Cio nos gatos: tudo o que deve saber

O cio nos gatos é o período fértil dentro do ciclo sexual. Durante esta etapa, as fêmeas aceitam acasalar com os machos, pelo que existe a possibilidade de ficarem grávidas.  

Quando é o primeiro cio nas gatas? 

No geral, o primeiro cio ocorre na gata quando esta tem entre seis e oito meses de idade. Pode ser mais cedo ou mais tarde dependendo da saúde e peso do animal, das suas condições de vida, assim como da sua raça.  Os gatos de raça de pelo longo tardam, no geral, mais que os de pelo curto em alcançar a sua maturidade sexual. 

Como nos humanos, o primeiro cio na gata não significa necessariamente que o seu corpo esteja preparado para a gestação, mas pode ficar grávida. Se a gata entra no cio e fica grávida antes que o seu corpo se tenha desenvolvido completamente, é perigoso tanto para ela como para as crias.  É importante, portanto, saber reconhecer quando a gata está no cio e tomar precauções para evitar a gravidez.  

Quais são os sintomas do cio em gatos? 

O comportamento do animal é um claro indicador de que a gata está pronta para o seu aparecimento, pois as mudanças nesse sentido são muito marcantes. Não há trocas evidentes no aspeto físico, como ocorrem nas fêmeas da espécie canina.  Salvo algumas pequenas manchas de sangue, não notará nada mais. Não há grandes hemorragias nem trocas visíveis na zona genital.

O comportamento, por sua vez, varia. Pode acontecer que a gata no cio manifeste mudanças como: 

  • Ficar muito mais carinhosa e sociável do que o normal. A gata no cio irá procurar a companhia dos membros da casa e de outros animais de estimação, e irá insistir em esfregar o seu corpo contra tudo e todos, incluindo os móveis.  
  • Adotar a pose de acasalamento. Ao acariciá-la, a gata irá esticar a bacia para a frente e inclinar metade do corpo na clássica pose de acasalamento: os quadris traseiros elevados e as patas dianteiras alongadas contra o solo e a cabeça baixa. 
  • Rolar no chão. Durante o cio, as gatas irão rolar de lado a lado e contorcer-se-ão enquanto miam e ronronam de modo histérico para chamarem a atenção. 
  • Urinar fora da caixa de areia. É uma forma de marcar o seu território e atrair a atenção dos machos, graças ao odor da sua urina carregada de aromáticas feromonas.
  • Lamber, com insistência, a sua zona genital.
  • Vocalizar muito mais. Os seus miados e grunhidos podem incluir gritos característicos para atrair a atenção de algum gato com quem possa acasalar. 
  • Tentar escapar constantemente. Arranhar portas e janelas e tentar abri-las. A sua missão é sair ao encontro do seu amor felino. 

Se de repente tem em frente à sua casa uma aglomeração de felinos a querer chegar perto da sua gata, não duvide: o seu animal de estimação está com o cio.

Quanto tempo dura o cio nas gatas? 

O ciclo sexual nas gatas é muito particular. Possui quatro etapas ou fases chamadas pró-estro, estro, interestro e anestro. O que se conhece como sendo o “cio” refere-se se à etapa do estro e esta pode durar de cinco a sete dias em média, podendo encurtar ou alargar de três a dez dias.  

No pró-estro, que dura de um a dois dias, a gata começa a evidenciar a entrada no cio modificando o seu comportamento, mas não aceita ser montada pelo macho. Na fase de estro, a gata está recetiva ao macho. O interestro é a fase entre um estro e o seguinte e o anestro é a fase de repouso ou ausência de atividade sexual.

Os machos têm cio?

Os gatos machos tardam um pouco mais em alcançar a sua maturidade sexual. Ocorre por volta do primeiro aniversário de vida do animal na maioria das raças e como no caso das fêmeas, também tarda um pouco mais se a raça for de pêlo longo.  Os gatos machos não têm cio, propriamente dito.  São potencialmente ativos todo o tempo, desde o ponto de vista sexual e reprodutivo, podendo acasalar e fertilizar uma fêmea em qualquer momento. 

Recomendações e conselhos cobre o cio nas gatas 

A melhor forma de evitar que a sua gata fique grávida, se não deseja que isso ocorra, é esterilizá-la. Quanto antes, melhor.  A esterilização nos machos minimiza o risco de fugirem de casa e dá-lhes um caráter mais dócil, menos agressivo, com o qual também se minimiza a possibilidade de se envolverem em lutas com outros animais. Nas fêmeas, a esterilização reduz consideravelmente a possibilidade de contrair cancro mamário até aos 95%. As ninhadas indesejadas são um problema. Uma gata esterilizada não apresenta cio. Lembre-se de dar uma boa alimentação ao seu gato esterilizado.

Se deseja que a sua gata engravide do gato ideal, permaneça atento ao seu comportamento e ponha o candidato ideal à sua disposição no pró-estro e no estro. Mantenha-a a salvo e longe de outros pretendentes, tenha paciência e mime-a com esmero.

CATZILLA FELINE ADULT STERILISED

CATZILLA
FELINE ADULT STERILISED