Como evitar as bolas de pelo no seu gato?

O pelo do seu gato tem caído mais do que o habitual ultimamente? Se sim, é importante prestar atenção nesse sinal! O relógio biológico dos gatos é muito preciso, e a mudança de temperatura que ocorre durante a primavera e o outono é o momento certo para perder uma camada extra de pelo.

É sabido que os gatinhos são animais muito asseados e, nesta altura do ano, eles tendem a lamber-se mais do que o habitual. No entanto, essa limpeza excessiva pode ter consequências indesejáveis sob a forma de bolas de pelo

É importante mencionar que, após horas e horas de escovagem, os gatos podem ingerir mais de dois terços dos pelos que perdem. Essa ingestão pode causar bloqueios graves no estômago e no intestino, e embora as bolas de pelo sejam geralmente vomitadas ou eliminadas nas fezes, quando são em excesso, podem ficar presas no tubo digestivo, provocando complicações.

Esse problema é ainda mais preocupante para gatos de pelo comprido, uma vez que as bolas de pelo tendem a compactar-se nesse tipo de pelo. Por todas essas razões, é crucial prestar atenção ao seu gato nesta altura do ano e tomar medidas para evitar problemas de saúde.

Como posso ajudar o meu gato durante a época da muda?

Com escovagem diária

Nesta época do ano, é comum vermos os nossos queridos gatinhos a lamberem-se freneticamente, deixando para trás pelos em toda a casa. E não só isso, essa limpeza excessiva pode ter consequências indesejáveis, já que o seu gato pode acabar ingerindo o pelo que perde.

Se quer evitar que o seu gatinho engula tantas bolas de pelo e reduzir drasticamente a produção delas, escová-lo diariamente de forma proactiva é a chave. Além de evitar que o pelo esteja espalhado por toda a casa, a escovagem regular ajuda a desfazer os nós e os emaranhados no pelo do seu gato, o que ajuda a reduzir o tamanho das bolas de pelo que o seu gato pode engolir. Isso também tornará mais fácil para o seu gatinho expulsar as bolas de pelo, mantendo-o feliz e saudável.

No caso dos gatos de pelo comprido, será necessário ser mais consistente e atento. A escovagem frequente e cuidadosa é crucial para garantir que o seu gato não sofra com as bolas de pelo. Então, não hesite em dedicar algum tempo extra para cuidar do seu gato de pelo comprido.

loading

Com uma alimentação correta

Além da escovagem diária, cuidar da alimentação do seu gato com produtos específicos é essencial para que as bolas de pelo passem pelo seu sistema de forma suave e natural. Adapte a dieta do seu felino com um menu especialmente formulado para ele, rico em fibras que facilitam o trânsito intestinal, permitindo que ele expulse e elimine naturalmente os restos de pelo acumulados. A marca Affinity Advance tem uma ração especial para bolas de pelo que é uma ótima opção para as prevenir.

loading

Com suplementos especiais

Além de cuidar da escovagem e alimentação do seu gato, ainda há mais que pode fazer por ele. 

Para reduzir a formação de bolas de pelo e queda excessiva de pelo, é altamente recomendável adicionar um suplemento dermatológico e laxante à dieta do seu felino, que ajudará a eliminar os pelos ingeridos e a cuidar, hidratar e restaurar a sua pele e pelo.

Uma excelente opção é a pasta de malte, um suplemento natural à base de cevada que é usado para criar uma pasta específica, facilitando o trânsito intestinal e tendo um efeito laxante, ajudando a prevenir e expulsar as temidas bolas de pelo.

Com erva gateira

A erva gateira é uma planta que é boa para purgar e que o ajudará a vomitar as bolas de pêlo em segurança.

loading

Por fim, alertamos para o facto de que, se notar alguma anomalia, como a queda excessiva de pelo, será necessário consultar o seu veterinário, pois a queda excessiva de pelo pode estar associada a outros problemas, como ansiedade, alimentação inadequada ou doença.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt