Agapornis: conselhos, cuidados e características

 

Nome científico: Agapornis roseicollis
Origem: Selvas e savanas do Sudoeste de África
Esperança média de vida: 2 anos
Cores: Corpo verde, cabeça rosa-salmão
Tamanho: de 12 a 18 cm

Carácter do agapornis

Como é o agapornis?

Os agapornis são também conhecidos como os inseparáveis. E de facto, não obstante o facto de o seu nome etimologicamente significar ave do amor, estes pássaros adoram viver acompanhados de outro pássaro da sua espécie, não importa se o companheiro for do mesmo sexo, querem é sentir-se acompanhados de igual para igual. Ficará deliciado ao ver como se olham com profundo carinho e afeto.

É a principal característica deste alegre pássaro, sendo por isso muito importante que o tenha em conta.

Outra qualidade dos inseparáveis é que são pássaros ruidosos em momentos de comoção ou emoção. Embora não sejam cantores, os seus chilreados, guinchos e risadas criam uma música própria muito característica. Além disso, adoram “conversar e comunicar” entre eles.

Para encetar uma relação com estes pássaros, é importante receberem recompensas constantes da sua parte e criar uma sensação de segurança neles. Isto consegue-se com contacto frequente e muita perseverança. Acabaram a dar-lhe beijinhos!

Para os momentos em que não consiga prestar-lhes atenção, proporcione-lhes brinquedos para que estes ociosos pássaros se divirtam e queimem energia.


É possível falar com o agapornis?

Embora não aprendem a falar como uma pessoa, pode ensinar-lhes palavras soltas que repetirão quando as assimilarem. Só tem de dedicar um bocadinho por dia e ser consistente na palavra que quer que aprendam. Irá surpreender-se quando menos esperar e, quando o agapornis quiser chamar a sua atenção, e embora a enunciação da palavra não seja de todo clara, o tom e o ritmo irão parecer-se com o que lhe foi ensinado.

Alimentação do agapornis

O que comem os agapornis?

O bico do seu inseparável é forte e tem uma forma curva que lhe permite alimentar-se à base de frutos secos e sementes. Para não lhe faltarem ingredientes na sua dieta, deverá incluir uma porção diária de verduras frescas: beterraba, pimentos verdes ou vermelhos, brócolos, banana, aipo, cenouras, espinafres, etc. Importante: não se esqueça de retirar o alimento fresco que sobre no fim do dia. As sementes também deverão ser variadas:

  • Painço negro e branco
  • Linho
  • Ervilhas
  • Aveia

Também pode adicionar uma mistura para periquitos e misturá-lo você mesmo com as sementes no seu comedouro. De vez em quando convém acrescentar suplementos nutricionais para agapornis, com vista a assegurar a presença de todos os aminoácidos na sua dieta. Nunca lhe ofereça sementes de maçã, abacate, nem folhas de ruibarbo porque são alimentos tóxicos para eles, devendo por isso tomar nota e criar uma lista de alimentos proibidos.


Cria do agapornis

Por último, se tiver um casal de inseparáveis, deverá saber que só criarão se lhes proporcionar um ninho. Terá de ser responsável e pensar o que fazer com a descendência antes de tomar a decisão. Caso queira reproduzi-los, certifique-se de que não são da mesma linhagem. Os inseparáveis colocam entre 3 e 6 ovos e o tempo de incubação é de aproximadamente 25 dias. Aos dois meses, é possível separá-los dos progenitores.


Esperamos que toda esta informação lhe tenha servido de ajuda para saber um pouco mais sobre esta espécie de pássaro. Lembre-se que estamos sempre à sua disposição na nossa loja de animais Kiwoko e no Kiwoko.pt onde além do mais temos um magnífico aviário, para o ajudar com tudo aquilo que precisa no que toca aos cuidados do seu animal de estimação.