Descubra o que é o malte para gatos e como o pode utilizar

Se se preocupa com a saúde e o bem-estar do seu gato, provavelmente já está ciente dos problemas associados à ingestão de pelos e à formação de bolas de pelo no seu trato digestivo. Os gatos, que são conhecidos pela sua limpeza meticulosa, tendem a ingerir uma quantidade considerável de pelos durante a limpeza diária.

Embora este hábito seja essencial para a sua higiene, pode levar a problemas digestivos, como tosse e vómitos de bolas de pelo. O que é que pode fazer nesta situação? O malte para gatos pode ser a solução.

Continue a ler para obter mais informações!

O que é o malte para gatos?

O malte para gatos é um produto natural e eficaz concebido para melhorar a digestão e promover a saúde intestinal. Esta pasta, que tem uma textura e cor semelhantes ao mel escuro, contém uma combinação de ingredientes benéficos, tais como óleos vegetais, extrato de malte, fibras, produtos lácteos, levedura e, frequentemente, aditivos como corantes, conservantes e vitaminas extra.

Atualmente, existem muitas pastas de malte diferentes para gatos e, na maioria das vezes, podemos identificá-las facilmente, uma vez que se assemelham a um tubo de pasta de dentes. Além disso, os gatos são conhecidos por serem animais muito requintados e também gostam de pasta de malte, tal como fazem com a comida para gatos.

Para que é utilizado o malte para gatos?

Os gatos têm a sua própria rotina diária de limpeza. Durante as suas longas sessões de lambidelas, acabam por ingerir muitos pelos soltos que podem viajar pelo seu trato digestivo e acumular-se. Estes tufos podem ser maiores ou mais pequenos, dependendo da quantidade de pelo ingerido. Chamamos-lhes bolas de pelo.

Se quiser saber mais sobre as bolas de pelo, pode ler o nosso artigo "Como evitar as bolas de pelo no seu gato?"

Estas bolas de pelo podem ficar presas no trato digestivo e causar sintomas que vão desde a perda de apetite a vómitos, tosse, obstipação, dor de estômago, diarreia, perda de peso, desidratação e falta de ar. Se as bolas de pelo não forem expelidas, podem provocar colite e gastrite.

Recomenda-se, portanto, a administração de malte para gatos, pois o seu efeito laxante facilita a eliminação destas bolas de pelo nas fezes e melhora os movimentos intestinais.

loading

Como alimentar um gato com malte?

Alguns gatos adoram o malte e comem-no imediatamente e sem qualquer problema.

Outros serão mais relutantes em comer certas quantidades de pasta de malte para gatos. Neste caso, recomendamos que coloque uma pequena quantidade de pasta de malte na pata do seu gato ou no canto da sua boca, pois ele tentará lambê-la. Também pode misturar a pasta de malte na comida, mas é possível que o seu gato não a coma devido à sua textura.

Que quantidade de malte pode dar a um gato?

Cada raça de gato tem as suas próprias características, o que significa que a quantidade de malte que lhe dá deve ser ajustada. Uma porção do tamanho de uma avelã pode ser suficiente, mas se o seu gato gostar muito de pasta de malte, pode dar um pouco mais. No entanto, não se esqueça de outros fatores, tais como a sua tendência para se pentear.

  • Gatos de pelo curto: Duas refeições por semana, cada uma contendo uma dose do tamanho de uma amêndoa, são suficientes para gatos de pelo curto.
  • Gatos de pelo comprido: Se o seu gato for de pelo comprido, alimente-o quatro vezes por semana.
  • Mudança de pelo: Durante a mudança de pelo, pode administrar uma dose diária se notar que o gato está a tossir demasiado. Quando a tosse ou outros sintomas desaparecerem, deixa de ser necessária uma dose diária.

É muito importante saber que a pasta de malte não substitui a escovagem dos dentes, pelo que não deve abandonar a sua rotina de escovagem.

Lembre-se de utilizar uma escova para gatos que corresponda ao seu tipo de pelo.

A primavera e o outono são também as estações de mudança de pelo, pelo que deve escovar o seu gato com muita frequência.

loading

E se ele não gostar de malte?

Se o seu gato não gosta de pasta de malte, podemos oferecer-lhe algumas alternativas:

  • Comida húmida para gatos: Os alimentos com um elevado teor de humidade favorecem a digestão do seu gato.
  • Escovagem: Escovar o seu gato é importante para evitar a formação de bolas de pelo, uma vez que reduz o número de pelos mortos.
  • Exercícios: Se o seu gato estiver ativo, evacuará mais rapidamente e eliminará mais facilmente as bolas de pelo. Esconder ou atirar brinquedos para gatos pode ser uma boa forma de o pôr a mexer.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: