Os gatos e o sol: como é que o sol afeta os gatos?

Tal como nós humanos adoramos apanhar sol, também os gatos desfrutam de um bom banho de raios solares. Quem não viu o seu gato deitado ao sol a desfrutar do calor que ele proporciona? Ao contrário dos seres humanos, parece não haver limites à sua resistência ao calor e estes permanecem num estado de extrema descontração. Mas como é que o sol afeta os gatos?

O sol é bom para os gatos?

Tal como o sol contribui para certos benefícios para nós, também tem múltiplos benefícios para os nossos companheiros. Para começar, os gatos são felinos domesticados que procuram os cantos quentes para onde quer que vão, seja dentro ou fora de casa. Como mamíferos, procuram instintivamente manter a sua temperatura corporal e não há nada mais fácil do que refugiar-se no calor proporcionado pelo sol.

Assim, o primeiro benefício é precisamente a regulação da temperatura corporal. A temperatura corporal dos gatos, como a de todos os mamíferos, é reduzida quando estão a dormir porque, como o corpo está parado e relaxado, não se queimam calorias e não se gasta energia. Para compensar a diferença de temperatura enquanto estão quietos, procuram sempre o calor nas zonas quentes da casa ou na luz direta do sol.

O segundo benefício é o mesmo que o proporcionado pelo sol para os seres humanos: vitamina D. Contudo, a grande diferença é que foi demonstrado que o pelo dos gatos funciona como uma espécie de proteção contra os raios ultravioleta, pelo que a quantidade de vitamina D que interfere com os seus corpos é mínima em comparação com a de outros seres vivos. Mesmo assim, para lhes fornecer a quantidade de vitamina D de que necessitam, é ideal complementá-la com uma boa dieta adequada para eles.

E o terceiro benefício do sol para os gatos é simples: eles tomam banho de sol por puro prazer. É certamente uma ação em que os gatos podem dormir livremente e à sua vontade.

Sabendo tudo isto, o sol é realmente bom para os gatos? Sim, mas - e sublinhamos o mas - como no caso dos humanos, deve ser feito com moderação. Os gatos podem sempre procurar calor aos pés da cama, por exemplo, ou em outras áreas da casa, mas a sua exposição solar deve ser regulada. Mesmo que gostem, é necessário estar de olho neles e ter em mente que o seu pelo pode protegê-los, mas não completamente. 

Os gatos também podem sofrer de calor, insolação, queimaduras, dermatites ou, em casos mais graves, carcinomas celulares escamosos, ou seja, cancros de pele em gatos. Isto não costuma acontecer, mas vale a pena ter em mente.

Os gatos apanham sol?

Comprovámos definitivamente que sim, pois é uma forma de regular a sua temperatura e desfrutar de um bom momento. Mas, sabendo isto, podem todos os gatos apanhar sol ou há exceções?

Os gatos brancos podem apanhar sol?

É de notar que nem todas as raças de gatos são iguais. O pelo dos nossos companheiros felinos funciona como uma espécie de escudo contra os raios ultravioletas, mas não os protege completamente. Portanto, os gatos com menos pelos não devem ter exposição prolongada ao sol, bem como os gatos brancos, que não devem ser expostos à luz solar direta.

Isto porque, tal como os humanos com pele clara e delicada como as crianças e os bebés, são mais sensíveis à radiação ultravioleta. Estes gatos não têm melanina como pigmento para o seu pelo, razão pela qual se deve ter um cuidado especial se tiverem pelo branco para evitar causar qualquer tipo de doença na sua pele e pelo. Se não forem devidamente tratados, podem desencadear graves problemas de pele.

De quanto sol precisa um gato?

Embora o banho de sol seja benéfico para a maioria dos gatos, com exceção das raças que não têm muito pelo ou gatos brancos, a exposição solar deve ser regulada. Se possível, é aconselhável manteres um olho no tempo que o teu gato passa ao sol e evitar horas de ponta, especialmente nos meses de verão extremamente quentes. É certamente aconselhável que o nosso gato não passe várias horas ao sol de cada vez.

Porque é que os gatos gostam do sol?

Qualquer pessoa que tenha vivido com um gato sabe que é muito sensível à temperatura. Eles evitam definitivamente o frio e são amantes do calor, por isso o sol é algo que amam. Basta olhar para eles para ver que gostam de descansar debaixo dos raios que atravessam as janelas, bem como de ser benéficos para eles, como já vimos. 

Agora que conheces os segredos da razão pela qual os gatos gostam tanto do sol, não te esqueças de regular a sua exposição solar e, se for verão, tenta levar o teu gato a procurar calor nos cantos da casa. Evita que o teu gato esteja exposto ao sol durante horas, e desfruta da sua companhia!

loading
Lembra-te que a Kiwoko tem todos os acessórios, brinquedos e comida para mimares o teu gato como ele merece. Visita o nosso website para encontrares o catálogo completo de produtos para felinos ou vai a uma das nossas lojas físicas e deixa que os nossos profissionais te aconselhem.