Benefícios da comida húmida para gatos

No momento de comprar, muitos de vós ficarão perplexos com a vasta gama de produtos alimentares para gatos disponíveis. A primeira coisa a ter em conta é que cada animal requer alimentos e cuidados específicos em função da sua fase da vida, estilo de vida e necessidades particulares. Neste posto vamos fornecer-te toda a informação necessária para escolheres a comida certa para o teu companheiro.

Se o que queremos é proporcionar ao nosso amigo felino uma nutrição adequada, a primeira coisa que precisamos de saber é que existem dois tipos de alimentos:

Diferenças entre a ração seca e a comida húmida para gatos

Comecemos pela ração seca. A ração seca tem uma alta concentração de nutrientes e a sua textura crocante ajuda a manter os dentes do seu gato limpos. Além disso, a ração seca é frequentemente mais prática e conveniente de armazenar, uma vez que tem um período de conservação mais longo e dura muito mais tempo do que a comida húmida.

loading

A principal diferença entre ração seca e comida húmida é a quantidade de água que contém. Se os gatos domésticos forem alimentados apenas com ração seca, podem estar em risco de desenvolver pedras nos rins, razão pela qual é necessário que tenham sempre uma tigela para beber com água fresca disponível. Contudo, esta deficiência não se encontra nos alimentos húmidos, uma vez que este tipo de alimentos contém a quantidade necessária de água.

E esta é apenas uma das vantagens da comida húmida, aqui estão os outros benefícios de incorporar este tipo de comida na dieta do teu animal de estimação:

Benefícios da comida húmida para gatos

  • Hidratação: como contém mais água do que a ração seca, o teu gato precisará de beber menos água. Isto é muito positivo porque os gatos não estão habituados a beber muita água, por isso, se forem alimentados desta forma, permanecerão hidratados.
  • Nutrientes essenciais: A comida húmida para gatos tem uma combinação altamente concentrada de ácidos gordos, proteínas, vitaminas, minerais e hidratos de carbono de que os nossos amigos felinos necessitam.
  • Texturas múltiplas: para os paladares mais exigentes podemos encontrar fatias em molho, geleia, mousse, paté... É necessário conhecer as preferências do nosso fiel amigo. Se, por exemplo, o teu gatinho tiver problemas dentários ou orais, as texturas suaves serão ideais para facilitar a sua alimentação.
loading
  • Variedade de sabores: sabias que os gatos têm 470 papilas gustativas? Muito menos do que os humanos, que têm 9.000. Embora sejam muito sensíveis aos sabores amargos, faltam-lhes as papilas gustativas para apreciarem sabores doces. Na comida húmida encontramos uma grande variedade de sabores e podemos escolher aquele que o nosso pequeno amigo mais gosta; galinha e abóbora, atum e camarão, carne de vaca, truta, sardinha... Deliciosas!
  • Necessidades específicas: dependendo da idade e das características específicas de cada gato (tendência a engordar, sensibilidade digestiva especial, ser esterilizado...) podemos encontrar a comida húmida que melhor se adapta às suas necessidades.
  • Formato da embalagem. A comida húmida é geralmente distribuída em latas e saquetas. Estes pacotes são frequentemente muito práticos, pois contêm uma quantidade de comida que o gato pode consumir numa única refeição. Uma vez abertos, ao contrário da ração seca, a comida húmida é mais difícil de armazenar. Portanto, se sobrar alguma comida depois de aberta, esta deve ser mantida no frigorífico e temperada antes de ser oferecido ao teu gato.
loading

Finalmente, o nosso conselho é de que a combines com ração seca. Para que o nosso pequeno amigo tenha uma dieta equilibrada, é aconselhável combinar ração seca e comida húmida e adaptar sempre as quantidades à sua idade e composição física.

Nas nossas lojas Kiwoko encontrarás uma enorme variedade de comida para gatos onde encontrarás tudo o que procuras. E lembra-te de que se o teu gato tiver problemas com a comida, a nossa equipa de veterinários terá todo o prazer em atender o teu gato em qualquer clínica veterinária Kivet.
Etiquetas: