Ração grain free: qual a sua importância e como posso saber se o meu cão precisa dela

Questiona-se sobre o que significam as rações grain free e se são adequadas para o seu cão? Neste artigo, ficará a saber tudo sobre as rações grain free, como saber se o seu cão precisa delas e o que deve ter em conta ao escolher este tipo de alimento para o seu animal de estimação.

O que é uma ração grain free?

Quando falamos de rações grain free, referimo-nos a alimentos para animais que não contêm cereais na sua composição. Isto significa que não contêm cereais como o trigo, o milho, a cevada, a aveia e o centeio e todas as formas de glúten.

O glúten é uma proteína presente nos cereais que pode provocar alergias ou intolerância alimentar em alguns cães. Embora os cereais como o arroz e o milho não contenham glúten, continuam a fazer parte dos tipos de cereais excluídos das rações sem cereais.

Como é que sabe se o seu cão precisa de uma ração grain free?

Para determinar se o seu cão beneficiaria de uma ração grain free, precisa de observar e compreender a saúde e o comportamento do seu cão. A intolerância ao glúten nos cães é menos comum do que nos humanos, mas algumas raças podem ser mais suscetíveis à intolerância ao glúten.

Os sintomas de alergia ou intolerância alimentar nos cães podem incluir problemas de pele, como vermelhidão, perda de pelo, comichão, e problemas digestivos, como diarreia, vómitos e flatulência.

Alergias e intolerâncias alimentares em cães

Existem provas que sugerem que a intolerância ao glúten em cães pode estar relacionada com a alimentação durante a fase de cachorro, embora não existam provas científicas sólidas que sustentem totalmente este facto. Se suspeitar que o seu cão sofre de uma intolerância alimentar, é importante monitorizar os sintomas do seu cão e consultar o seu veterinário para obter um diagnóstico preciso. Antes de efetuar qualquer alteração importante na dieta do seu cão, é importante procurar ajuda profissional.

Quando é que deve considerar uma ração sem cereais?

Se notar sinais de alergia ou intolerância alimentar no seu cão, como os mencionados acima, o seu veterinário pode recomendar que experimente uma ração sem cereais para cães para ver se melhora a saúde e o bem-estar do seu cão. No entanto, é importante que siga os conselhos e recomendações do seu veterinário para garantir uma dieta adequada e equilibrada para o seu animal de estimação.

loading

Em resumo, as rações grain free podem ser uma opção adequada para alguns cães, especialmente aqueles com alergias ou intolerâncias alimentares. No entanto, é sempre aconselhável consultar um veterinário antes de efetuar quaisquer alterações significativas na dieta do seu cão - garanta a saúde e o bem-estar do seu cão com a orientação certa!

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt