Cachorros, os seus cuidados e necessidades

Finalmente chegou o momento tão esperado de dar as boas-vindas ao seu cachorro, um momento chave na vida de todos os animal lovers que está cheio de emoções mas também de dúvidas, sobretudo se é a primeira vez que adota um.  

Neste artigo vamos tentar resolver algumas dessas dúvidas e falar de diferentes aspetos acerca do que tem que fazer e preparar durante os primeiros dias do cachorro na sua casa.  

Recomendações para cuidar dos cachorros 

Deu o grande passo. Assumiu a grande responsabilidade de tomar conta de um cachorro e está a comprometer-se a muitos anos de cuidados. Parabéns! Vai ser parte da sua família, passará o tempo todo do seu lado e dar-lhe-á momentos inesquecíveis, mas obviamente também vai trazer consigo muitas obrigações e compromissos.  

Está pronto? Se a resposta é sim, então continue a ler para saber onde começar de modo a cuidar do seu cachorro recém-nascido, para que cresça saudável e feliz.

Cuidados a ter com cachorros recém-nascidos 

Em primeiro lugar, deve ter em conta que as necessidades de um cachorro recém-nascido não são as mesmas que um cachorro com um mês (ou mais) de vida. Por isso, se vai adotar um cachorro recém-nascido, deve prestar atenção às seguintes situações.  

O cachorro recém-nascido conta com a presença da sua mãe? É a primeira questão que temos que resolver, já que os cachorros necessitam de cuidados de forma contínua, especialmente no que diz respeito à sua alimentação. De modo que se o cachorro não foi amamentado, deverá assumir a responsabilidade deste processo de amamentação 

Alimentação 

Pelo menos durante as três primeiras semanas de vida, a alimentação do cachorro tem que se basear única e exclusivamente no leite materno.

O cachorro deveria ser amamentado pela sua mãe durante o primeiro período, mas se não for o caso, há que lhe dar um substituto do colostro materno (seja materno ou de fórmula), que é rico nos nutrientes e defesas que o cachorro necessita.  

Portanto, é o momento de o alimentar a partir do leite materno para cachorros, que costuma ser administrado através de biberões e de tomas a cada três horas durante as primeiras três ou quatro semanas de vida do cachorro.

loading

Não se esqueça de que a funcionalidade do seu aparelho digestivo é reduzida, pelo que é importante não sobrealimentar o cachorro e estimulá-lo para facilitar a micção e defecação depois de cada toma.  

Descanso 

Outra questão importante é a relativa ao momento de dormir, já que depois de cada toma deve deixar que o seu cachorro descanse o que precisar. A partir da terceira ou quarta semana começará a explorar tudo o que está ao seu redor.

Saúde e cuidados 

Há que ter em conta que, durante estas semanas tão cruciais para o seu desenvolvimento, o cachorro está predisposto à hipotermia (já que não regula bem a sua temperatura) e à desidratação, fatores a que deverá prestar especial atenção.  

Também dispõe de uma baixa capacidade para regular a glicemia, pelo que deve alimentá-lo com muita frequência. Tenha em conta que tem um sistema imunitário imaturo, de modo que é vital manter uma boa higiene do meio ambiente do seu cachorro.

Como cuidar de um cachorro de um mês? 

No caso de o cachorro já ter um mês de vida, e que, portanto, já superou o primeiro mês de amamentação ou ingestão de leite materno para satisfazer as suas necessidades nutricionais, chegou o processo de desmame.

Alimentação 

O que deve fazer de seguida é introduzir de forma progressiva os alimentos sólidos na sua dieta. Para isso, tem que fazer papinhas que misturem uma ração de iniciação para cachorros com leite, que é específica para esta etapa e cujo leite nunca tem que ser de vaca. 

O desmame completo finaliza-se entre a sétima e a oitava semana de vida do cachorro, momento em que pode ingerir alimentos sólidos, uma vez que já tem dentes de leite para mastigar.

Recomenda-se que a primeira ração que deve dar ao seu cachorro é um alimento feito à base de ingredientes naturais que fornece os nutrientes e a energia que o pequeno animal necessita para crescer. Este tipo de alimento deve possuir um alto conteúdo de calorias e gorduras boas, e estar livre de conservantes, corantes e subprodutos, evitando assim possíveis reações alérgicas.

O que fazer antes da sua chegada? 

A primeira coisa que devemos fazer é convocar uma reunião familiar para o adaptar as regras da casa e estabelecer um plano de educação para o novo membro. Deste modo, asseguramo-nos que o cachorro recebe umas regras coerentes para não se confundir. Se todos lhe dermos as mesmas ordens e lhe permitirmos as mesmas coisas, de certeza que irá aprender muito mais depressa. 

Nessa reunião também será necessário estabelecer um plano para organizar determinados aspetos acerca da rotina do cachorro, como os passeios diários, algo que irá evitar que as saídas à rua se convertam num problema familiar.

Outro ponto importante é a procura de um veterinário de total confiança. Já sabe que nas nossas clínicas veterinárias Kivet encontrará uma equipa profissional que irá zelar pela saúde do seu cão tanto nas visitas rotineiras como perante qualquer incidente que se produza ao longo da sua vida.

Uma vez que estes pontos fiquem claros e ultrapassados, é o momento de passar à fase seguinte:

  • Adaptação às regras da casa 
  • Estabelecimento da rotina de passeios 
  • A eleição do veterinário 

Preparar a casa para dar as boas-vindas ao seu cachorro 

Em primeiro lugar pense no quão pequeno o cachorro é e a que pontos da casa poderá chegar. Terá que dar uma vista de olhos geral à casa toda e assegurar-se de que não há nenhum sítio onde possa cair ou ficar atrapalhado (varandas, janelas ou escadas). 

Se tiver jardim e o seu cachorro tiver que passar muito tempo lá sem supervisão, terá que examinar os buracos por onde possa escapar.

Não se esqueça de inspecionar o tipo de plantas que enfeitam o espaço de modo  a proteger o seu cachorro. Há alguma planta tóxica? Perante qualquer dúvida, consulte com o seu veterinário e evite os perigos desnecessários.

Cama 

O seu cachorro irá gastar muita energia durante os seus momentos de brincadeira, mas também irá necessitar de um local para descansar , onde possa estar tranquilo. É importante que sinta desde o princípio que conta com o seu próprio espaço para onde se pode retirar sempre que lhe apetecer.

Prepare-lhe uma caminha que seja acolhedora mas suficientemente grande para que não fique pequena demasiado rápido, assim como a caixa de transporte.

loading
 

Brinquedos

Assim como escolheu uma zona da casa onde ele poderá dormir, também terá que escolher um sítio para ele brincar. Já verá como o seu cachorro não irá parar quieto e é normal, já que é através da brincadeira que se instruem e desenvolvem.

Para cuidar do cachorro terá que saber que uma das suas necessidades físicas é morder, por isso não o repreenda muito se passar muito tempo a tentar fazê-lo. Para evitar que utilize objetos não apropriados para isso, que até o podem magoar, o melhor é que tenha mordedores de diferentes texturas como borracha, tecido, corda, plástico, etc.  

Outra boa forma de o manter ativo e educá-lo é a brincar. Os brinquedos preferidos dos cachorros costumam ser as bolas, eles irão e virão  atrás delas sem descanso. Também irão adorar os peluches, o mais certo é que os queira desfazer, mas também que queira cuidar deles como se fossem um irmão.

loading

Higiene e saúde dos cachorros

É muito importante que siga o calendário de vacinas para cuidar do seu cachorro, e que não o leve à rua até que tenha todas as vacinas necessárias.  

Durante este período em que não poderá sair, o cachorro deve ter uma zona para fazer as suas necessidades. Durante esta etapa é ideal usar os resguardos ou fraldas de treino para que o cachorro aprenda a fazer  as suas necessidades no local correto. Estes resguardos absorvem a humidade, reduzem o odor e são mais higiénicos que os jornais ou tecidos.

loading

Para manter o seu cachorro limpo e saudável terá que marcar no seu calendário quando terá que tomar banho. O primeiro será quando estiver vacinado por completo, que será aproximadamente a partir dos dois ou três meses de idade.

Quando chegar o momento, dê-lhe banho com água  morna e com um champô específico para ele, e depois seque-o muito bem com uma toalha. E lembre-se, não lhe dê banho mais do que uma vez por mês, já que se o fizer irá eliminar a camada protetora da sua pele e pode provocar-lhe dermatite e problemas com o pelo.  

Se o seu cachorro é tão pequeno que talvez não pode dar-lhe banho mas se achar que necessita mesmo, o melhor será utilizar um champô de limpeza seco. 

E para que o seu pelo brilhe e cresça com força, aconselhamos-lhe também uma escova para eliminar o pelo morto. A frequência irá depende do tipo de pêlo que tiver. Em regra geral, nos cachorros de pelo curto é suficiente escovar uma vez por semana, enquanto que os com pelo médio ou longo irão precisar de duas a três escovagens por semana.  

loading

O nosso conselho: É bom começar com estas tarefas de escovagem e banho desde pequeno, assim irá evitar que seja muito resistente quando for maior.

Deve controlar as suas unhas se não quiser ficar com as mãos e tornozelos cheios de arranhões. E também é primordial limpar-lhe os olhos e as orelhas para evitar infeções.  

Se não está seguro de o fazer por si mesmo, nos nossos centros de Belleza Mimo contamos com um serviço de cabeleireiro onde o podem fazer por si. O seu cão irá sentir-se seguro e com confiança.  

Alimentação dos cachorros 

O que comem os cachorros? 

Um aspeto fundamental para o cuidado do cachorro é a sua alimentação. Para que o seu cachorro coma bem e se desenvolva corretamente necessita de uma ração de qualidade, tendo em conta a quantidade de acordo com a sua raça , tamanho e idade.  

Também é fundamental nesta primeira etapa, a frequência com que comem: 

  • Desde o desmame até começarem com a alimentação sólida (normalmente dois meses): 4-6 refeições por dia. 
  • Desde os 2 aos 3 meses: 4 refeições por dia.
  • Desde os 4 aos 6 meses: 2-3 refeições por dia. 
  • A partir dos 6 meses: 2 refeições por dia (dependendo da raça) 

Na hora de escolher a ração do seu cachorro, tenha atenção para que contenha ingredientes que fortaleçam as suas defesas e facilitem a sua digestão, além de garantirem a mineralização óssea para que assim cresça forte e saudável.  

Além da ração seca, também tem a opção de lhe oferecer um alimento húmido. Este tipo de comida ajuda a estimular o apetite do seu cachorro. Além disso, é um alimento completo e natural que o seu animal de estimação irá adorar.  

loading

O que necessitam? Kit de boas-vindas

Por último, ajudamos-lhe a fazer a lista de coisas que necessita antes que chegue o seu cachorro a casa para que a adaptação ao seu novo lar seja mais fácil e que o cuidado seja ótimo:

Chegada a casa (básicos): 

  • Alimento seco e húmido 
  • Berço / Colchão 
  • Comedouro 
  • Bebedouro 
  • Coleira 
  • Trela
  • Brinquedo 
  • Fraldas ou resguardos de treino
  • Caixa de transporte

Para a sua saúde: 

  • Alimento seco de qualidade
  • Alimento húmido de qualidade 
  • Snack com L-Carnitina e Ómega 3/6 
  • Coleira antiparasitária 

Para a sua diversão: 

  • Brinquedo (de corda, com som...) 
  • Snack 
  • Bola 
  • Brinquedo com dispensador de comida 

Para a sua higiene: 

  • Escova, carda e pente para o pelo 
  • Champô 
  • Corta-unhas
  • Produtos dentais 
  • Perfume

Para o seu treino:

  • Clicker 
  • Trela de treino
  • Coleira de treino
o que precisa o meu cachorro

Além do mais, juntamos tudo o que é necessário nesta infografia para que dê todos os cuidados necessários ao seu cachorro e para que não se esqueça de nada. Pode descarregar a imagem e compartilhá-la com os seus amigos.

A chegada a casa de um cachorro é sempre muito emocionante. E como animal lovers que somos, nos nossos centros de adoção da Kiwoko fomentamos sempre  a necessidade de sermos responsáveis com os nossos animais de estimação e acreditamos ser importante consciencializar a sociedade de que um animal não é uma brincadeira e que necessita  de cuidados básicos.  

Já sabe que nas nossas lojas Kiwoko e em www.kiwoko.pt encontrará o melhor apoio na mão de profissionais e todos os produtos para cuidar do seu novo amigo.