Como saber se um cão tem febre?

Igualmente às pessoas, os cães também podem sofrer episódios de febre. Contudo, têm as suas particularidades.  

A temperatura corporal dos cães é diferente da dos humanos. E, dentro dos próprios animais, esta temperatura também difere se for um cão adulto ou um cachorro. Por tanto, como saber se um cão tem febre? 

temperatura corporal média de qualquer cão ronda os 38 graus centígrados. Os cachorros, por sua vez, costumam ter esta temperatura um pouco mais baixa, situando-se em torno dos 34-36 graus centígrados. Nas pessoas, esta temperatura corporal normal pode oscilar entre os 36 e os 37 graus. 

Como saber se um cão tem febre?

Atendendo a estes níveis de temperatura não é complicado responder à pergunta: como posso saber se o meu cão tem febre? 

Geralmente, o episódio de febre dá-se nos cães adultos quando a sua temperatura corporal supera os 39 graus centígrados. Os valores de febre são normais entre os 39 e os 41 graus. Mas se ultrapassar este último valor, há que recorrer urgentemente ao veterinário para baixar a febre e averiguar quais são as possíveis causas da mesma.  

Não obstante, há que ter em conta que estes valores podem alterar em função das circunstâncias e características de cada cão.  Não só no que diz respeito à idade, mas o quadro de febre pode variar em função da raça do animal e das suas particularidades físicas. 

De qualquer modo o melhor será colocar na zona rectal do cão um termómetro digital. No mercado atual existem termómetros especiais para cães. Costumam ser mais flexíveis que os habituais de modo a ser mais fácil inseri-lo nesta zona do animal. Se o resultado da medição se situa entre os 39,4 e os 40,6 graus centígrados, a febre é moderada. Acima destes valores encontramos um quadro de febre alta. 

Se a temperatura do animal supera os 41,5 graus trata-se de um episódio de febre grave. Neste caso, é necessário recorrer com urgência ao veterinário. Será este especialista que irá dar as melhoras indicações para o tratamento do animal.  

Não obstante, há que ter sempre em conta que a febre no cão é um mecanismo de defesa. Uma amostra física de que o sistema imunológico do animal está a atuar contra os agentes patogénicos.   

Cachorros 

Cabe agora perguntar-se como saber se um cachorro tem febre. Já temos visto que a temperatura corporal média é sensivelmente inferior à dos cães adultos. Além do mais, na maioria dos cães, quando têm um mês de vida, esta temperatura sobe dos 34-36 para os 37 graus centígrados. 

É por isto que se a temperatura do cachorro estiver acima desses valores é muito provável que o cão sofra um episódio de febre. Igualmente aos cães adultos, é importante colocar no cachorro um termómetro digital na zona rectal

Posso saber se um cão tem febre sem termómetro? 

A forma mais habitual de saber se o meu cão tem febre é colocar um termómetro na zona retal do animal. Não obstante, se não tem um termómetro nesse momento, há uma séria de indícios que dão resposta a como saber se um cão tem febre sem termómetro.  

Em primeiro lugar, pode tocar-lhe na zona das orelhas, do ventre ou das virilhas. Se se encontrarem muito quentes (ou mais do que o normal), é muito provável que o cão tenha febre. O nariz também é outra das zonas que pode estar muito quente ou demasiado seca se o animal tiver febre. 

Além do mais, há uma séria de sintomas que o cão pode apresentar e que também são indicativas de um estado de febre. O mais habitual é que o animal tenha os olhos lacrimejados, fique mais ofegante do que habitual, que tenha calafrios e que o seu estado geral seja de apatia. No geral também irá passar muito mais tempo a dormir do que o normal, irá sentir-se debilitado e sem vontade de comer ou sair à rua, brincar ou passear. 

No caso do seu cão ter um episódio de febre que persiste ou supera os 41 graus centígrados, recomendamos-lhe recorrer urgentemente a uma das nossas clínicas veterinárias Kivet onde o seu cão será atendido devidamente. 
Etiquetas: