Porque é que o meu gato não mia?

Miar é uma das muitas formas de comunicação que os gatos têm e sobre a qual nós, humanos, estamos mais curiosos. Para chamar a atenção, pedir comida ou carícias, os gatos têm diferentes tipos de miar, e saber porque é que estes animais o fazem é o assunto principal desta publicação. 

Foi demonstrado que os gatos apenas miavam para comunicar com os humanos e que utilizam outros métodos de comunicação com outros felinos, tais como rosnar ou ronronar. Na natureza, os gatinhos são capazes de miar para avisar a mãe de que estão feridos, com fome ou com frio, mas acabam por deixar de miar e não miar novamente. 

Sendo animais solitários, os felinos não precisavam de comunicar com outros animais, nem mesmo com outros espécimes da sua espécie, e quando o faziam, utilizavam o seu olfato, deixando vestígios de urina ou esfregando-se uns nos outros. À medida que começaram a interagir com os humanos, começaram a desenvolver o miar, pois o olfato das pessoas não é tão desenvolvido e a urina dos gatos é mais um problema do que uma mensagem. 

Portanto, a relação entre gatos e humanos levou os primeiros a desenvolver uma forma de comunicação para lidar com as pessoas e atrair a sua atenção. Além disso, este miar está em constante evolução, e muitos gatos são capazes de fazer um som que lembra muito as palavras reais (embora seja provável que não saibam o seu significado e o façam sem se aperceberem).

Nem todos os gatos miam da mesma maneira, e alguns são mais faladores do que outros, por isso quando um gato deixa de miar é uma questão mais preocupante do que parece, e pode até significar um problema de saúde mais ou menos grave. 

Abaixo, vamos mostrar-te algumas das razões pelas quais o teu gato deixou de miar, mas lembra-te, qualquer anomalia que encontres no teu gato, informa um especialista ou veterinário, pois serão os melhores para te dar uma resposta e uma solução para o problema do teu gato. 

O meu gato perdeu a voz e não mia: causas

O miar dos gatos pode significar muitas coisas, dependendo do tipo de miar que fazem e do que os seus donos estão a fazer quando o fazem. Mas o que significa quando não emitem um som? Algumas das razões podem ser as seguintes:

Frio

Os gatos são também suscetíveis a constipações como os humanos devido a uma maior exposição ao frio. As correntes de ar ou peles molhadas podem também causar-lhes uma constipação e eventualmente levar à rouquidão que os impede de miar.

Laringite

Tal como no caso das constipações, os gatos também podem sofrer de inflamação da laringe como os humanos. O frio é a causa desta laringite, quer de uma queda de temperatura, quer de beber água muito fria. O miar constante também pode ser a causa desta laringite, que se manifesta sob a forma de afonia e desaparece normalmente em cerca de 5 dias. 

Infeção respiratória

Se este resfriado não for tratado corretamente, pode evoluir para uma infeção respiratória, cujos sintomas, para além da falta de voz e rouquidão, são o mal-estar geral e a falta de apetite, juntamente com tosse. As infeções mais comuns são o calicivírus e a rinotraqueíte felina. Consulta um veterinário o mais cedo possível e não automediques o teu gato. 

Bronquite

Outra condição humana que também afeta os gatos é a bronquite felina, uma inflamação dos brônquios que impede a oxigenação dos pulmões e do corpo e pode levar a uma inflamação excessiva da traqueia. Mais uma vez, o frio e o miar constante são a causa desta bronquite, que pode deixar consequências irreversíveis e até levar à morte.

Causas psicológicas

O stress, o medo ou comportamentos aprendidos também podem ser a causa do seu gato não miar. A manifestação do seu desconforto, seja ele qual for, é parar de miar, mas também pode ser devido a uma educação anterior onde o seu miar era irritante e, a fim de o evitar, foi-lhe ensinado de formas pouco ortodoxas a não miar.

loading

O que fazer quando um gato não mia?

Já vimos as razões mais comuns para um gato ter parado de miar. Em qualquer uma deles, a melhor coisa a fazer é consultar um veterinário ou especialista para descobrir exatamente o que fez com que o gato parasse de miar e como tratá-lo. 

Nota também que muitas raças de gatos não miam muito por natureza, por isso se tiveres um gato de Bengala, Azul Russo, Abissínio ou Bosque da Noruega não te deves preocupar com isso. 

Um gato completamente silencioso não é a norma, por isso é necessário estares consciente dos hábitos do teu gato para descobrires o que lhe pode estar a acontecer e agir o mais rapidamente possível. Mais uma vez, aconselhamos-te a não medicares o teu gato sozinho e a confiares na experiência e julgamento de um veterinário. 

Lembra-te de que nas lojas Kiwoko e kiwoko.pt encontrarás todos os artigos para gatos de que o teu felino necessita, desde comedouros, bebedouros e camas até caixas de areia, arranhadores e brinquedos sem fim para ele brincar sozinho ou contigo.
Etiquetas: