Como se pode saber se um gato tem febre?

Infelizmente, os nossos gatos também adoecem e há sinais que nos devem alertar. Neste artigo, concentramo-nos em saber se o nosso gatinho tem febre.

A forma mais rápida de descobrir, como com os humanos, é tirar-lhes a temperatura. Para tal, terás de inserir entre 2 a 2,5 centímetros do termómetro no reto. Isto não será agradável para o teu gato, por isso sugerimos que coloques um pouco de vaselina no teu gato antes de o fazer. Lembra-te que a sua temperatura corporal está entre 38° e 39°, e se forem bebés, 39,5°. Se a sua temperatura for mais elevada, indica que o nosso gato tem febre.

Se a temperatura corporal do teu gato subir até 41°C, é uma febre alta e deve ser levado imediatamente ao veterinário para investigação.

Como se pode saber se um gato bebé tem febre?

Como mencionado acima, a temperatura corporal de um gato bebé deve ser de 39,5°. Tal como os adultos, os gatos bebés devem ser bem hidratados. Se se comportarem de forma indiferente (mal se mexem, falta de apetite...) pode ser um sintoma de febre. Tem em mente que os gatos que mal têm um mês de idade ainda não conseguem regular a sua temperatura, pelo que podem sofrer de hipotermia ou febre. Para manter a sua temperatura corporal podes cobri-los com cobertores, mas não deves usar cobertores elétricos porque podem causar queimaduras.

Como medir a temperatura de um gato?

A melhor maneira de descobrir a temperatura exata de um gato é via retal. No entanto, se achares que vai ser difícil ou impossível dizer se o teu gato tem febre desta forma, existe uma alternativa menos precisa mas igualmente válida, que é utilizar o termómetro auricular.

Lembra-te que a temperatura corporal de um gato é superior à de um humano, por isso se o resultado for 39º, está dentro dos limites normais.

Como se pode saber se um gato tem febre sem termómetro?

Os próprios gatos tentam não mostrar que não estão bem como uma forma de se protegerem de outros animais, mesmo de outros gatos, pelo que podem estar a carregar o problema durante semanas. No entanto, existem alguns sintomas que podem indicar que o nosso gato não está bem e por vezes deriva da febre. Aqui estão alguns sinais de aviso:

  • Focinho seco e quente: O nariz de um gato é frequentemente molhado. Isto não significa sempre que o gato tenha febre, mas é um sinal de aviso que não deve ser negligenciado.
  • Falta de energia: Se o teu gato estiver doente, isso irá afetar o seu comportamento. Geralmente, a sua respiração e ritmo cardíaco serão acelerados, pois não saber o que lhes está a acontecer e o que está a causar o seu desconforto torna-os ansiosos. Além disso, o estado de cansaço e indiferença leva a uma falta de apetite, pelo que haverá pouca ou nenhuma ingestão de alimentos e água.
  • Falta de higiene: Os gatos são muito limpos, por isso se negligenciarem a sua higiene, independentemente de terem ou não febre, é sinal de que algo está errado.

As causas da febre do teu gato são geralmente diversas: pode ser devido a questões menores, tais como uma constipação, uma gripe comum ou um efeito secundário de alguns medicamentos que ele possa ter tomado, ou problemas graves, tais como pancreatite, traumas ou a presença de tumores.

Agora sabes como tirar a temperatura de um gato, como dizer se um gato tem febre e quais são os sintomas causados pela febre. No entanto, se o problema persistir, as clínicas Kivet irão atender o teu gato e investigar o aumento da temperatura para encontrar a melhor solução para o problema de saúde do teu gato.

loading

Na Kiwoko e em todas as nossas lojas físicas podes encontrar todo o tipo de artigos para cuidar da saúde dos teus gatinhos.
Etiquetas: