Saiba como mudar a ração a um gato

Os gatos têm um paladar extremamente seletivo, e mudar a sua dieta pode ser um grande desafio. 

Por isso, é importante que a introdução de uma nova ração na dieta do seu gato seja feita gradualmente e nunca de um dia para o outro. 

No artigo de hoje, dizemos-lhe como mudar a ração do seu gato para não causar stress e problemas digestivos.

Continue a ler!

É bom mudar a ração aos gatos?

Intolerância ou alergia a qualquer um dos componentes da dieta atual, doenças que requerem dietas especiais, transição de cachorro para adulto ou obesidade são algumas das razões pelas quais os veterinários recomendam alterações alimentares aos nossos animais de estimação. 

loading

É verdade que nem todos os gatos têm o mesmo paladar e que alguns gatos são muito específicos quando se trata de tolerar novos alimentos. Este comportamento é em grande parte determinado pela personalidade do gato.

Para melhorar a adaptabilidade do seu gato, é importante certificar-se de que o seu gato se adapta à sua dieta desde os primeiros meses de vida, pois é nessa altura que é mais provável que experimente diferentes gostos, sabores e texturas. Se oferecermos variedade na dieta do seu gato desde a fase de bebé, ele terá uma maior tolerância a novos alimentos quando for adulto.

Por isso, pode ser vantajoso mudar a ração do seu gato, desde que o faça gradualmente e de forma controlada.

Procedimento para mudar a ração a gatos

Antes de fazer qualquer alteração na dieta do seu gato, é importante contactar o seu veterinário e perguntar-lhe se a nova ração que lhe vai oferecer é adequada. Ele poderá também ajudá-lo a escolher a ração certa para que o seu gato receba os nutrientes de que necessita e se desenvolva corretamente. 

As mudanças de alimentação devem ser sempre feitas gradualmente e nunca de uma só vez, uma vez que os gatos estão ligados à sua rotina diária para se sentirem seguros em casa, e qualquer mudança nos hábitos do gato irá perturbar essa rotina. 

Por isso, os passos para aprender a mudar a ração a um gato sem o prejudicar são os seguintes:

Introduza gradualmente a nova ração

A primeira coisa a fazer quando muda a ração do seu gato é começar devagar e misturar o novo alimento com o antigo em quantidades mínimas. Tente aumentar gradualmente a quantidade de comida nova ao longo de uma semana.

Para o fazer, pode utilizar o método de 7 dias para mudar a ração do seu gato, que consiste nos seguintes passos:

  • Primeiro e segundo dias: Misture 25% da nova ração com 75% da ração antiga.
  • Terceiro e quarto dias: Misture 50% da nova ração com 50% da ração antiga.
  • Quinto e sexto dias: Misture 75% da nova ração com 25% da ração antiga.
  • Sétimo dia: Pode agora introduzir 100% da nova ração.

Pode adaptar este plano e reduzir ou prolongar o número de dias, aumentando a proporção de alimentos frescos para gatos que dá em cada refeição.

Observe o comportamento do seu gato

Agora que já sabe como mudar a ração a um gato, eis a segunda parte: Analise o seu comportamento.

Durante este processo, é importante monitorizar a reação do seu gato às mudanças e estar atento a sintomas como vómitos ou diarreia. Neste caso, recomendamos que contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível para obter conselhos sobre o que fazer.

Mantenha uma rotina de hábitos e alimentos

Como já foi referido, os gatos são criaturas de hábitos. Horários regulares de alimentação ajudarão o seu gato a adaptar-se melhor à mudança de ração.

Ofereça-lhe água fresca

Quando mudar para uma nova ração, certifique-se de que o seu gato tem sempre acesso a água fresca, uma vez que uma nova dieta pode deixar o seu gato com mais sede.

Para isso, pode utilizar fontes para gatos, que são muito úteis para garantir que o seu gato tem sempre água fresca.

loading

Recomendamos que leia o nosso artigo "Fontes para gatos: essenciais para a sua hidratação." para obter dicas sobre como manter o seu gato hidratado.

Utilize o reforço positivo

Nunca force o seu gato a comer a nova ração, porque se o castigar ou repreender, ele associará a nova ração a algo negativo. Se o seu gato se recusar a mudar de ração, pode utilizar o reforço positivo, recompensando-o sempre que ele se aproximar do comedouro ou comer a nova ração. Para o efeito, pode utilizar os snacks preferidos do seu gato.

loading

Em suma, recomendamos sempre que consulte um especialista para obter conselhos sobre o que fazer se precisar de saber como mudar a ração do seu gato.

Pode encontrar mais informações sobre a alimentação dos gatos nos seguintes artigos:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt