Quais são as maiores cobras do mundo?

As maiores cobras do mundo são répteis capazes de o deixar realmente fascinado.  Além do seu incrível tamanho, o medo que elas são capazes de despertar e as suas coloridas formas fazem com que sejam uma das criaturas mais chamativas do planeta.

As maiores cobras do mundo

No mundo existe uma grande quantidade de cobras diferentes que se destacam por diversos motivos: a sua letalidade, o seu aspeto ou tamanho são algumas das características que mais chamam à atenção.

Nesta ocasião, vamos centrar-nos naquelas que se sobressaem devido ao seu tamanho surpreendente.

A maior anaconda

A maior anaconda do mundo é a anaconda verde. Habita no Sul da América e o seu tamanho pode rondar os quatro metros de comprimento, mas foram encontradas algumas espécies que excedem esta medida.

O seu tamanho não é o único surpreendente, já que o seu peso também é incrível, ronda os 250 kg, o que a torna numa cobra incrivelmente pesada.

Cobra cascavel

A cobra cascavel habita principalmente no Norte da América. É um tipo de cobra venenosa que pode encontrar nas áreas arenosas das florestas ou em regiões costeiras. Não será difícil distinguir esta espécie de cobra, já que a cascavel é fácil de reconhecer através da ponta da cauda.

Além do mais, o som que a cascavel emite também é muito característico, pois trata-se de um sinal de aviso para os predadores. O seu peso pode alcançar os quatro quilos e o seu comprimento, até os dois metros e meio. É definitivamente, uma das maiores e mais perigosas cobras venenosas.

Surucucu

Ao contrário da cascavel, a surucucu só pode ser encontrada na América Central e na América do Sul. É bastante perigosa não apenas pelo seu tamanho, mas também devido ao veneno letal. Por isso, é necessário que tenha um extremo cuidado se interagir com alguma.

Caracteriza-se por possuir uma cor creme no abdómen e umas manchas negras na parte superior em conjunto com a sua pele castanha.  Além do mais, tem um chocalho na ponta da cauda que vibra como sinal de ameaça. O seu tamanho pode alcançar um máximo de quatro metros, mas normalmente ronda os dois.

Jiboia

De certeza que já ouviu falar alguma vez da jiboia, tendo em conta que se trata de uma das cobras mais conhecidas. Tem origem no continente americano. Os amantes dos animais de estimação exóticos têm esta espécie como escolha predileta, mas isto não significa que seja um bom animal de estimação, já que, apesar de não ser venenosa e não ter dentição áglifa, é bastante perigosa.

O seu tamanho é realmente impressionante, tendo em conta que pode alcançar até cinco metros de comprimento na idade adulta, fazendo com que a jiboia seja uma das maiores cobras do mundo.  

Pitão diamante

A pitão diamante  é uma cobra proveniente da Austrália que habita nas regiões montanhosas e nas zonas costeiras. Caracteriza-se por ter um centro amarelado, manchas com bordas negras e uma cor verde azeitona brilhante.

Apesar de normalmente medir entre três e quatro metros, foram encontradas espécies com até 6,8 metros.

Pitão ametista australiana

A pitão ametista australiana é outra cobra de tamanho grande que pode encontrar na Austrália. O seu tamanho pode alcançar até os 8,5 metros de comprimento. Além do mais, também pode ser encontrada na Nova Guiné. Costuma habitar no cimo das árvores.

O mais aterrorizador desta cobra é que é capaz de caçar animais quatro vezes maiores, incluindo os seres humanos. Portanto, é uma cobra que não gostaria de encontrar.

Qual é a maior cobra do mundo?

Depois de tantas cobras de grande tamanho, provavelmente está a perguntar-se quanto mede a maior cobra de todas. A este respeito, podemos dizer que é a pitão-reticulada e o seu tamanho pode exceder os dez metros.

É uma cobra bastante perigosa, já que é muito ágil, o que lhe permite subir árvores sem dificuldade. Além do mais, a sua dieta também é impressionante, pois é capaz de comer animais grandes como leopardos, veados e macacos.

Qual é a maior cobra venenosa?

A pitão-reticulada não é venenosa, portanto o lugar da maior cobra venenosa pertence à cobra-real. Pode exceder facilmente os cinco metros de comprimento. O seu nome científico é “ophiophagus hannah'' e significa “comedora de cobras”.

Não é por acaso que tem esse nome, já que é uma autêntica cobra canibal, tendo em conta que a maior parte da sua dieta é composta por outras cobras.

De facto, acredita-se que, para evitar comer as suas crias, as fêmeas abandonam o ninho antes dos ovos eclodirem. Contudo, com o desaparecimento do seu habitat natural e devido à diminuição das suas fontes de alimento, a cobra real começou a caçar outras espécies de cobras que normalmente não fazem parte da sua dieta.

Esperamos que esta publicação lhe tenha sido útil e lembre-se que, se tiver alguma dúvida sobre os cuidados que precisa a sua cobra, pode dirigir-se à sua lojas Kiwoko mais próxima e questionar os nossos especialistas. Terão todo o prazer em ajudá-lo. Uma vida longa à sua cobra!

Etiquetas: