Como criar canários em casa? Guia definitivo

Adora os seus canários e quer aumentar a sua família? Não se preocupe se é a sua primeira vez. Não se preocupe se esta é a sua primeira vez, porque neste artigo explicamos como criar canários e quais os passos a seguir para tornar a criação e reprodução dos seus canários em casa uma experiência maravilhosa baseada no amor e respeito por estes belos animais. Preste atenção!

Preparação para a criação de canários

Escolha do companheiro

A primeira coisa que deve preparar antes de criar canários é a escolha de um companheiro para o seu pequeno amigo. É importante que escolha um companheiro um mês antes da época de reprodução. Ao escolher um companheiro, deve ter em conta os conselhos seguintes:

  • Não é aconselhável cruzar canários de cores diferentes.
  • Também não deve misturar canários cantores com canários de cor.
  • Se está a pensar em que idade os seus canários podem começar a reproduzir-se, o melhor é que tenham pelo menos um ano de idade.

Por outras palavras, deve escolher um par de canários o mais semelhante possível para que a descendência nasça com o melhor dos seus pais.

Prepare os seus canários alguns meses antes da época de reprodução, controlando-os para detetar doenças, desparasitando-os e dando-lhes complexos vitamínicos.

Gaiola e ninho

O próximo passo depois de ter o seu par é preparar o seu ninho de amor. Prepare uma gaiola especial com uma divisória para que os canários se possam conhecer gradualmente.

É importante que coloque um ninho no aviário durante a época de reprodução e que mantenha a gaiola e os acessórios das aves limpos para evitar possíveis doenças.

loading

Iluminação e ciclo de luz

A luz solar natural é importante para determinar o ciclo circadiano dos canários e sincronizar o seu relógio biológico. As alterações na duração do dia e da noite durante as estações do ano afetam os níveis hormonais das aves, o que tem um impacto direto na sua vontade de se reproduzir. Assim, se a sua casa não tiver luz natural suficiente, pode utilizar luz artificial para assegurar um ciclo de luz consistente e controlado.

É importante fornecer aos canários pelo menos 12 horas de luz por dia durante a época de reprodução, a fim de simular as condições naturais de verão e promover a reprodução. Além disso, a utilização de temporizadores automáticos pode ajudar a regular eficazmente o ciclo de luz e a assegurar uma exposição constante à luz, promovendo assim a saúde e o bem-estar geral das aves.

Processo de criação de canários

Época de reprodução

Os canários não se reproduzem durante todo o ano, pelo que deve aproveitar o período em que os dias são mais longos. A altura ideal para tirar partido disso é quando os dias voltam a ser mais longos. A primavera é portanto a altura ideal para criar canários.

Pares e combinações

Observe a interação entre os canários e certifique-se de que o macho começa a cortejar a fêmea.

Quando o macho começa a alimentar a fêmea através das barras da gaiola, é altura de retirar as barras que os separam!

Se os seus canários não estiverem prontos para a reprodução, podem acontecer duas coisas:

  • Que vivam juntos normalmente.
  • Ou, pelo contrário, pode dar origem a conflitos ou lutas e terá de os separar.

Mas quando os seus canários estão prontos para o acasalamento, vai reparar que o macho está muito excitado, saltando para cima e para baixo na gaiola e cantando mais alto do que o habitual.

No momento da fecundação, o macho aproxima-se da fêmea (geralmente cantando), ela agacha-se e levanta a cauda para facilitar a cópula.

Pôr ovos

A fêmea põe normalmente entre dois e cinco ovos, que incuba durante treze a catorze dias até ao nascimento das crias.

É aconselhável pôr ovos falsos no ninho logo que a fêmea comece a pôr. Porquê? Se a fêmea puser um ovo por dia, poderá haver uma diferença de cinco dias entre a primeira e a última cria quando nascerem. Esta diferença pode ser muito grande, pois as crias maiores necessitam de mais alimentos e a última cria pode não sobreviver. Para evitar esta situação, pode fazer o seguinte:

Quando a fêmea põe ovos, pode substituí-los por ovos falsos e guardar os originais numa pequena caixa de algodão. Quando a fêmea tiver posto todos os ovos, substitua os ovos falsos por ovos verdadeiros para que todas as crias eclodam ao mesmo tempo.

Incubação e eclosão

Antes da eclosão, o ninho deve ser preparado com materiais adequados, como aparas de madeira ou papel picado, a fim de proporcionar um ambiente confortável e seguro para as crias recém-nascidas.

Durante a incubação, é importante observar atentamente os ovos para reconhecer os sinais de que as crias estão prestes a eclodir. Os ovos que apresentam fissuras ou sons de guinchos podem indicar que as crias estão prestes a eclodir.

É importante perturbar o menos possível o processo natural de incubação. As crias devem ter a oportunidade de abrir elas próprias a casca do ovo para fortalecer os seus músculos e desenvolver o seu sistema respiratório.

Conheça o guia de reprodução e criação de canários

Cuidados e alimentação das crias

Crescimento das crias

Os canários bebés nascem cegos e cobertos de penugem (as penas saem ao fim de 10 dias).

Nos primeiros dias, a mamã canária fica no ninho para manter as crias quentes, mas após cinco dias começa a sair mais. Durante a primeira semana, é melhor não a incomodar, pois se lhe tocar demasiado, a fêmea pode decidir abandonar o ninho e os cuidados das suas crias.

As crias estão prontas para deixar o ninho ao fim de vinte dias. Entretanto, são alimentados pelos seus pais.

Alimentar as crias

Para que as crias cresçam saudáveis e fortes, deve alimentá-las com pasta de criação de aves, alguns pedaços de fruta ou legumes e algumas gotas de vitaminas para aves diluídas em água.

loading

Desenvolvimento da criação de canários

Deixar o ninho

Depois de deixar o ninho, um par de canários pode acasalar quatro a cinco vezes numa única época de reprodução, pelo que terá um grande número de crias no final da época.

Por esta razão, é muito importante que tenha um aviário separado, suficientemente grande para acomodar os novos membros da família.

Deve também ter em conta que a criação de canários deve ser sempre feita de forma responsável, uma vez que manter canários e os seus descendentes significa que deve cuidar deles e alimentá-los adequadamente para garantir a sua saúde.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt