Cortes de pelo para Caniche: Descobre-os!

Os cães caniche têm um pelo encaracolado muito característico com o qual podem ser feitos muitos tipos de cortes de pelo, tanto para asseio como para competição. Os cortes de pelo do Caniche podem ser muito vistosos e, se quiseres conhecê-los a todos, explicamos abaixo como fazê-los para que deixes o teu Caniche muito bonito. 

Cortes de pelo para Caniche Toy

Dos quatro tipos de Caniche, o Toy é o mais pequeno de todos. Para evitar a formação de nós ou emaranhados, é aconselhável cortar o teu Caniche Toy pelo menos uma vez por mês.

Não é típico destes caniches tão pequenos ter um corte muito vistoso, mas sim um corte de manutenção e, quando muito, algo mais criativo na cabeça, emoldurando as orelhas ou os olhos.

O corte teddy bear é um corte muito popular para estes pequenos Caniches. Consiste em manter o pelo naturalmente encaracolado para que pareça um ursinho de peluche. 

Cortes de pelo para Caniches Anões

O Caniche Anão é o segundo Caniche mais pequeno. Mais uma vez, os cortes de pelo normalmente dados ao Caniches anões são mais para manutenção do que para competição, mas podem ser vistos com um corte mais especial.

O corte cupcake caracteriza-se por cortar todo o pelo no corpo e focar-se no pelo na cabeça, onde é permitida maior liberdade de criatividade. O rosto e as orelhas são aparados como se fossem para emular um bolo.

Cortes de pelo para Caniche Gigante

O Caniche Gigante é o Caniche com o qual a imaginação é mais frequentemente libertada quando se trata de cortes de pelo. Estes cães são os mais comuns em concursos de beleza, pelo que os seus cortes de pelo são os mais apelativos. 

É aconselhável deixar estes cortes de pelo especiais aos profissionais, que saberão dar-lhes um aspeto espetacular, respeitando o seu tipo de pelo e as suas características. Aqui estão alguns dos melhores cortes de pelo para caniches gigantes:

  • Estilo leão: Este é o corte de pelo mais típico para Caniches em concursos de beleza. Caracteriza-se por patas rapadas, com um pompom de pelo na extremidade das mãos e dos pés. A cabeça, peito e rins são deixados com pelo, e a cauda com pelo de forma arredondada. 
  • Estilo inglês: É praticamente o mesmo que o corte do leão, mas acrescenta outro pompom nas patas traseiras, a meio caminho da perna.
  • Estilo cachorro: A uniformidade é a marca deste corte, que deixa 4 centímetros de espessura de pelo em todo o corpo, dando-lhe uma aparência de cachorro. Embora mais frequentemente usados por tipos mais pequenos de Caniches, os maiores podem beneficiar deste corte, especialmente com altas temperaturas.
  • Estilo holandês: Um corte com total uniformidade de espessura sobre todo o corpo, exceto a cauda, que é deixada com um pompom no final.
  • Estilo campestre: O pelo no corpo é cortado curto, o pelo nas orelhas e cabeça é deixado mais arredondado e as pernas são deixadas peludas.
loading

Como cortar o pelo de um Caniche cachorro?

Os Caniches cachorros também podem receber diferentes cortes de pelo, embora como são tão pequenos, um pouco mais de cuidado deve ser tomado do que com os cães adultos. A partir dos 4 meses de idade podes começar a cortar o pelo de um cachorro desta raça, especialmente para o habituar a ter o seu pelo cortado, aos movimentos da tesoura e ao som das tesouras. 

Antes de começares o corte de pelo do teu cachorro Caniche, deves dar-lhe banho. Os caniches podem começar a tomar banho aos três meses de idade, algum tempo depois de terem sido vacinados para evitar que a água diminua o seu efeito. 

Para o primeiro corte de pelo de um Caniche, é melhor ir a um barbeiro especializado, pois, se o cortares em casa, podes acabar por cortá-lo em excesso ou estragar o seu pelo durante alguns meses. Isto também o habituará às mãos experientes de estranhos, que são os mais propensos a cortar o seu pelo no futuro. 

Lembra-te que, a fim de prolongar o estado do seu pelo após um corte, é melhor escovares regularmente o seu pelo para evitar a formação de nós ou emaranhados. Para o fazer, deve utilizar escovas de pelo para cães. Se isto acontecer, os cortes de pelo devem removê-los completamente, pelo que poderás ter de cortar mais pelo do que inicialmente pretendias. 

Se quiser saber mais sobre os cuidados a ter com o pelo do cão, recomendamos que leia os seguintes artigos:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: