Como mudar a alimentação de um cão adulto para um cão sénior

À medida que os nossos amigos peludos envelhecem, é essencial ajustar a sua dieta para satisfazer as suas necessidades nutricionais. 

Se chegou a este artigo, provavelmente está a pensar quando deve fazer a mudança da alimentação de adulto para a alimentação de sénior e como fazê-lo para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do seu animal de estimação. 

Esta transição da alimentação de um cão adulto para um cão sénior requer considerações especiais que lhe vamos referir neste artigo. 

Quando mudar para uma dieta sénior?

A idade em que é recomendado começar a alimentar um cão com uma dieta sénior pode variar de acordo com a raça e o tamanho do cão, bem como com as suas condições de saúde específicas. 

No entanto, regra geral, é feita uma distinção entre cães de pequeno e médio porte e cães de grande porte:

  • Os cães de raça pequena e média são geralmente considerados seniores quando têm mais de 7 anos de idade. 
loading
  • Os cães de raças grandes tornam-se seniores aos 6 anos de idade. 
loading

No entanto, a melhor forma de determinar quando deve iniciar o seu cão numa dieta sénior é consultar o seu veterinário, que poderá avaliar a sua saúde e condição física e recomendar a altura adequada para fazer a mudança para uma dieta sénior. 

3 chaves na alimentação de um cão sénior

Embora cada cão seja único e possa ter necessidades individuais especiais, há uma série de recomendações genéricas a considerar ao escolher a melhor alimentação para o seu animal de estimação sénior. 

Redução da gordura

As gorduras são uma fonte concentrada de energia e o seu consumo excessivo pode levar ao aumento de peso e a problemas de saúde associados. 

A atividade física é frequentemente reduzida nos cães seniores, o que pode levar a um aumento de peso. Além disso, como consequência, não será necessária uma dieta rica em energia. 

É por isso que, nesta fase, é tão importante ajustar as quantidades para satisfazer as necessidades calóricas do seu animal e evitar o excesso de peso. Pode fazê-lo utilizando alimentos light ou baixo em calorias para cães sénior.

loading

Aumento das proteínas

As proteínas são essenciais para manter a saúde e o bom funcionamento dos órgãos, tecidos e músculos do seu cão sénior. Aumentar a quantidade de proteínas na sua dieta pode ajudar a prevenir a perda de músculo e a manter a massa corporal magra. 

Além disso, as proteínas também desempenham um papel crucial na saúde ocular e na função cognitiva do seu animal de estimação. 

Suplementos vitamínicos

Quando atingem a fase sénior, muitos cães começam a desenvolver problemas de perda de pelo, de visão ou mesmo de audição. Por vezes, para evitar esta deterioração, pode ser útil tomar suplementos vitamínicos específicos, como a vitamina C, que é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e pela sua capacidade de apoiar o sistema imunitário. 

loading

Como fazer a transição da dieta do cão adulto para a dieta do cão sénior

A transição da dieta de um cão adulto para a de um cão sénior deve ser feita gradualmente para permitir que o seu sistema digestivo se adapte sem problemas à nova comida. Eis os passos que deve seguir para efetuar esta mudança. 

Planeie a transição

Divida o processo de transição em cerca de 7 a 10 dias. Durante este período, misture gradualmente o novo alimento com o antigo para permitir que o seu cão se adapte sem problemas. 

Comece com pouco

Comece por misturar 25% do alimento para cães sénior com 75% do alimento anterior. Esta proporção inicial ajudará o seu cão a habituar-se ao sabor e à textura do novo alimento sem afetar a sua digestão. 

Aumenta progressivamente a proporção

Nos dias seguintes, aumente gradualmente a proporção de alimentos sénior e diminua a proporção de alimentos para adultos. Por exemplo, nos dias 2 e 3 da transição, pode aumentar a proporção para 50-50 e aumentar gradualmente até 75% de alimentos para sénior e 25% de alimentos para adultos. 

Assim, ao décimo dia, terá finalmente atingido 100% da sua alimentação sénior. 

Observe o seu cão

Durante a transição, observe a reação do seu cão ao novo alimento. Preste atenção a quaisquer alterações no apetite, na digestão ou no comportamento. Se notar algum problema, ajuste a velocidade da transição e consulte o seu veterinário. 

Se quiser saber mais sobre como cuidar do seu cão sénior, consulte o nosso artigo:

Lembre-se que cada cão é diferente, por isso alguns podem precisar de mais tempo para se adaptarem a uma nova dieta. É sempre aconselhável consultar o seu veterinário antes de efetuar quaisquer alterações e garantir que os alimentos que inclui são sempre da melhor qualidade. 

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt