Diamante de Gould: conselhos, cuidados e características

O Diamante de Gould é um pequeno pássaro de origem australiana. De facto, é um animal que atrai muita atenção das pessoas que gostam de aves exóticas. A razão é que a sua plumagem se destaca pela sua beleza e tem uma personalidade viva e alegre devido às múltiplas cores que fazem parte dela. Por outro lado, os cuidados com o Diamante de Gould não são muito complexos, porque se caracterizam pela sua força. No entanto, isso não significa que não devam ser protegidos diariamente para que possam desenvolver-se e crescer num ambiente natural e agradável. Só assim é possível ter um Diamante de Gould feliz, saudável e sociável. 

Como cuidar de um Diamante de Gould?

Os Diamantes de Gould são aves muito sociáveis. Por conseguinte, é essencial manter várias aves no mesmo espaço. O espaço deve ser suficientemente grande para que se sintam livres e possam exercitar-se corretamente.

A temperatura ideal para eles é de cerca de vinte graus e a humidade deve ser mantida a um mínimo de sessenta por cento. Para além disso, estes animais adoram o sol, pelo que devem ter cerca de dez horas de luz do dia por dia. Os raios ultravioleta são também muito importantes para os Diamantes de Gould, para que possam sintetizar corretamente a vitamina D. De acordo com os especialistas, o facto de as aves receberem luz natural adequada permite que a sua plumagem seja mais forte e mais bonita

Características do pássaro Diamante de Gould

À semelhança de outras aves passeriformes, o Diamante de Gould é uma ave de pequeno porte. Atingem geralmente um tamanho máximo de catorze centímetros. Tanto as fêmeas como os machos caracterizam-se por cores vivas na sua plumagem, como o amarelo, o verde, o azul, o roxo e o vermelho. No entanto, no caso dos machos, os seus tons são mais brilhantes do que os das fêmeas.

Por outro lado, é de salientar que existem diferentes variações na sua plumagem. Dependendo da fusão de cores, alguns exemplares são mais procurados do que outros pelos criadores do Diamante de Gould. O curioso deste aspeto é que as tonalidades influenciam o comportamento destes animais. Destacam-se, em particular, as seguintes diferenças:

  • Diamante de Gould com cabeça vermelha: este é um dos mais comuns e, em relação ao seu carácter, é um dos mais agressivos. Este tom é mais típico dos machos.
  • Ave Diamante de Gould com cabeça preta: sem dúvida, esta é a variante mais comum.
  • Pássaro Diamante de Gould com cabeça laranja: esta é a cor menos comum desta espécie. 

Para além disso, existem outras tonalidades de Diamante de Gould que diferenciam estes animais uns dos outros: 

  • Ave Diamante de Gould azul: esta é uma mutação que inibe completamente as outras cores.
  • De peito branco: trata-se de uma mutação que afeta a feomelanina, o que provoca esta tonalidade na parte da frente do animal.
  • Pássaro Diamante de Gould de peito lilás: a feomelanina neste caso é reduzida para metade, pelo que a cor lilás aparece no peito da ave.
  • Diamante de Gould cor pastel: nestes casos, a plumagem da ave é mais clara. Assim, o tom verde é atenuado e o preto torna-se cinzento. É assim que aparece a cor pastel.

Higiene e saúde do Diamante de Gould

A higiene do Diamante de Gould é essencial para a sua saúde e o seu bem-estar. Por isso, é essencial colocar na gaiola algumas caixas de nidificação com algodão ou feno macio. Sempre que esta zona ficar suja, deve ser mudada para evitar qualquer tipo de infeção. O mesmo se aplica a outros elementos que devem ser instalados na gaiola, como por exemplo, os pula-pulas de madeira macia natural. Estes devem ter alturas diferentes para que possam voar e brincar consoante as necessidades dos animais. Além disso, deve haver bebedouros e comedouros para pássaros, que devem estar a uma certa distância dos pula-pulas para que não se encham de excrementos. 

loading

Alimentação do Diamante de Gould

A sua alimentação é granívora, ou seja, baseada em sementes. As melhores opções para ele são o mijo, a alpista, a chia, o painço e o abrunheiro. Os frutos e legumes também são adequados para ele, como os brócolos e as maçãs. 

loading

A ave Diamante de Gould é adequada como mascote para crianças?

O pássaro diamante de Gould é adequado para crianças se estas compreenderem que se tratam de animais muito calmos e independentes que não gostam de ser apanhados por humanos. Nestes casos, ficam muito stressados e nervosos. Por conseguinte, é essencial saber tratá-los corretamente se quiser que vivam nas melhores condições possíveis.

Por fim, continue a descobrir outras raças de aves domésticas:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt