Maine Coon: conselhos, cuidados e características

Nome: Maine Coon
Origem: Estados Unidos
Esperança média de vida: 10 - 15 anos 
Colores:  Tigrado, carapaça de tartaruga, cinzento, preto, branco, esfumado 
Pelo: Longo
Tamanho: Grande
Altura: 25 - 40 cm 
Peso: 5 - 10 kg 
Temperamento: Doce, sociável, independente 
Necessidades: Manutenção do pelo 
Perfeito para: Famílias 

O gato Maine Coon destaca-se pelo seu grande tamanho e pelo seu carácter manso. Quer saber um pouco mais sobre esta espetacular raça de gato? Convidámo-lo a conhecer o “gigante dos felinos”. 

Origem do Maine Coon 

De onde vem o gato Maine Coon? 

O nome desta raça já nos dá uma dica chave acerca da sua origem. Este gato é proveniente do estado de Maine (USA).  

Parece ser que por volta de 1850, os gatos de pelo longo provenientes da Europa e Ásia chegaram e acasalaram com gatos de pelo curto locais. Este cruzamento deu lugar a este majestoso gato de tamanho tão grande. A raça ficou famosa em zonas rurais e campestres da América do Norte. Em 1980 chegaram inclusive à Inglaterra e atualmente está espalhada por todo o mundo! 

No que diz respeito ao Coon, este é o diminutivo de guaxinim (racoon em inglês). E voilá! Já sabe de onde vem o nome desta peculiar raça de gato.  

Carácter e comportamento de um Maine Coon 

Como é um gato Maine Coon? 

É um gato brincalhão, paciente e dócil (sempre e quando socializa desde pequeno). Também é admirável a inteligência extrema desta raça, que é capaz de reconhecer palavras e ordens.  

Além do mais, os Maine Coon estão muito confortáveis em famílias que respeitem a sua independência, assim como em meios rurais onde possam desenvolver livremente o seu instinto predador

Outra característica desta raça é a sua vocalização ou ronronar que usam para cumprimentar a família. E costumam gostar de água! Abra uma torneira e veja como se aproxima.  

Saúde e cuidados do gato Maine Coon 

Como cuidar de um gatinho Maine Coon? 

Um gatinho Maine Coon não requer muitas exigências no seu cuidado. Apenas terá que tratar da manutenção do seu pelo, controlar a alimentação e brincar com ele para que faça um pouco de exercício físico diário. Assim, o seu gato Maine Coon irá crescer, mantendo-se saudável e equilibrado. 

Como manter o seu pelo? 

Para manter o pelo de um Maine Coon deverá escová-lo com frequência (três ou quatro vezes por semana) para evitar nós.  

Também é conveniente que lhe dê malte para eliminar as possíveis bolas de pelo e assim dar brilho ao seu pelo.  

E se o seu gato Maine Coon não sai da rua, varanda ou jardim não tem que lhe dar banho com frequência; mas quando o fizer, faça-o com um champô específico para gatos

loading

Como alimentar a raça de gato Maine Coon de acordo com a sua idade? 

Etapa de cachorro 

Como qualquer gato na sua primeira etapa de vida enquanto cachorro, o Maine Coon precisa de se alimentar de leite materno, que lhe proporciona todos os nutrientes, além de lhes transmitir imunidade.  

Ao cumprir um mês, o gato Maine Coon bebé inicia o período conhecido como desmame, momento em que se pode começar a incorporar alimentos sólidos, amaciados em água, na sua dieta. 

Na sua sexta semana de vida, os gatos entram numa etapa de crescimento rápido, a qual dura até ao sexto mês da sua vida e requer uma dieta especificamente formulada para o seu ótimo crescimento, além de que o alimento tem que ser rico em proteínas de origem animal

Durante esse período, os gatinhos têm o dobro das necessidades energéticas que os gatos adultos. Mas o tamanho das suas bocas, dentes e estômagos limitam a quantidade de comida que podem chegar a ingerir numa só toma. Pelo que é recomendável dividir a sua ração em três ou quatro porções. 

loading

Etapa de adulto 

À medida que os gatos bebés se aproximam do tamanho adulto, as suas necessidades nutricionais voltam a mudar. O seu grau de crescimento vai diminuindo, os níveis de atividade também podem baixar e, portanto, estão preparados para comer uma maior quantidade de alimento em menos porções

É importante que a sua comida seja equilibrada, como a que oferece uma ração de alta qualidade, medindo também a quantidade de alimento diário que come o gato de modo a evitar que fique com sobrepeso.  

Cabe recordar que o pelo do gato Maine Coon necessita de se manter saudável, de modo que dar-lhe malte é uma opção muito recomendável.  

loading

Etapa sénior 

Durante esta etapa é necessário fomentar a atividade física do animal, pelo que oferecer-lhe uma ração específica para gatos sénior que seja baixa em calorias, seria o ideal. 

Outras alternativas de comida podem ser dirigidas para o fortalecimento da sua imunidade e retardamento do seu envelhecimento celular, sem esquecer do cuidado do seu aparelho urinário.  

Contudo, pode complementar esta dieta com a comida húmida para gatos. 

loading

Tipos de gato Maine Coon 

Cores 

O gato Maine Coon pode chegar a ter diferentes variedades em função da cor do seu pelo.  

Desta forma, as cores que mais representam o Maine Coon são o preto, azulado, avermelhado, a carapaça de tartaruga e branco, além dos tigrados e sombreados.  

Pelo 

O Maine Coon também se caracteriza por ter um pelo longo, sedoso e denso, especialmente na zona do ventre e nas patas traseiras. 

Tamanho 

O tamanho do gato Maine Coon, costuma alcançar os 40 centímetros de altura, chegando por vezes a superá-los. Segundo alguns especialistas, poderá dever-se ao cruzamento que deu origem a esta raça. 

Recordamos-lhe que nas nossas lojas Kiwoko e em www.kiwoko.pt encontrará tudo o que precisa para os cuidados do seu gato Maine Coon


Etiquetas: