Pastor Belga: Conselhos, Cuidados e Características

Nome: Pastor Belga, Pastor-belga-malinois, Pastor belga tervuerense, Pastor Belga Laekenois, Pastor belga groenendael
Origem: Bélgica
Esperança média de vida: 10-12 anos
Pelo: Curto, longo, liso, áspero
Altura:  56-66 cm
Peso:  20-30 kg
Temperamento: Carinhoso, protetor
Necessidades: Necessidades: Escovagem, rotina de exercício físico
Aptidão: Pastoreio, guarda, donos experientes

Origem do Pastor Belga

O Pastor Belga tem a sua origem em 1890, quando um professor da Faculdade de Ciências Veterinárias da Bélgica estabeleceu os padrões para as diferentes variedades desta raça de cão: Groenendael, Tervueren, Laekenois e Malinois, que por sua vez receberam o nome das zonas belgas de onde são originários. 

Independentemente da variedade, o Pastor Belga caracteriza-se por ser uma raça de cão inteligente e ativa que pode ser treinada para desempenhar diferentes funções como o fizeram em ambas as Guerras Mundiais, quando trabalharam como portadores de mensagens, entre outros trabalhos.

Tipos de Pastor Belga

Como mencionamos anteriormente, existem diferentes variedades desta raça de cão em função do tipo de pelagem que apresentam com uma extensa paleta de cores. 

Tipo de pelo

As variedades de Pastor Belga reconhecidas pela sua classe de pelagem, são: 

  • Pastor Belga Malinois: a primeira variedade reconhecida como tal e possivelmente também a mais popular. O seu pelo é curto e costuma ser de cor castanho claro, vermelho ou cinza, apresentando um tom preto nas pontas. A sua face e orelhas também são de cor preta.  
  • Pastor Belga Groenendael: aqui destaca-se o Pastor Belga preto, cujo pelo é longo. 
  • Pastor Belga Tervueren: o seu pelo também é longo, tendo cores semelhantes ao Malinois. 
  • Pastor Belga Laekenois: o seu pelo é do tipo áspero, além de ser resistente às alterações climáticas. No que diz respeito aos tons que apresenta, destacam-se o vermelho e o preto, localizados sobretudo no focinho e na cauda. 

Carácter e comportamento do Pastor belga

O Pastor Belga é uma raça de cão que se caracteriza por ser fiel, carinhoso e protetor. Daí que, não seja recomendável fomentar o instinto guardião do Pastor Belga quando este é jovem, já que pode confundir-se e começar a proteger em situações inadequadas. 

Por sua vez, o seu instinto pode ser redirecionado para o pastoreio, para as forças especiais para deteção de drogas e bombas ou o rastreamento e resgate, atividades como agility e o mushing e inclusive para terapia com deficientes, doentes e idosos. 

Conselhos de treino e educação 

Em primeiro lugar, há que recordar que o treino de um Pastor Belga, de igual modo a outras raças de cão, deve ser de forma positiva. Desta maneira, não só a relação entre o dono e o cão será fortalecida, como o Pastor Belga se sentirá estimulado ao receber a motivação correta.  

Dado que é uma raça de cão que adora passar tempo ao ar livre, a melhor forma de educá-lo é mediante um treino físico. Por isso, o Pastor Belga não é um tipo de cão recomendado para pessoas sedentárias, as quais não gostam de se manterem ativos.

Também é importante que socialize com outros cães, evitando assim que sofra problemas de comportamento no futuro. Contudo, não há que esquecer de fomentar a estimulação mental  através de brinquedos. Inclusive atividades como agility podem ser benéficas para o treino combinado da sua condição física e obediência.  

loading

O cachorro Pastor Belga

Como já foi referido, desde que é pequeno o Pastor Belga cachorro é instintivamente protetor. Por essa mesma razão é tão importante que o seu treino e socialização inicie precocemente.  Apenas assim se poderá garantir um comportamento equilibrado. 

Além do mais, não podemos esquecer que se trata de uma raça excelente para o lar se for treinado de forma adequada. Então será um companheiro carinhoso com um instinto natural de pastoreio. 

Por isso, não será estranho que o Pastor Belga cachorro se dedique a perseguir e rodear as pessoas, além de mordiscar os calcanhares com a intenção de redirecionar os seus passos. Motivo pelo qual é uma raça de cão recomendada para casas com crianças, tendo em conta que o animal irá controlar os pequenos. 

Como alimentar um Pastor Belga de acordo com a sua idade? 

Do mesmo modo que acontece com outras raças de cão, o Pastor Belga necessita de uma dieta específica para cada etapa da sua vida, tendo em conta que as suas necessidades, em cada uma delas, são diferentes.  

Cachorro

O Pastor Belga cachorro precisa de uma ração específica para cachorros que lhe dê as proteínas de origem animal que satisfaçam as suas necessidades de energia e que também garantam que cresce corretamente.  

Adulto

Já em adulto, o Pastor Belga requere uma ração completa e equilibrada que cubra as suas necessidades nutricionais, especialmente tendo em conta a sua condição física e a energia que possui. 

Outro fator a ter em conta é a displasia da anca que pode sofrer de forma hereditária. De modo que seria recomendável oferecer-lhe um suplemento de condroprotetores para as suas articulações.

Sénior

Finalmente, o Pastor Belga sénior irá necessitar de uma ração específica para essa etapa de vida e que possua a quantidade adequada de calorias para evitar que ganhe peso, algo que irá fazer com que o estado displasia da anca piore.  

loading

Saúde da raça 

Apesar do Pastor Belga ser uma raça de cão saudável de modo geral, existem certas afeções às quais tem uma vulnerabilidade hereditária.

Patologias de saúde típicas do Pastor Belga

Como foi mencionado, o Pastor Belga pode chegar a sofrer de displasia da anca, doença que começa a experimentar desde o crescimento e que produz uma falta de ajuste na articulação da sua anca, o que causa instabilidade e dificuldade para se mover. O seu tratamento passa pela prevenção mediante check-ups veterinários, além de lhe oferecer uma alimentação que reforça as suas articulações e o mantém devidamente exercitado. 

Outra afeção comum do Pastor Belga são as perturbações oculares hereditárias, que também exigem a consulta de um veterinário para evitar consequências no futuro.  

Cuidados

Os cuidados básicos para manter o Pastor Belga saudável centram-se especialmente no seu pelo. 

Pelo

Dado que el Pastor Belga perde pelo constantemente, é fundamental escovar o pelo semanalmente e na época de mudança de pelo, esta rotina deve ser diária. Assim irá eliminar o pelo morto acumulado. E por outro lado, convém dar-lhe banho sempre que precisar.  

Outros 

Outro aspeto a cuidar são os seus olhos, os quais devem ser limpos de modo habitual para evitar o contacto do pelo com o olho ou com as próprias pestanas para não irritarem a zona. De igual forma, convém retirar as remelas acumuladas, pelo que será necessário uma gaze ou um algodão empapado com soro fisiológico. Igualmente deve-se estar atento a qualquer anomalia que o olho apresente como o aparecimento de algum tipo de secreção que requeira a visita ao veterinário. 

Adoção de um Pastor Belga

Depois de conhecer em profundidade o Pastor Belga, uma raça de cão enérgica e carinhosa que com o treino adequado pode desempenhar diferentes funções, é possível que deseje adotar um. Contudo, primeiro deve ter em conta que se trata de um cão que demanda muita necessidade de exercício físico e que o seu instinto protetor faz com que não seja recomendável para conviver com crianças.

Se conseguir cumprir com estes requisitos, aconselhámos-lhe a procurar em protetoras de animais, onde poderá encontrar o Pastor Belga de acordo com a sua idade, tamanho e cidade onde está à espera de uma família que lhe dê o lar que tanto merece. 

Recorde-se que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt pode encontrar os produtos que necessita para o cuidado do seu Pastor Belga. 
loading
Etiquetas: