Dermatite atópica em animais de estimação. Como tratar este problema?

Os problemas dermatológicos nos cães podem ser uma preocupação constante para os donos de animais. Sabia que a dermatite atópica canina afeta entre 10% e 15% da população canina em geral? Esta doença cutânea manifesta-se por prurido e inflamação e pode ser desencadeada por uma variedade de fatores relacionados com o cão e com o ambiente.

Embora a dermatite atópica canina tenha sido tradicionalmente considerada como uma reação alérgica, há cada vez mais provas de que a função de barreira da pele é afetada nesta condição. Por conseguinte, é crucial dirigir os nossos esforços para o reforço da barreira cutânea com produtos específicos que atuem a nível celular.

O que acontece quando um cão ou gato é afetado por dermatite atópica?

A barreira cutânea perde a sua função protetora e torna-se permeável a microrganismos externos, conduzindo a reações inflamatórias e a perturbações do sistema imunitário. Além disso, verifica-se uma diminuição dos componentes essenciais da barreira cutânea e uma perda de humidade na pele, o que leva a um aumento do coçar e do desconforto do animal.

Diminui a presença dos componentes que formam a barreira cutânea

A pele perde água, o que aumenta a necessidade de o animal se coçar. Para que a barreira cutânea funcione corretamente, é necessário que esta mantenha os seus componentes. A dermo-reparação interna e externa da pele atua ao nível da derme e da epiderme.

Abranger este aspeto é de vital importância para fortalecer e reparar a pele, de modo a que a barreira cutânea seja mais impermeável aos alergénios e o animal possa ter surtos mais suaves, favorecendo a manutenção de uma melhor qualidade de vida para o animal durante um período de tempo mais prolongado.

Atopivet® é uma gama de produtos para cães e gatos disponível em vários formatos da Biobérica:

Atopivet Spot-On Lotion

Atopivet® Spot-On Lotion e Atopivet® Mousse: contêm Biosfeen® (esfingolípidos) e Dermial (ácido hialurónico). Os Biosfeen são esfingolípidos de origem animal ricos em esfingomielinas, uma molécula precursora dos lípidos da pele (ceramidas). Os esfingolípidos mais abundantes na epiderme são as ceramidas, cujos níveis estão reduzidos nos casos de dermatite atópica, o que altera a barreira cutânea e as suas funções.

Atopivet coleira

Atopivet® Collar é um produto inovador para cães e gatos que ajuda a manter a integridade da pele até 2 meses. Atopivet® Collar responde às necessidades do veterinário e do tutor do animal, melhorando a adesão ao facilitar a administração do produto de uma forma muito conveniente, otimizando assim os custos mensais de cuidados e contribuindo eficazmente para a abordagem multimodal da dermatite atópica. Atopivet® Collar contém excipientes que facilitam a libertação superficial do ingrediente (Biosfeen®) através da pele do cão e do gato.

Atopivet cápsulas
Atopivet Oral

Atopivet cápsulas e Atopivet Suspensão Oral são alimentos complementares para cães e gatos que contêm ácido hialurónico (Dermial®) e nucleótidos (Nucleoforce). A pele dos cães e dos gatos contém nucleótidos e ácido hialurónico de forma natural.

Recomenda-se a utilização de produtos tópicos durante todo o ano e de produtos orais 2 meses, 2 vezes por ano. Em função das necessidades do cão e do gato, é possível combinar diferentes formatos de Atopivet® e variar a frequência de utilização.

loading

Por último, se quiser saber mais sobre os cuidados a ter com o seu animal de estimação, leia o seguinte artigo:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: