sabe por que motivo os cães fazem xixi dentro de casa?

  Se se tratar de um cachorro, tem de ter paciência porque significa que ainda não se sabe controlar e aprender a fazê-lo fora demora o seu tempo. O caso muda de figura quando falamos de um cão adulto que continua a urinar dentro de casa. Isto pode passar-se por vários motivos, observe o seu patudo para determinar qual pode ser o seu:  

  • Mudança de ambiente: esta alteração pode provocar-lhe nervosismo extra aliado ao facto de sentir a necessidade de marcar o novo terreno e daí a incontinência.
  • Passeios insuficientes: neste caso o cão não tem culpa, todos os donos devem ter consciência de que os cães precisam de fazer as suas necessidades pelo menos 3 vezes ao dia.
  • Irregularidade na hora dos passeios: tal como no caso anterior, não é culpa do cão, é natural que as mudanças de horário e não manter uma rotina para a hora das saídas o perturbe bastante.
  • Chamada de atenção: por vezes fazem-no como uma reclamação quando passam muitas horas em casa ou quando ninguém lhes dá atenção.
  • Problemas de próstata: se se tratar de um problema de saúde, o animal por mais bem-educado que esteja não consegue controlar a urina.
  • Marcar território: esta é uma conduta típica sobretudo dos machos que querem tornar seu cada canto da casa.

Embora possam existir mais, estas são as principais causas pelas quais os cães fazem xixi dentro de casa, identificou alguma? Vejamos agora como podemos evitá-lo.  

Como evito que o meu cão urine dentro de casa?

  Antes de lhe explicar o que pode fazer para evitar este problema, é importante que o enfrente com toda a paciência e energia positiva do mundo, porque é algo que poderá resolver com um pouco de disciplina de ambas as partes. O melhor é ensinar o seu cão desde bebé. É totalmente normal nesta fase que por vezes não aprendam até aos 8 meses (por isso lhe dissemos para ter paciência). Agora passemos às ações que deve levar a cabo para ensinar o seu cão a não fazer xixi dentro de casa:  

  • 3 saídas diárias às mesmas horas: é fundamental que entenda que o seu cão necessita de fazer necessidades tantas vezes como você e que ele não pode ir sozinho, tem de ser você a levá-lo. O melhor é estabelecer um horário diário em turnos da manhã, tarde e noite.
  • Tempo de brincadeira e carinho: se o seu cão estiver a precisar de mais atenção deve dar-lha, não lhe custa nada e além disso fará com que também você liberte o stress do trabalho, sendo por isso um momento positivo para ambas as partes. Nesta publicação de jogos para se divertir com o seu cão: lançamento e busca, damos-lhe algumas ideias para se divertirem juntos.
  • Cuidados veterinários: se a incontinência se dever a um problema de saúde terá de dirigir-se o quanto antes a um dos nossos consultórios veterinários Sanitos e deixá-lo nas mãos de profissionais, eles saberão como o enfrentar e dar-lhe-ão orientações a seguir.
  • Adaptação: Se o seu cão for adotado, não sabemos que vida lhe deram os seus antigos donos. Por esse motivo, a paciência, o carinho e a disciplina são ingredientes fundamentais para estes peludos. É certo que precisará de um pouco mais de tempo, mas valerá a pena o esforço.
  • Esterilização: caso os cães sejam muito territoriais, esta pode ser a solução. Nestes casos, o melhor é falar com o seu veterinário.

Repelentes anti-micções: com os cães territoriais, também pode tentar usar sprays repelentes para que não façam xixi onde não devem, pois os mesmos emanam um odor que evita micções em lugares indesejados.

loading

E para que o seu cão aprenda quando está a agir bem, dê-lhe afeto e felicite-o quando o fizer no sítio correto. Para o reforçar ainda mais, dê-lhe uma recompensa que possa saborear.

Esperamos ter conseguido ajudá-lo com estes conselhos, se tiver mais dúvidas não hesite em dirigir-se à sua clínica veterinária Kivet onde estudarão o caso concreto do seu cão e o ajudarão a corrigir esta conduta.