Como levar o seu cão à rua quando chove: dicas e conselhos

Arrepia-se sempre que vê um céu nublado?

Para a maioria dos donos de animais de estimação, passear em dias de chuva é uma provação.

Em alguns casos, porque alguns cães têm um medo irracional da chuva. Noutros casos, porque é desconfortável andar quando chove

Por isso, neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas importantes sobre como levar o seu cão a passear quando chove e fazer com que seja uma experiência para si e para o seu cão. Continue a ler!

Como é que preparo o meu cão para sair quando chove?

Levar o seu cão à rua quando chove pode ser um desafio, mas com os preparativos certos pode tornar a experiência confortável e agradável.

Eis algumas dicas sobre como se preparar para levar o seu cão à rua quando chove.

Escolha o equipamento certo

Certifique-se de que tem o equipamento adequado antes de passear o seu cão quando chove. Pode ser um impermeável para o seu cão, uma trela à prova de água e até botas para proteger as patas do seu cão da água e dos produtos químicos no chão molhado.

loading

Escolha o seu percurso e verifique o tempo

Escolha um trilho que ofereça um abrigo natural, como um parque com árvores ou uma área coberta para evitar que o seu cão se molhe demasiado. Considere também a duração do passeio e ajuste-a consoante a intensidade de chuva que cair.

Não prolongue desnecessariamente o seu passeio. Se a chuva ficar mais intensa ou se vir uma tempestade a aproximar-se, é melhor regressar a casa.

Proteja o seu pelo

Se o seu cão tem um pelo comprido, é aconselhável escová-lo antes de sair à rua e colocar-lhe um gorro para evitar que se molhe e para o manter seco e sem emaranhados e nós. 

Os cães de pelo curto devem também ser protegidos da humidade com roupas quentes.

Reforce os comandos

Se não quer que o seu cão salte ou trema quando tenta vestir-lhe o casaco ou sair quando chove, certifique-se de que ele  responde bem aos comandos “senta” e “anda”. Isto é importante porque se o seu cão puxar por si ou rolar demasiado, pode fazer com que escorregue no chão molhado e pode até fugir com medo da chuva.

Conheça o seu cão

Alguns cães simplesmente não suportam a chuva e ficam stressados com o mau tempo. Se for este o caso do seu cão, não o force a sair à rua. Tente escolher soluções de exercício e estimulação no interior que satisfaçam as necessidades do seu cão e passeie o seu cão quando chove durante alguns minutos para que ele possa aliviar-se no exterior. 

Utilize recompensas e reforço positivo

Durante e após um passeio quando chove, pode recompensar o seu cão com guloseimas e palavras de elogio. Isto ajudará o seu cão a associar os dias de chuva a experiências positivas.

Lembre-se: o reforço positivo é muito importante, especialmente se o seu cão tem medo da chuva. Se treinar o seu cão reforçando o comportamento desejado e recompensando-o, conseguirá gradualmente que o seu cão saia quando chove de uma forma muito mais fácil e calma para ambos.
loading

O que é que faz quando chega a casa depois de passear o seu cão quando chove?

Quando regressa a casa depois de passear o seu cão quando chove, é importante seguir alguns passos para se certificar de que o seu cão está confortável e para manter a sua casa limpa e arrumada.

Seque o seu cão 

A primeira e mais importante coisa a fazer quando chega a casa depois de ter estado a passear à chuva é secar o seu cão. A humidade no pelo do seu cão pode causar desconforto e problemas de saúde. 

Pode fazê-lo colocando uma manta para cães ou uma toalha junto à porta para que o seu cão se possa esticar e acabar de se secar. 

Pode também utilizar toalhas absorventes para secar o corpo do seu cão, com especial atenção para as patas, a barriga e as orelhas. Se necessário, pode utilizar um secador de cabelo numa posição baixa (desde que o seu cão o tolere), mas tenha cuidado para não queimar a pele dele. Se o seu cão tiver um pelo comprido, poderá ter de escovar o pelo para remover o excesso de humidade.

Se o seu cão ficou muito sujo depois de um passeio, pode utilizar champô seco para eliminar os odores desagradáveis causados pela humidade e manter o pelo forte e brilhante.

Mas lembre-se! Nunca dê banho ao seu cão depois de sair quando chove. Isso só o deixará mais húmido e mais difícil de o secar completamente depois. Além disso, o excesso de humidade pode causar-lhe problemas respiratórios ou de pele.
loading

Limpe as patas e as orelhas

Tenha o cuidado de limpar e secar as patas e as orelhas do seu cão, pois podem conter lama e sujidade. Um pano húmido ou toalhetes húmidos são úteis para este efeito. 

loading

Recomendamos que consulte o nosso artigo "Conselhos para desinfetar o seu cão depois de um passeio".

Lave o seu equipamento

Se tiver utilizado casacos, cintos ou outro equipamento impermeável, lave-os e deixe-os secar e prontos para a próxima utilização. 

Nunca use roupas ou arneses molhados no seu cão, pois a humidade transfere-se para o corpo e o cão pode constipar-se.

Recompense-o

Assim que o seu cão estiver seco e confortável, não se esqueça de o recompensar com guloseimas e de passar algum tempo a acariciar e a brincar, o que tornará mais fácil levá-lo para a rua quando chove!

Em suma, passear quando chove pode ser um desafio, mas com uma boa preparação e seguindo as dicas que fornecemos neste artigo, pode tornar a experiência agradável para si e para o seu cão. 

Lembre-se que cada cão é único e que alguns gostam de chuva enquanto outros são mais relutantes, por isso seja paciente e compreensivo com o seu cão!

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,