Descubra como os cães são alimentados no inverno

O inverno é mais do que uma simples mudança de estação: significa também uma mudança na alimentação diária do seu cão. Porquê? Porque são necessárias mais calorias para manter o seu cão quente, especialmente nas zonas mais frias.

Para além das necessidades nutricionais, também é necessário pensar no estilo de vida de cada cão, porque dependendo se é ativo ou se tem necessidades especiais, será necessário adaptar a sua dieta no inverno.

Neste artigo, falamos-lhe da importância da alimentação dos cães no inverno e damos-lhe todas as chaves para que o seu animal de estimação não sofra tanto com as temperaturas frias.

É necessário um alimento especial para cães no inverno?

A resposta é sim, é muito importante que a dieta de inverno do seu cão seja adequada às necessidades nutricionais e ao bem-estar geral do seu cão durante os meses frios.

Algumas das principais razões são:

Ajustes metabólicos

Durante o inverno, os cães tendem a sofrer alterações no seu metabolismo. Isto deve-se à sua necessidade de manter uma temperatura corporal constante quando o tempo está muito seco e frio, levando a um aumento da queima de calorias para a produção de calor corporal.

Atividade física

Apesar das temperaturas mais baixas, muitos cães continuam ativos e precisam de energia para manter o seu nível de atividade física, pelo que no inverno precisam de uma dieta que lhes dê calorias extra paramanter a sua atividade.

Proteção do pelo e da pele

O frio e o vento podem causar feridas e fissuras na pele do seu cão, por isso é importante que a dieta de inverno do seu cão contenha ácidos gordos essenciais, como os ómega 3 e 6, que se encontram no peixe, por exemplo. Estes ácidos gordos ajudam a manter uma pele saudável e um pelo forte e brilhante, o que é muito benéfico para proteger o seu cão da secura e do frio.

Reforçar o sistema imunitário

No inverno, o sistema imunitário do seu cão é frequentemente mais fraco devido às temperaturas frias, pelo que é importante fornecer nutrientes essenciais como vitaminas, zinco, antioxidantes e suplementos. Estes ajudarão a fortalecer o sistema imunitário do seu cão e a prevenir doenças nesta altura do ano.

Para além disso, recomendo que leia este artigo "Os cães têm frio? Causas, sintomas e dicas" para saber como reconhecer se o seu cão tem muito frio no inverno.

Como alimentar um cão no inverno

Já sabemos que algumas raças são mais tolerantes ao frio e outras são menos tolerantes, pelo que deve adaptar a alimentação às necessidades calóricas do seu cão. Eis como deve alimentar o seu cão em função do seu estilo de vida.

Cães com um elevado nível de atividade física

Para os cães que passam muito tempo no exterior, é necessário aumentar a quantidade diária de comida.

Pode fazê-lo passando de uma para duas refeições por dia e mesmo para três pequenas porções. Pode também consultar o seu veterinário sobre a mudança para um alimento mais calórico para esta época.

loading

Cães com baixos níveis de atividade física

Se o seu cão começou a engordar durante o inverno, reduzir a quantidade de comida que lhe dá pode ser uma opção. Pode ser tão simples como dar-lhe menos snacks entre as refeições ou mudar para snacks mais saudáveis e com menos calorias para evitar a obesidade.

Além disso, tem de medir a quantidade de comida que dá ao seu animal de estimação para evitar que ele engorde e afete a sua saúde.

Por outro lado, terá de substituir a sua ração normal por uma ração light, pelo menos durante o inverno e quando o seu cão começar a fazer mais exercício. Consulte o seu veterinário para saber qual é a melhor ração light para o seu cão.

loading

Cães com necessidades especiais

Se o seu cão tem necessidades especiais, quer devido a uma doença, quer por ser um cachorro ou um cão mais velho, deve adaptar a sua dieta no inverno para lhedar os nutrientes de que necessita.

A primeira coisa que deve fazer é consultar o seu veterinário para lherecomendar uma dieta adaptada às necessidades específicas do seu animal de estimação. Além disso, como mencionado acima, também terá de ajustar a sua dieta para lhe fornecer as calorias necessárias. Certifique-se de que a comida contém proteínas e gorduras saudáveis suficientes para manter a energia, o calor corporal e a saúde geral do seu cão.

Por outro lado, é importante notar que a maioria da comida para cães é completa e equilibrada para cada fase individual da vida de um cão. Mas é verdade que alguns cães podem beneficiar de um suplemento alimentar adicional, por exemplo, para ajudar a digestão, ou de suplementos de glucosamina ou condroitina se as suas articulações necessitarem de apoio adicional, particularmente em cães mais velhos.

loading

Em suma, é importante adaptar a dieta do seu cão no inverno para mantera saúde geral do seu cão em perfeitas condições. Não se esqueça de perguntar ao seu veterinário qual a dieta que o seu cão deve seguir durante estes dias frios.

Já está! Agora só falta aquecer o seu melhor amigo com roupas para cães muito quentinhas e aproveitar ao máximo o inverno com o seu companheiro peludo.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,