Como saber se o seu gato está desidratado?

Detetar a desidratação nos gatos não requer um veterinário. Embora os sintomas possam ser subtis, especialmente no início, existem alguns métodos simples para os identificar. Com um pouco de paciência, podemos aplicar estes métodos para conhecer o estado de hidratação do nosso gato.

Neste artigo, vamos dizer-lhe quais são os sintomas que um gato apresenta quando está desidratado, e vamos dar-lhe uma série de conselhos para que possa detetá-lo antes que se torne um problema de saúde grave.

Sintomas de um gato desidratado

Muito poucos donos se interrogam sobre os níveis de hidratação dos seus felinos porque acreditam erradamente que os gatos estarão sempre bem, dada a sua capacidade de serem autosuficientes e independentes.

É melhor estar atento aos sinais de desidratação nos gatos de vez em quando e encorajá-los a beber mais água no verão, quando o tempo está mais quente. A este respeito, é bom aprender a reconhecer os principais sinais desta doença, para que se possa atuar o mais rapidamente possível.

Como é que sei se o meu gato está desidratado?

A desidratação grave pode ser fatal para os gatos, mas felizmente é possível detetar a falta de água numa fase inicial através dos seguintes sintomas e recomendações:

Nível elevado de CTR ou gengivas secas

O CTR refere-se à rapidez com que os vasos sanguíneos se enchem de sangue numa determinada área que foi privada do seu fluxo normal.

O método para detetar este sintoma consiste em pressionar com o dedo as gengivas do gato durante alguns segundos até notar que ficam brancas. Se, depois de libertar a pressão, demorar muito tempo até que a zona volte a ficar branca, isso pode ser um sinal de desidratação.

Além disso, é importante reconhecer que, nos casos mais extremos, basta ver que as gengivas estão muito secas para suspeitar que o felino está a sofrer de desidratação.

Ritmo cardíaco mais elevado e temperatura mais baixa

Se o ritmo cardíaco do seu gato for mais rápido do que o normal, mesmo numa altura em que ele está completamente calmo, isso também deve ser considerado como uma possível indicação de desidratação.

Por sua vez, este sintoma leva ao aparecimento de outro sintoma que pode ser verificado tocando nas patas do animal, e se estas estiverem muito mais frias do que o habitual ou mais frias do que o resto do corpo, é altura de estar alerta para evitar que o problema se agrave ainda mais.

Perda de elasticidade da pele

Um sintoma menos fiável nos gatos mais velhos pode ser detetado testando a elasticidade da pele. Para o fazer, basta beliscar uma secção do dorso e, se a pele demorar muito tempo a voltar à sua forma original, a desidratação pode estar a prejudicar a elasticidade da pele.

Em casos mais avançados, é suficiente identificar se a pele está muito seca.

Falta de lubrificação e olhos brilhantes

Os olhos brilhantes que caracterizam os gatos são uma boa forma de saber que estão bem hidratados e saudáveis. Por conseguinte, a falta de brilho e de lubrificação dos olhos pode muitas vezes ser um sintoma de que a desidratação está em curso.

Perda de apetite e pieira recorrente

Por último, existem os sintomas menos desejáveis, pois a sua manifestação é um sinal de desidratação muito avançada, que esgotou os sistemas internos do gato, afetando assim o seu apetite e humor geral.

No que diz respeito à respiração ofegante, é bastante comum em cães saudáveis, mas nunca em gatos, pelo que este sintoma requer atenção veterinária urgente.

Como evitar a desidratação?

O desconforto para o seu gato e os momentos desagradáveis para si podem ser evitados se aprender a prevenir a desidratação do gato. Para o fazer, existem várias dicas e truques para manter o seu gato bem hidratado:

  • Completar a sua alimentação com comida húmida.
  • Instale uma fonte de água para gatos, pois o movimento é mais atrativo para eles.
  • De acordo com o que foi dito acima, abrir a torneira durante alguns segundos também pode ser uma boa ideia para o levar a beber mais água.
  • Coloque bebedouros para gatos em vários locais da casa para que os gatos tenham acesso fácil à água onde quer que estejam.
  • Mudar a água dos bebedouros com alguma frequência, para que esteja sempre fresca e mais saborosa.
loading

Como hidratar um gato que não quer beber água?

A comida húmida é, sem dúvida, uma das melhores formas de fornecer níveis mais elevados de líquidos ao seu felino. Da mesma forma, em vez de manter os comedouros sempre cheios, é melhor repartir a comida em pequenas quantidades para que o seu gato coma várias vezes por dia, de modo a que o seu instinto natural o leve a beber água após cada refeição.

loading

Além disso, os gatos gostam de beber em sítios diferentes, pelo que ter 2 ou 3 bebedouros em casa é uma boa forma de encorajar e incentivar o seu gato a beber mais água.

loading

Em todo o caso, embora seja relativamente comum que um gato consuma pouca água, não é de modo algum normal que deixe de beber completamente. Nestes casos, é melhor procurar aconselhamento veterinário para excluir qualquer outro problema subjacente.

Por fim, recomendamos um artigo para ajudar o seu gato a enfrentar melhor o calor do verão: "Descubra como a ração húmida beneficia o seu animal de estimação no verão."

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: