Cuidados e alimentação dos peixes durante as férias

Destino escolhido, bilhetes comprados, malas preparadas, mas... e os peixes? Pode ir tranquilo de férias com um aquário em casa? Tendo em conta que já sabe o número de vezes que é necessário alimentar os peixes por dia, há que encontrar uma solução para o seu período de ausência. Continue a ler porque há várias medidas que pode tomar para garantir que os seus peixes permanecem a são e salvo enquanto estiver fora.

Como manter o aquário durante as férias

Felizmente, existem várias opções muito simples para que os seus peixes estejam bem durante as férias:

Alimento de peixes especial para as férias

Se só vai estar ausente um fim-de-semana, pode deixar-lhes um bloco especial de alimento que só se dissolve quando os peixes o comem e dura três dias. Também existem pastilhas gelificadas que duram até catorze dias, com a vantagem de não sujarem a água e de se dissolverem pouco a pouco. Com esta opção, não terá de se preocupar com a sua alimentação durante estas duas semanas.

loading

Dispensador de alimentos para aquários

Outra maneira é optar por instalar um dispensador de comida para peixes. Coloque a quantidade de alimento adequada num dos compartimentos do comedouro. Se for programável, poderá automatizar o momento em que o dispensador liberta a quantidade exata de alimento que queira dar aos seus animais de estimação. É a opção ideal para aquários maiores ou com muita exigência de alimentação.

loading


Temperatura da água do aquário

Os peixes estão habituados a oscilações na temperatura. No entanto, se a mudança for muito extrema, pode ser prejudicial para eles. Durante as férias de Verão existem duas opções: deixar o aquário no lugar mais fresco da casa a uma temperatura constante ou pedir a alguém que vá deitar um olho ao aquário em caso de vaga de calor e, se necessário, ligar o ar condicionado durante estes dias, para manter o ambiente estável.

loading

Recorra a um temporizador para o aquário

Está habituado a que haja luz durante o dia e escuridão durante a noite, pois os seus peixes também! A iluminação será mais fácil de gerir se recorrer a um temporizador. Assim, os seus peixes seguirão o seu ciclo diurno e noturno. Com isso será menos uma preocupação diária, inclusivamente quando estiver em casa.

Estado físico dos peixes

Outro fator importante é o estado físico dos seus peixes. Imediatamente antes de ir de férias, examine-os para garantir que nenhum deles lhe parece doente. Se reparar em algo fora do normal, consulte a sua loja Kiwoko mais próxima antes de se ir embora. Caso contrário, corre o risco de voltar a casa e encontrar um aquário cheio de peixes doentes ou moribundos.

Cuidador de peixes

Se for estar muito tempo fora, o melhor é pedir a alguém para cuidar do seu aquário. A informação mais importante a dar ao seu ajudante é que não tem de sobrealimentar os peixes, uma vez que isto pode ser letal para os mesmos. Certifique-se de que esta pessoa consegue contactá-lo por telefone, em caso de necessidade. Independentemente de ter ou não uma pessoa a ajudá-lo, se organizar tudo com antecedência, poderá ir de férias tranquilo. Dê uma vista de olhos na lista de coisas que tem de fazer antes de ir embora e desfrute das suas férias!

Lembre-se de que, nas nossas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt encontrará tudo aquilo que precisa para deixar os seus peixes servidos e encontrá-los tal como os deixou, quando regressar.