Suor de gatos: os gatos suam?

A temperatura exterior aumentou consideravelmente e transpirar para regular a temperatura exterior é uma reação natural de muitos seres vivos, incluindo os humanos. Os gatos, embora possa não parecer porque não os vês cobertos de suor, também transpiram, mas fazem-no de uma forma diferente da nossa, queres saber como e por onde o fazem?

Por onde é que os gatos suam?

Os gatos têm uma camada espessa que pode suportar temperaturas de até cinquenta graus sem danos. Isso não significa que sejam imunes ao calor. Também estão familiarizados com a sensação, mas os seus corpos têm diferentes mecanismos para lidar com ela e regular a sua temperatura.

As glândulas sudoríparas dos gatinhos são muito menores em número do que as dos seres humanos. As nossas cobrem toda a superfície da derme, ou seja, todo o nosso corpo. As glândulas sudoríparas dos gatos estão localizadas em locais muito específicos: o queixo, os lábios, o ânus e as almofadas das suas patas. Esta é uma das razões pelas quais é difícil ver o suor de um gato, e parte da explicação por que algumas pessoas ainda pensam erradamente que os gatos não transpiram.

As raças sem pelo suam mais

As raças de gatos sem pelo, tais como o Sphynx ou Peterbald, são uma exceção. Estes gatos têm glândulas sudoríparas espalhadas por todo o seu corpo e por isso transpiram geralmente por todo o seu corpo, tal como os humanos.

Como é que os gatos suam?

O mecanismo de transpiração dos gatos é o mesmo que o dos seres humanos e outros animais. Quando o seu corpo sofre um aumento de temperatura e fica sobreaquecido, o seu cérebro envia um sinal às glândulas sudoríparas para entrar em ação, começar a suar e libertar suor para arrefecer o corpo e baixar a sua temperatura.

Além disso, os gatos suam em circunstâncias semelhantes às dos seres humanos: quando estão quentes, sim, mas também quando estão nervosos, com medo, stress ou mesmo quando estão doentes ou passam por intensa atividade física. Depois a sua temperatura corporal sobe e o processo de transpiração começa. 

Como saber se os gatos estão a suar?

Há várias maneiras de detetar diretamente se o teu gato está a suar. O suor que os gatos derramam através das suas almofadas deixará um rasto em certos tipos de superfícies sobre as quais andam ou sobre as quais descansam as suas patas. Estes rastos húmidos são fáceis de detetar e indicam que o teu animal de estimação está a transpirar. Além disso, o suor de gato emite um cheiro específico e doce, que é facilmente detetável pelos humanos. Quando se aprende a identificá-lo, é fácil saber quando o gato está a suar.

O que é que os gatos fazem quando têm calor? 

Outra forma indireta de saber se o teu gato está a suar é reconhecer as atitudes e hábitos do teu animal de estimação quando ele ou ela tem calor, uma vez que é muito mais provável que o teu animal de estimação esteja a suar nestas circunstâncias.

Limpeza

Os gatos gostam de se cuidar a si próprios. Adoram pentear e lamber as suas peles ou lavar as patas para manter a higiene corporal. No entanto, a limpeza é também um mecanismo que desenvolveram e que está relacionado com o controlo da temperatura. É especialmente útil em espécies com pelo denso. Quando está muito calor e o teu animal de estimação está a lamber cuidadosamente as patas e todo o seu corpo, pode ser um sinal claro de que ele está a ficar quente e provavelmente a suar. Quando a saliva evapora ajuda a baixar a temperatura do seu corpo e ajuda a arrefecê-los.

Descanso prolongado

Outra atitude que também indica que os gatos podem estar com calor, e portanto uma maior probabilidade de transpiração, é a sua apatia crescente. Em dias particularmente quentes, passam muito mais tempo inativos e em repouso. Gostam de se deitar à sombra ou em locais frescos e não se movem muito. Isto porque o seu corpo trabalha menos e gera menos calor, pelo que a sua temperatura é mais facilmente regulada.

Beber muita água

Um aumento do consumo de água em dias quentes é absolutamente normal. É devido à necessidade de hidratação e é uma ótima forma de baixar a temperatura central do animal e arrefecer. Se notares que o teu gato está a beber muito mais do que o habitual num dia muito quente, é provável que ele também esteja a suar.

Ofegar

O ofegar é um mecanismo que os gatos partilham com outros animais, tais como cães, quando se trata de se arrefecerem a si próprios. Permite que o calor do seu tórax escape pela boca e é arrefecido pela humidade das suas membranas mucosas. Não é, contudo, um mecanismo comum nos felinos, uma vez que a sua atividade física é muito mais baixa do que nos cães e quando ocorre é porque estes sofrem de uma temperatura realmente elevada.

loading

Na Kiwoko e em todas as nossas lojas físicas podes encontrar todo o tipo de artigos para combater o calor que o teu gato sente.
Etiquetas: