Shar-Pei: Conselhos, cuidados e características

Nome: Shar-Pei
Origem: China
Esperança média de vida: 9-11 anos
Colores: Creme, bege, vermelho, castanho, preto
Pelo: Curto, áspero
Tamanho: Médio
Altura:  Até 70 cm
Peso:  Até 50 kg
Temperamento: Inteligente, familiar, amigável
Necessidades: Alimentação específica para o cuidado da sua pele e pelo, é necessário ter cuidado com os seus ouvidos
Aptidão: Cão de Pastoreio, caça, companhia
Perfeito para: Famílias, pessoas que vivem sozinhas

Descubra o Shar-Pei, um bonito e particular cão ancestral, conhecido como um dos cães mais raros do mundo segundo o jornal Times e a revista Guiness. O seu nome deve-se à sua pele: shar-pei significa “pele de areia” em chinês.

Os cães Shar-Pei são perfeitamente reconhecíveis pelas dobras da sua pele. A raça americana tem mais pregas na cabeça e em todo o corpo do que a raça de origem da China.

São cães grandes, ativos e dinâmicos que necessitam de brincar e de atividades ao ar livre. Esta raça canina milenar é inteligente, carinhosa e responde bem quando treinada, desde que o treino seja realizado com firmeza.

Algumas pessoas acreditam que existe a raça mini Shar-Pei, mas na realidade é confundida com os cachorros Shar-Pei, que são pequenos e parecem peluches. À medida que crescem adquirem um tamanho de 50 cm e um peso de 20 quilos em média, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas.  

O mais destacado dos cães Shar-Pei como animais de estimação é que são excelentes companheiros e desfrutam da vida familiar.

No que diz respeito aos cuidados a ter, é necessário ter em conta as características da raça, se bem que é um mito que requerem um cuidado excessivo, sim necessitam de alguma atenção especial.  Requerem uma certa dedicação de tempo para os seus cuidados e de um local adequado.  

Origem da raça do cão Shar-Pei 

raça Shar-Pei provém do Sul da China e remonta a uns 2000 anos atrás no tempo, acredita-se que podem ter origem num cruzamento das raças Chow-chow e Mastim Tibetano. É por isto que os Shar-Pei têm uma longa história na qual foram adaptados a muitas funções, como pastores, na caça e luta de cães.

Os Shar-Pei estiveram em perigo de extinção desde a década de 50 devido às restrições da República Popular Chinesa, impostas a quem tinha animais de estimação. Ter animais de estimação era considerado um luxo burguês, pelo que a raça esteve perto de ser extinguida. Alguns exemplares foram enviados para os Estados Unidos e a raça foi salva. Por isso, existem dois tipos de animais de estimação da raça Shar-Pei, os americanos e os chineses. 

A variante chinesa não tem tantas dobras, são exemplares mais altos e com ossos mais finos.  

Carácter do Shar-Pei 

O Shar-Pei é um cão amigável, alegre e tranquilo. Pode ser arisco com os estranhos ou outros cães e pode chegar a ser agressivo se deteta alguma ameaça para com o seu dono ou família.  

Para se assegurar que o Shar-Pei é sociável com outros cães, deve trabalhar as suas competências de socialização desde pequeno

Saúde e cuidados dos cães Shar-Pei 

Os cães Shar-Pei requerem alguns cuidados especiais:

  • O principal cuidado é o de não lhe cortar o pelo e secá-lo completamente depois de estar humedecido ou molhado.
  • Não são cães que possam estar muito tempo ao sol.
  • É necessário cuidar da sua alimentação para manter o seu pelo e a pele delicada.
  • São propensos a ter doenças na pele, como manchas, alopecia, coceira, descoloração ou queda de pelo.  
  • Podem desenvolver entrópio, queda das pálpebras que gera ceratite. Pode ser prevenida com cirurgia se perceber que o Shar Pei lagrimeja ou se está inquieto e se se coça na zona dos olhos.  
  • É necessário manter os seus canais auditivos limpos pelo menos uma vez por mês porque têm um canal pequeno, cheio de pregas e são propensos a desenvolver otite. 
  • Em linhas gerais, e com os cuidados adequados, costumam viver com uma boa saúde até os 12 anos.  
loading

Como alimentar um cão Shar-Pei de acordo com a sua idade?

Alimentação do Shar-Pei cachorro 

Os Shar-Pei cachorros necessitam de uma dieta equilibrada, com muita proteína e fibra. É indispensável que a sua comida seja indicada para peles sensíveis, já que podem desenvolver erupções na pele devido à ingestão de alimentos não adequados. 

Existem croquetes e ração especial para esta raça no mercado. Devem comer apenas duas vezes por dia uma boa quantidade, não excedendo o indicado. Devem beber líquidos com frequência e realizar passeios diários.  

Alimentação do Shar-Pei adulto 

É importante alimentar que os Shar-Pei adultos com alimentos de alta qualidade. São sensíveis a alimentos com excesso de gordura. A comida para cães de boa qualidade, cujos principais ingredientes são a proteína e fibra, é a mais indicada.  

É necessário respeitar estritamente a sua dieta equilibrada, evitando as gorduras, já que influenciam na saúde do seu pelo e pele, causando irritações e erupções cutâneas. 

loading

O que ter em conta quando decide adotar um Shar-Pei? 

Para adotar um Shar-Pei como animal de estimação é importante saber que requer educação e firmeza, já que é um cão com caráter. Além do mais, necessita dos cuidados de uma alimentação especial. 

Podem viver num apartamento desde que lhes dê um espaço amplo, e necessitam de pelo menos 3 passeios diários.

São amáveis e companheiros, guardiães e protetores, mas se quer que sejam sociáveis terá que os acostumar desde pequenos a conviver com outros cães e pessoas.  Também pode querer impor a sua vontade em determinadas situações, pelo que requer um certo treino.  

Recorde que nas lojas Kiwoko e em www.kiwoko.pt encontrará tudo o que necessita para o seu Shar-Pei, especialmente no que diz respeito à sua alimentação de modo a cuidar da sua pele assim como do pelo. Conheça mais conselhos acerca desta e de outras raças de cães no nosso blog! 

Etiquetas: