Falha renal em gatos: Causas e como tratá-la

Este é um dos problemas de saúde que mais afeta os nossos felinos quando estes atingem uma idade avançada. Neste post analisaremos os sintomas mais importantes para poder reconhecer esta condição o mais rapidamente possível, bem como as diretrizes necessárias para melhorar a qualidade de vida dos gatos afetados.

O que é a insuficiência renal em gatos?

Esta doença é a perda da função renal. Deve-se notar que os rins atuam como filtros dentro do corpo, ou seja, ajudam a remover as seguintes substâncias tóxicas do sangue através da urina:

  • Ureia, que resulta do metabolismo da proteína dietética.
  • Creatinina, que vem dos músculos do corpo.
  • Fósforo, um mineral que pode ser nocivo em altas concentrações. 

Se não forem eliminados, a intoxicação ocorre dentro do corpo do animal.

Contudo, outro problema que surge como resultado desta desordem é que o rim permite que proteínas que são demasiado valiosas em situações normais escapem na urina e sejam por isso reabsorvidas. 

Causas de insuficiência renal em gatos

Existem muitas causas diferentes de insuficiência renal em gatos, tais como tumores ou a ingestão de substâncias tóxicas, o anticoagulante é um exemplo. No entanto, nem sempre é possível encontrar a causa. 

A questão é que o rim é constituído por pequenas unidades filtrantes chamadas nefrónicas. Na insuficiência renal aguda em gatos, estes nefrónios morrem gradualmente ao longo de meses ou anos à medida que são substituídos por tecido fibroso, semelhante a cicatrizes, que já não tem qualquer capacidade de filtragem. 

Em suma, é um processo irreversível e degenerativo. Além disso, na maioria dos casos, quando a doença foi detectada, o gato já perdeu mais de 75% dos seus nefrónios.

Sintomas de insuficiência renal em gatos

A insuficiência renal em gatos produz sintomas tais como provocar o gato a beber e a urinar mais do que o habitual, estas condições são chamadas polidipsia e poliúria, respectivamente. A razão deste sintoma é que o rim do gato precisa de produzir mais urina para eliminar toxinas, pelo que o felino é forçado a beber mais água para evitar a desidratação. Deve-se também notar que a urina dum gato com insuficiência renal é abundante e de cor muito clara, uma vez que transporta muito poucas toxinas.

Pelo contrário, em casos mais avançados da doença, o gato perde o apetite e vomita, uma vez que as toxinas acumuladas causam gastrite e náuseas, bem como úlceras na língua devido ao excesso de ureia no sangue, também chamada uremia.

Como posso ajudar um gato com insuficiência renal?

Entre as soluções possíveis para a insuficiência renal em gatos, o tratamento dietético é benéfico. Isto implica oferecer um alimento que reduz as toxinas no corpo e também reduz a carga de trabalho nos rins, preservando assim os nefrónios que ainda estão funcionais durante o máximo de tempo possível. 

Um exemplo de dieta renal é o Advance Renal Felino, que contém um nível moderado de sais, proteínas e fósforo, nutrientes que ajudam a controlar as toxinas produzidas pelo metabolismo e também a reduzir a carga de trabalho dos rins. Além disso, existem suplementos nutricionais que promovem a absorção do excesso de fósforo e outras toxinas.

loading

Outra solução é estimular a ingestão de líquidos através de comidas húmidas, adicionando caldo dalgum alimento à sua tigela de comida ou bebedouro, e aplicando sessões de terapia de fluidos sob a pele vários dias por semana.

Por outro lado, esta condição pode causar hipertensão arterial, que por sua vez pode requerer a administração de tratamento anti-hipertensivo, o que também reduz a proteína perdida na urina, um processo chamado proteinúria. Finalmente, no caso da gastrite, os protetores estomacais como a Famotidina e o Omeprazol podem ajudar a controlar o vómito.

Assim, um alimento adequado, com níveis controlados de fósforo, proteínas e sais, bem como um aumento na ingestão de líquidos e a administração de medicamentos para controlar a hipertensão e náuseas pode ajudar a reduzir os sintomas de insuficiência renal em gatos e, assim, oferecer-lhes uma melhor qualidade de vida por mais tempo.

Não se esqueça que nas nossas lojas Kiwoko e no kiwoko.pt pode encontrar comida de rins para o seu gato. No entanto, é essencial que obtenha aconselhamento dum profissional como os das clínicas veterinárias Kivet para monitorizar o animal e fornecer diferentes tratamentos complementares de ser necessários.