Como posso evitar que o meu gato marque o território com urina?

Se o seu gato estiver a dedicar-se a marcar várias partes da sua casa com urina, é possível que esteja bastante desesperado. Quer saber o que pode fazer para deter este comportamento? Nesta publicação contamos-lhe como!

Diferenças entre urinar fora da caixa de areia e marcar o território com urina

Em primeiro lugar, é importante determinar se o seu gato está realmente a marcar ou se só está a urinar fora da caixa de areia.

  • Com a marcação de urina, os gatos tendem a parar erguidos e a deixar uma pequena marca de urina em superfícies verticais, como nomeadamente uma parede.
  • Quando estão a urinar, os gatos geralmente agacham-se para urinar grandes quantidades em superfícies horizontais.

Se não tiver a certeza do motivo do comportamento do seu gato, o melhor é um veterinário examinar o seu gato para determinar a causa do problema em vez de o tratar por conta própria. Se tiver a certeza de que aquilo que o seu gato está a fazer é marcar o território, há algumas medidas que pode tomar para travar esta prática.

Por que motivo os gatos marcam com urina?

Para os gatos, marcar com urina é uma forma natural de comunicar com os outros. Enquanto a maior parte dos gatos marcam libertando pequenas quantidades de urina em superfícies verticais, por vezes também podem fazê-lo em superfícies horizontais, ou inclusivamente defecar. Mas por que o fazem?

  • A maior parte dos gatos que marcam o seu território com urina são machos que não foram esterilizados, as hormonas podem desempenhar um papel crucial neste tipo de comportamento.
  • Por motivos territoriais ou quando se sentem ansiosos ou ameaçados. Por ex., a presença de gatos de rua no seu jardim pode fazer com que o seu gato marque próximo de janelas e portas como uma forma de identificar que é o seu território.
  • Os animais de estimação novos no lar ou um conflito entre os animais de estimação existentes no mesmo lar também pode fazer com que os animais de estimação sintam necessidade de marcar o seu espaço.
  • As mudanças no ambiente do seu gato, como reorganizar o seu espaço pessoal ou mudar-se para uma nova casa podem ser motivo de stress e induzir a marcação.
  • Ocasionalmente, o gato marcador pode apontar para a roupa ou a roupa de cama de uma pessoa ou visitante na casa.

7 formas de evitar que o teu gato marque o território com urina

Há várias formas de mudar o comportamento de marcação, mas é importante recordar que o castigo deve ser evitado, uma vez que só aumentará o stress do seu gato e aumentará a micção.

1 Esterilizar

O primeiro passo para eliminar a micção é esterilizar o seu gato. Quando as hormonas sexuais diminuem, o mais provável é que a quantidade de marcação também se reduza.

2 Determine o conflito

Avalie se alguma espécie de disputa com outros gatos está a causar stress no seu gato. Se o seu gato estiver a ser perseguido, maltratado ou atormentado de alguma forma por um gato ou cão na sua casa, este assunto deve ser resolvido com um profissional qualificado. Este pode recomendar técnicas como a separação temporária, a dessensibilização, o contra condicionamento e o treino para melhorar a relação entre os seus animais de companhia.

3 Interior

Se os gatos de rua estiverem a causar stress ao seu felino, instale bloqueadores provisórios de janelas na metade inferior das janelas ou baixe as persianas, para ajudar o seu gato a relaxar. Se permitir ao seu gato estar tanto dentro como fora de casa, deixar que durante uns tempos não saia para o exterior poderia eliminar o stress que o seu animal de companhia pode estar a encontrar fora.

4 Limpeza e calma

Devem ser utilizados produtos de limpeza enzimáticos para eliminar qualquer odor na roupa de cama e no solo que possa incitar um gato a voltar a urinar numa área que já tinha marcado anteriormente. Quando tiver eliminado todos os odores, pulverize esta zona com um spray de feromonas felinas, isto ajudará a que o seu gato se sinta mais seguro na zona e possa incentivar a marcar com as suas bochechas em vez de marcar com urina.

5 Aumente o número de caixas de areia

Coloque várias caixas de areia em vários lugares da casa, para que o seu gato possa ter livre acesso a um tabuleiro sem ser interrompido por outros gatos. Isto pode reduzir o stress, em especial num lar com múltiplos animais de companhia.

6 Fomente a atividade

Dê ao seu gato brinquedos com os quais se possa entreter durante o dia, como quebra-cabeças de comida para gatos ou brinquedos interativos que possa manusear mesmo na sua ausência. Isto mantê-lo-á ocupado e terá menos tempo para estar stressado - ou para marcar a casa.

7 Rotina e estabilidade

Programe um par de sessões de brincadeira ou de treino de truques com o seu gato todos os dias para dar-lhe uma rotina no seu dia-a-dia e estabilidade nas interações com as pessoas da casa.

loading

E lembre-se de utilizar sempre reforços positivos. Outro truque que também pode funcionar é mudar a associação do gato com a sua área de marcação preferida realizando outras atividades que o gato desfrute neste espaço, como acariciá-lo e abraçá-lo, para reduzir o stress.

Se o seu gato continuar a marcar, entre em contacto com o seu veterinário numa das nossas clínicas veterinárias Kivet.