Descubra por que motivo os cães mordem a própria cauda

Pode parecer-lhe estranho quando o seu cão se entretém perseguindo e mordendo a cauda mas, nalguns casos, este ato divertido pode tornar-se num comportamento obsessivo. Neste artigo abordamos as possíveis causas para o seu cão morder a cauda.

Motivos pelos quais um cão morde a própria cauda

Os cães mordem a cauda por problemas na pele

Se o seu cão nunca se interessou pela própria cauda e agora de repente faz círculos perfeitos com o objetivo de a morder, deveria pedir ajuda ao seu veterinário para que o examine quanto à presença de alergias cutâneas ou outros problemas relacionados com a pele. O pólen, a relva e os produtos químicos são apenas algumas das causas de alergias cutâneas mais comuns nos cães. Preste atenção também a possíveis feridas, inchaços, crostas, sangramentos, odores ou pus na área da cauda.

Os cães mordem a cauda por problemas na glândula anal

É possível que nunca se tenha dado conta do facto de os cães terem glândulas anais até se aperceber do odor fétido ou do seu cão se começar a esfregar sobre o tapete. Morder a cauda pode ser acrescentado à lista de comportamentos relacionados com problemas na glândula anal. Se o seu cão morde a base da cauda e a área próxima, as glândulas anais podem ser a raiz do problema. Este é outro bom motivo pelo qual é importante fazer uma visita ao veterinário.

Cães que mordem a cauda porque têm parasitas incómodos

Por vezes perseguem o próprio rabo para tentarem aliviar o prurido causado por certos parasitas. Tanto os parasitas internos como externos podem ser os responsáveis pelo problema neste caso. As pulgas podem concentrar-se na cauda, em especial junto à parte inferior, causando ataques repentinos de comichão. As ténias podem causar comichão anal. Por isso é importante desparasitar o seu cão e aplicar-lhe antiparasitários com regularidade.

loading

Cães que mordem a cauda porque sofrem de dor crónica

Nalguns casos, o problema pode ir para lá da cauda. Alguns cães que sofrem de dores na anca ou outra anomalia do esqueleto ou da coluna vertebral podem manifestar a sua dor mordendo a cauda. Se suspeitar que o seu cão possa sofrer de algum tipo de dor crónica, uma radiografia pode ser útil para chegar ao diagnóstico.

Os cães mordem a cauda por problemas de conduta

Se deixa o seu cão em casa a maior parte do dia, é possível que não tenha forma de libertar a energia acumulada devido à falta de exercício e estimulação mental. Nesse caso, uma cauda pode tornar-se repentinamente num acessório de entretenimento perturbador. A frustração, o tédio, o stress e a ansiedade são outras emoções que podem levar o seu animal de estimação a morder a própria cauda, podendo mesmo alcançar proporções de um transtorno obsessivo. Neste caso, convém dar longos passeios com o seu cão e pôr de parte tempo para brincar com ele. Também lhe pode oferecer brinquedos que estimulam a mente.

loading

Cachorros que mordem a própria cauda

Os cachorros apreendem o mundo que os rodeia como um grande parque infantil cheio de estímulos divertidos. O seu cachorro pode sentir-se atraído por uma folha que sopra ao vento, pelos atacadores soltos dos seus sapatos ou por algo em movimento à sua volta. De igual modo, é possível que a própria cauda lhe pareça divertida e a considere um brinquedo.

Pode inclusivamente tentar mordiscá-la. No entanto, este é o caso menos grave de todos, os cachorros ultrapassam este comportamento à medida que aprendem mais sobre as suas caudas e se dedicam a jogos mais estimulantes.

Já descobriu qual poderá ser o motivo para o seu cão morder a própria cauda? Se assim é, só lhe falta dar uma solução! Já sabe que nas nossas clínicas veterinárias Kivet contamos com os melhores profissionais do setor veterinário, os quais terão todo o prazer em ajudá-lo a resolver os seus problemas.