O peixe ciclídeo africano lombardoi: características e cuidados

Também conhecida como Maylandia lombardoi, o peixe ciclídeo africano é uma das espécies de peixes mais populares entre os amantes de aquários


  • Nome: Maylandia Lombardoi (Pseudotropheus Lombardoi)
  • Temperatura: 24 º - 28 º
  • Dificuldade de cuidados: Meios de comunicação
  • Alimentação: Grânulos, paus, flocos, artémia e misys
  • Esperança de vida: 10 anos
  • Tamanho adulto: 10 -13 cms
  • Quantidade de água: 150-600 litros
  • Origem: Lago Malawi

Originário do lago Malawi, um dos três grandes lagos de África, os ciclídeos africanos preferem estar em grupos de 1 macho para cada 2 ou 3 fêmeas. 

Este tipo de peixe é muito resistente e tem geralmente uma cor azulada característica quando jovem, que depois muda para amarelo nos machos dominantes. 

No artigo de hoje, vamos falar sobre este peixe fascinante para que possa saber mais sobre a sua origem, cuidados e manutenção do seu habitat.

Como saber se os meus peixes são ciclídeos africanos lombardoi

Os peixes ciclídeos africanos lombardoi têm uma série de características comuns que os tornam facilmente distinguíveis de outros peixes. 

Cor

No caso dos machos, tendem a ter uma cor de base amarela intenso com um padrão de riscas ao longo do corpo. Na zona da cabeça, tem normalmente uma mancha azul clara. 

As fêmeas têm uma cor azulada muito característica e não mudam de cor. 

Forma do corpo

Em comparação com outros peixes, os lombardoi têm geralmente um corpo robusto e uma cabeça grande encimada por uma barbatana dorsal alta e pontiaguda. 

Tamanho

Quando atingem a idade adulta, têm geralmente entre 10 e 15 centímetros de tamanho. 

Cuidados básicos dos ciclídeos africanos lombardoi

Os ciclídeos africanos lombardoi são peixes muito ativos e territoriais e necessitam de um espaço amplo para poder investigar e nadar. Além disso, é normal que interajam com os seus donos e podem reconhecer as pessoas que os alimentam. 

A sua grande inteligência facilita-lhes a aprendizagem de truques como saltar para apanhar comida da mão do seu criador. 

Alimentação dos lombardoi

No seu habitat natural, este tipo de peixe alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos e de plâncton. Ao alimentá-los no aquário, é aconselhável alimentá-los com alimentos específicos para a sua espécie e enriquecer a dieta com artémia, misys e ervilhas congeladas.

Para além disso, é importante ter cuidado com a alimentação, uma vez que os ciclídeos lombardoi são muito gulosos e têm frequentemente tendência para a obesidade, pelo que é aconselhável alimentá-los com pequenas porções de comida em vez de uma grande quantidade de uma só vez. 

loading

Manutenção do aquário para os ciclídeos lombardoi

Como já foi referido, como são peixes muito territoriais e ativos, necessitam de um aquário de grandes dimensões. E, no caso de querer manter uma comunidade de lombardoi ou ciclídeos, é importante aumentar o seu tamanho para que não haja lutas territoriais entre eles. 

O aquário deve ter um volume de água entre os 150 e os 600 litros (consoante o número de peixes que nele vão viver). 

A fim de criar um habitat adequado, pode incluir ramos, grutas e esconderijos para eles investigarem e satisfazerem o seu espírito curioso. No entanto, não é aconselhável adicionar plantas aquáticas, uma vez que estas são normalmente comidas. 

Além disso, é aconselhável adicionar um substrato, como areia grossa, para que possam escavar. 

loading

Quanto à temperatura da água, tente mantê-la constante em torno dos 24 º ou 28 º. É também importante monitorizar os níveis de amoníaco, nitratos e nitritos e efetuar mudanças regulares para manter a água do aquário em perfeitas condições. 

loading

Peixes compatíveis com os ciclídeos africanos lombardoi

Como já foi referido, os lombardoi são peixes territoriais que precisam de muito espaço para viver. 

Quando se procura um companheiro, é aconselhável escolher espécies que sejam calmas e pacíficas por natureza e que ocupem diferentes espaços no aquário:

  • Peixes de fundo:
    • Synodontis eupterus
    • Synodontis multipunctata
  • Peixe para partilhar:
    • Género Aulonocara todos.
    • Labidochromis caeruleus
    • Género haplochromis

No entanto, é importante ter em conta que a compatibilidade dos peixes depende de muitos fatores, incluindo o tamanho do aquárioa decoraçãoa alimentação e o comportamento individual de cada peixe. 

Antes de introduzir um novo companheiro, é aconselhável investigar cuidadosamente cada espécie de peixe para garantir uma coexistência pacífica e segura para todos os habitantes e observar quaisquer sinais de agressão ou stress entre os peixes. 

Reprodução dos peixes lombardoi

Os peixes ciclídeos lombardoi reproduzem-se facilmente se as condições do biótopo forem adequadas. Para o efeito, é aconselhável dispor de um aquário com uma capacidade de pelo menos 200 litros, bem filtrado e com um pH entre 7,8 e 8,4.

Os Lombardoi têm um processo de acasalamento baseado no estabelecimento de territórios para a construção do ninho e a defesa dos ovos e das crias de potenciais ameaças. 

Durante a época de acasalamento, os ciclídeos lombardoi tornam-se mais agressivos e territoriais. O macho seleciona uma zona do aquário e começa a cavar um buraco no substrato que servirá de local de desova. 

Na corte, o macho atrai a fêmea para o seu território, chamando a sua atenção através do seu movimento e das suas cores chamativas. Quando chega ao local escolhido pelo macho, a fêmea avalia a qualidade do território e do macho antes de decidir se quer ou não desovar. 

Quando a fêmea decide desovar, deposita os seus ovos no buraco que o macho escavou no substrato e o macho procede à fecundação dos ovos. 

Após a eclosão dos ovos, as crias permanecem no buraco até poderem nadar livremente. 

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: