Sendo pequenos mamíferos da ordem dos roedores, os ratos caracterizam-se, entre outras coisas, pela sua alimentação. De facto, as espécies mais conhecidas do rato, são o doméstico e o de campo, e têm diferentes tipos de dietas.
A fisionomia dos ratos dá-nos outra pista do que comem os ratos. Os ratos contam com um grande sentido de olfato que lhes permite detetar o alimento a uma longa distância.
E de igual forma, o seu habitat também oferece uma perspetiva sobre a forma como obtêm o seu alimento. Os ratos costumam habitar tanto em zonas com pouca vegetação como em florestas, sem esquecer as casas no caso de serem domésticos.
Após esta breve revisão das suas características gerais, é o momento de analisar o aparelho digestivo dos ratos, onde se descobre que são herbívoros. Desta forma, o seu aparelho digestivo está adaptado para consumir matéria vegetal. Contudo, esta não chega a ser decomposta pelo estômago nem pelo intestino do rato, de modo que este animal tem o hábito de ingerir matéria fecal para obter as proteínas e vitaminas que obteria com a correta absorção da matéria vegetal.
No entanto, os especialistas consideram os ratos, animais omnívoros, uma vez que, também é habitual vê-los alimentarem-se de outros pequenos animais, inclusive de restos de comida humana.
Outro ponto importante, são os seus dentes, que não param de crescer, pelo que a comida ajuda os ratos a limar os seus incisivos.
E no que diz respeito à quantidade de alimento, o que comem os ratos representa 10% do seu peso corporal. Além disso, precisam de 15% de proteínas mais 85% de vitaminas, minerais, fibra e hidratos de carbono.
De que se alimentam os ratos domésticos?
Tendo em conta que no exterior a esperança média de vida de um rato é menor já que tem mais probabilidade de ser devorado por predadores, os ratos domésticos têm um tipo de alimentação adaptada às suas condições de vida, tal como uma comida específica para ratos que lhes fornece os nutrientes de que necessitam para a sua vida diária.
Esta gama de ração inclui frutas desidratadas como a maçã ou a banana, vegetais desidratados como a cenoura, óleo de soja, cereais, alfarroba, sementes, frutos secos, feijões, produtos lácteos e alimentos ricos em fibra.
Por sua vez, este tipo de dieta pode ser complementada com pequenas peças de alimentos naturais que os ajudem a desgastar os seus dentes como a cenoura, o aipo, os espinafres, o pepino, o pêssego, a pera, os brócolos, o pão duro, o queijo e a carne.
O que comem os ratos de campo?
No caso de viverem na natureza, os ratos alimentam-se de leite materno durante os primeiros 25 dias de vida.
Depois do desmame, os ratos do campo comem plantas, frutos, sementes, raízes, vegetais, insetos, outros pequenos animais como besouros, lagartas, baratas, gafanhotos, vermes, caracóis, escorpiões e restos de comida humana.
Relativamente ao mito que refere que os ratos são loucos por queijo, os especialistas apontam que quer se tratem de ratos domésticos ou do campo, eles costumam preferir grãos, frutos e alimentos doces. De facto, a sua suposta atração por queijo deve-se ao seu sentido de olfato desenvolvido, mas podem mesmo chegar a detestar este alimento.
Recordamos-lhe que nas nossas lojas Kiwoko e em www.kiwoko.pt encontrará tudo o que necessita para cuidar do seu rato doméstico. |